Termo de aceite de entrega do projeto
Termo de aceite de entrega do projeto

Este documento detalha e formaliza a tomada de visão e o aceite da entrega dos requisitos propostos no projeto, segundo conformidade com os requisitos especificados e critérios de aceitação definidos.

O que é o termo de entrega do projeto

O termo de aceite de entrega do projeto (ou simplesmente “termo de entrega do projeto” é um documento opcional porém extremamente importante. Este documento é muito utilizado durante o gerenciamento de projetos, em especial maneira em projetos de desenvolvimento de software.

O uso de um artefato ou documento (neste caso o termo de aceite de entrega do projeto) específico para a formalização e para o registro de uma entrega parcial ou total de um projeto é previsto como uma boa prática de gerenciamento de projetos segundo o guia PMBOK.

Para que server o termo de aceite de entrega do projeto?

Todo gerente de projeto competente sabe e respeita a importância de realizar e manter a correta documentação de um projeto.

Documentar um projeto não precisa necessariamente ser sinônimo de morosidade ou “engessamento” do projeto, é o gerente de projeto quem deve avaliar e determinar a profundidade da documentação e quais artefatos utilizar.

Termo de entrega do projeto
Termo de aceite de entrega de projeto ou ainda chamado de termo de entrega do projeto é um artefato do gerenciamento de projeto utilizado para documentar as entregas parciais ou finais de um projeto.

Vantagens do termo de entrega do projeto

A utilização de um documento de aceite de entrega do projeto fornece várias vantagens ao gestor responsável, product owner e ao patrocinador.

Dentre eles podemos listar as 4 principais vantagens obtidas na utilização de um termo de aceite de entrega de projeto

  1. Documenta os envolvidos e os responsáveis pelo aceite de cada entrega parcial ou pela entrega final de um projeta.
  2. Torna a documentação do projeto mais confiável e relevante.
  3. Auxilia na identificação de lições apreendidas do projeto além de fornecer informações de base histórica para o planejamento de projetos futuros.
  4. Documenta e registra o comprometimento dos atores do projeto com eventuais pendências do projeto.

Quem cria o termo de aceite de entrega de projeto

O responsável pela criação deste artefato é o gerente do projeto em questão. O documento deve ser elaborado a cada fase de entrega do projeto e na entrega final.

No guia PMBOK, mantido e publicado pelo PMI – Project Management Institute, existe a clara recomendação de uso de um documento que possibilite a identificação dos envolvidos em aceitar as entregas de cada fase do projeto.

Estrutura do termo de entrega do projeto

O termo de aceite de entrega do projeto é um documento muito simples. Os itens abordados nele variam conforme o tipo do projeto e necessidades identificadas pelo gerente de projeto responsável.

Detalhe do documento "termo de entrega do projeto"
O documento “termo de entrega do projeto” disponibilizado possui 4 sessões principais, que podem ser incrementadas ou alteradas conforme a necessidade do projeto.

Neste modelo de termo de entrega do projeto elaborado e disponibilizado pelo portal Análise de Requisitos, existem quatro itens principais:

  1. Objetivo do documento.
  2. Histórico de criação e revisões do documento.
  3. Detalhes da entrega.
  4. Aceite final da entrega do projeto.

O documento foi criado seguindo as recomendações feitas no PMBOK, respeitando seus critérios e boas práticas. A estão detalhadas cada uma das 4 sessões do termo de entrega do projeto.

Histórico de revisões

Tem como objetivo documentar as alterações realizadas no documento, assim como oficializar o papel de cada um.

Objetivo do documento

Documente neste item o objetivo do documento, por exemplo, para identificar detalhes, oficializar e autorizar o aceite da entrega de uma etapa do projeto ou após sua entrega final. Jamais utilize este item para descrever os objetivos do projeto.

Detalhes da entrega

Documente nesta sessões os itens que estão sendo contemplados pelo projeto, caso haja requisitos ou solicitações pendentes descreva-os de forma criteriosa e detalhada, se possível liste-os na tabela abaixo.

Aceite final da entrega do projeto

Devem ser listados todos os envolvidos diretamente ou de forma secundária no aceite da entrega. Os envolvidos ao assinarem o documento declaram o entendimento de todos os itens entregues e sua conformidade com os critérios de aceitação previstos no termo de abertura do projeto.

Baixar o termo de entrega do projeto

Escolha abaixo o formato que preferir e clique no link para realizar o download gratuito do exemplo do documento de aceite de entrega de projeto elaborado por nossa equipe.

Veja também outros livros e ferramentas que disponibilizamos gratuitamente para download.

GOOGLE DOCS TERMO DE ENTREGA DO PROJETOFaça o download do modelo de Termo de Aceite da Entrega do Projeto.

 

.PDF TERMO DE ENTREGA DO PROJETOFaça o download do modelo de Termo de Aceite da Entrega do Projeto.

 

.ODT TERMO DE ENTREGA DO PROJETOFaça o download do modelo de Termo de Aceite da Entrega do Projeto.

 

.DOCX TERMO DE ENTREGA DO PROJETOFaça o download do modelo de Termo de Aceite da Entrega do Projeto.

Saiba mais sobre gerenciamento de projetos

Se você está ingressando no mercado de gerenciamento de projetos, se é estudante de algum curso de graduação e pós-graduação ou simplesmente deseja conhecer mais sobre como funciona o gerenciamento de um projeto, recomendamos a leitura dos seguintes artigos:

Paranaense com alma paulistana e coração italiano. Bacharel em Engenharia de da Computação (Laurea magistrale in Ingegneria e Scienze Informatiche) pela Università degli Studi di Verona, Técnologo em Sistemas para Internet. Iniciou também uma licenciatura em História Italiana e Letras Clássicas pela Università di Bologna, aventura que infelizmente não foi concluída. Atualmente é acadêmico do curso de Engenharia Civil na Faculdade Mater Dei. Trabalha com desenvolvimento de software desde 2010, especializou-sem em Engenharia de Requisitos, Análise de Negócios e Gerenciamento de Projetos. Ao longo de sua carreira autou em projetos para a administração pública, sistemas de ERP, processamento distruibuído e inteligência artificial.