Guia PMBOK® 6ª Português

O Guia PMBOK é produzido por um time de especialistas em gerenciamento de projetos de todo o mundo. Atualmente o guia está em sua 6ª edição, o PMI divulgou em outubro de 2019 a previsão de que a 7ª edição deva ser publicada em português no final de 2020.

A sexta edição do guia PMBOK® é publicado pelo PMI e reúne as melhores práticas e padronizações de processos para o gerenciamento de projetos.
A sexta edição do guia PMBOK® é publicado pelo PMI e reúne as melhores práticas e padronizações de processos para o gerenciamento de projetos.

Popularmente conhecido como PMBOK, o Corpo de Conhecimento em Gestão de Projetos (tradução livre para o português de Project Management Body of Knowledge) é um guia que organiza e padroniza as melhores práticas, ferramentas, técnicas e processos do Gerenciamento de Projetos.

Guia PMBOK® 6ª Edição

PMBOK 6 edição: Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos -Project Management Institute.
A sigla significa Project Management Body of Knowledge (PMBOK). É um guia publicado desde 1987 que contém a metodologia do PMI para gerenciamento de projetos. O guia PMBOK já foi traduzido para mais de dez idiomas e a tiragem total supera um milhão de cópias.

O que é PMBOK?

Lançado originalmente em inglês no fim de 2017, a 6ª edição do Guia PMBOK®  em português foi publicada em janeiro de 2018.

A primeira edição foi lançada no ano de 1987 como uma iniciativa do PMI de qualificar a profissão de gerente de projeto e demais funções relacionadas ou Gerenciamento de Projetos.

O Project Management Body of Knowledge, ou simplesmente chamado de PMBOK®, é organizado e publicado pelo PMI. O objetivo principal do guia é reunir, documentar e padronizar todos os processos e práticas internacionalmente reconhecidas e ratificas do gerenciamento de projetos.

As 10 áreas de conhecimento do PMBOK

A sexta versão do Guia PMBOK conta com impressionantes 756 páginas, contendo definições, detalhamentos, indicação de ferramentas para o gerenciamento de projetos e conceituações e recomendações sobre os processos existentes ao longo do ciclo de vida de um projeto.

Mas, como organizar toda essa vasta rede de informações em um único livro? Pensando em garantir a facilidade de consulta do guia que o PMI e seus editores dividiram as informações em 10 áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos.

O guia PMBOK organiza a padronização de processos do gerenciamento de projeto em 10 diferentes áreas de conhecimento.
O guia PMBOK organiza a padronização de processos do gerenciamento de projeto em 10 diferentes áreas de conhecimento.

O PMBOK tem sua dinâmica e estrutura textual baseada na categorização dos temas específicos e de baixo nível em 10 áreas do conhecimento.

O guia detalha ainda diretrizes e recomendações que devem ser observadas elaboração dos documentos e artefatos auxíliares do projeto. São exemplos de artefatos dos processos do PMBOK:

Com esse formato o guia tratar temas e processos em nichos extremamente específicos do gerenciamento de projetos. As dez áreas de conhecimento do PMBOK são:

  • Gerenciamento de Integração (Integration Management)
  • Gerenciamento de Escopo (Scope Management)
  • Gerenciamento de Cronograma (Schedule Management)
  • Gerenciamento de Custos (Cost Management)
  • Gerenciamento de Qualidade (Quality Management)
  • Gerenciamento de Recursos (Stakeholder Management)
  • Gerenciamento de Comunicação (Communications Management)
  • Gerenciamento de Riscos (Risk Management)
  • Gerenciamento de Aquisições (Procurement Management)
  • Partes interessadas (Stakeholder Management)

É importante lembrar que essas 10 áreas são arbitradas e definidas pelo corpo de produtores do PMI, e não são imutáveis, uma vez que as técnicas e processos do gerenciamento de projetos permanecem em constante evolução.

O Project Management Institute - PMI, é uma organização internacional que tem como objetivo definir, detalhar e padronizar práticas e processos do gerenciamento de projetos.
O Project Management Institute – PMI, é uma organização internacional que tem como objetivo definir, detalhar e padronizar práticas e processos do gerenciamento de projetos.

É possível que a lista das áreas de conhecimento sofra mudanças de uma edição para outra, como por exemplo a inclusão de uma nova áreas, a remoção de uma área ou a alteração de nome.

Detalhes do PMBOK® 6ª edição

  • Título : Guia PMBOK®
  • Subtítulo: Um guia do conhecimento de gerenciamento de projetos
  • Autor: PMI® – Project Management Institute
  • Editora: PMI® – Project Management Institute
  • Idioma: Português
  • Idioma original: Inglês
  • Data Publicação: Janeiro de 2018
  • Edição: 6ª
  • Páginas: 756
  • ISBN: 1628251921
  • Goodreads: link

Download do Guia PMBOK 6ª edição PDF

Clique no link abaixo para fazer o download do Guia PMBOK completo em PDF. Veja também outros livros e ferramentas que disponibilizamos gratuitamente para download.

DOWNLOAD PMBOK 6 EDIÇÃO (PORTUGUÊS)Faça o download gratuito da versão em PDF do Guia PMBOK 6a edição.

Saiba mais sobre Gerenciamento de Projetos

Paranaense com alma paulistana e coração italiano. Bacharel em Engenharia de da Computação (Laurea magistrale in Ingegneria e Scienze Informatiche) pela Università degli Studi di Verona, Técnologo em Sistemas para Internet. Iniciou também uma licenciatura em História Italiana e Letras Clássicas pela Università di Bologna, aventura que infelizmente não foi concluída. Atualmente é acadêmico do curso de Engenharia Civil na Faculdade Mater Dei. Trabalha com desenvolvimento de software desde 2010, especializou-sem em Engenharia de Requisitos, Análise de Negócios e Gerenciamento de Projetos. Ao longo de sua carreira autou em projetos para a administração pública, sistemas de ERP, processamento distruibuído e inteligência artificial.

6 COMENTÁRIOS