
O que é um plano de gerenciamento do escopo de um projeto?
A utilização de uma estrutura analítica o projeto só será bem sucedida se essa atividade estiver incluída nos processos de gerenciamento do escopo do projeto.
O plano de gerenciamento de escopo do projeto deve ser definido ainda na fase embrionária, e deve ser apresentada aos envolvidos (clientes, solicitantes, patrocinadores, stakeholders, equipe) durante o kick off do projeto.
Segundo o Guia PMBOK 6 e PMBOK 7 publicados pelo PMI, existem 6 processos indispensáveis para o correto gerenciamento do escopo. No infográfico abaixo, estão listadas por ordem de execução as seis etapas e processos do gerenciamento de escopo de um projeto.
-
Os 6 processos de gerenciamento de escopo do projeto segundo o pmbok, que devem ser considerados na criação do documento de estopo do projeto..
Os 6 processos do gerenciamento de escopo do projeto
Os seis processos indispensáveis para o planejamento e gerenciamento do escopo de um projeto segundo o Gui PMBOK são:
- Planejar o gerenciamento do escopo
- Coletar e documentar requisitos
- Definir e documentar o escopo
- Criar a estrutura analítica do projeto – EAP ou WBS
- Monitorar e gerenciar o escopo
- Validar e formalizar o escopo
Planejar o gerenciamento do escopo
Este é o responsável por identificar, definir, elencar e formalizar características do projeto. Nesta fase por exemplo, são definidas equipe, papéis e formas de validação inicial o escopo do projeto.
Coletar e documentar requisitos
É muito comum confundir a fase de coleta e requisitos para definição do escopo do projeto, com a própria atividade específica de levantamento e requisitos do projeto. Muita atenção, são duas atividades diferentes, em momentos também diferentes, e com objetivos TOTALMENTE diferentes.
Serão neste momento, identificadas e documentadas as NECESSIDADES globais e os domínios e objetivos, expectativas e limitações dos envolvidos, e como alcançar os objetivos do projeto.
Definir e documentar o escopo
Responsável por verificar e documentar de forma detalhada o escopo definido e acordado entre as partes durante os processos anteriores do gerenciamento de escopo. Você pode baixar o modelo exemplo do documento de escopo pronto no post que publicamos anteriormente: Declaração de escopo do projeto: modelo pronto.
Criar a estrutura analítica do projeto – EAP ou WBS
Neste momento o gerente de projetos ou PMO cria a estrutura analítica do projeto, detalhando e subdividindo os produtos e entregas do projeto em entidades ou componentes menores. Esta pulverização dos itens do projeto, permite um melhor gerenciamento e controle durante a desenvolvimento do projeto.
Validar e formalizar o escopo
Definidas, documentadas e formalizadas as maneiras e critérios de aceitação dos itens e entregas individuais do projeto e de também de sua forma global.
Monitorar e gerenciar o escopo
Uma vez que todos os processos anteriores do gerenciamento do escopo foram assertivamente realizados, é necessário então monitorar e gerenciar o escopo do projeto.
Este processo, segundo o PMBOK é responsável por controlar, validar, verificar, analisar e autorizar eventuais alterações ou mudanças em quaisquer das características de escopo do projeto definidos anteriormente.
Saiba mais sobre gerenciamento de projetos
Se você está ingressando no mercado de gerenciamento de projetos, se é estudante de algum curso de graduação e pós-graduação ou simplesmente deseja conhecer mais sobre como funciona o gerenciamento de um projeto, recomendamos a leitura dos seguintes artigos:
- Guia PMBOK 7 em Português (pdf)
- 7 aplicativos de gerenciamento de projetos grátis
- Documento de Solicitação de Mudança
- Termo de entrega do projeto
- Termo de abertura de projeto (modelo exemplo)
- Guia PMBOK® 6ª Português
- Certificação PMP: O que é, e quanto custa?
- As 6 melhores ferramentas da qualidade com exemplos
- Diagrama de Pareto: como fazer em 5 passos