Como fazer uma EAP ou WBS? Estrutura Analítica do Projeto

Como representar uma EAP ou WBS de forma gráfica e descritiva
Como representar uma EAP ou WBS de forma gráfica e descritiva

Como é representada a Estrutura Analítica do Projeto?

Aprenda como fazer uma EAP de forma gráfica e também como estruturar uma EAP utilizando a versão descritiva desta técnica.

No artigo anterior da série especial sobre ferramentas e recursos de gerenciamento de projetos, detalhamos  sobre o que é uma EAP / WBS, e para que serve este artefato. Se você ainda tem dúvidas sobre o que é uma estrutura analítica do projeto.

Recomendamos que você leia o artigo “O que é Estrutura Analítica do Projeto – EAP ou simplesmente WBS“.

Antes de iniciar a criação de uma WBS/EAP, é necessário que o gerente de projetos tenha clareza quanto ao escopo do projeto e sobre o objetivo principal que deve ser alcançado.

As formas de representar uma EAP.

É possível representar um modelo de EAP (estrutura analítica do projeto) de duas formas, vamos ver quais são elas e em qual situação usar cada uma:

  • Mapa EAP gráfica: representação gráfica em forma de árvore de hierarquia;
  • EAP Descritiva: de forma textual e organizada por numeração e sub-numeração;

Como elaborar um EAP gráfico

Abaixo temos um exemplo de uma estrutura analítica do projeto. Podemos visualizar a lógica de organização hierárquica neste exemplo, tal  organização  se  assemelha  muito  aos  clássicos organogramas empresariais.

Exemplo de uma EAP – estrutura analítica do projeto representada através de mapa gráfico. Observe como é feita a estruturação de derivação dos itens de uma EAP

Como já explicado, uma EAP representada de forma gráfica é organizada partindo do item mais alto da visão e sendo detalhada em itens filhos, sem limite de descendência.

Como descrever uma EAP textual?

Da mesma forma como a representação gráfica de uma EAP – estrutura analítica do projeto, a representação descritiva ou também chamada textual, de uma EAP deve obedecer a ordem de derivação hierárquica. Dessa forma, a estrutura da EAP deve possuir sempre suas ramificações organizadas do item mais genérico até o mais específico.

Normalmente nesse tipo de representação de uma EAP, utiliza-se números árabes para estruturar cada item, pode-se também utilizar algarismos romanos e também letras do alfabeto latino, enfim, basta que fique claro a ordem hierárquica das atividades/processos.

Vídeo sobre EAP ou WBS – Estrutura analítica do projeto explicada!

Mario Trentim do site GestaoeProdutividade publicou ainda em 2017 um vídeo excelente sobre o que é uma EAP.  Qual o processo para construir uma, quais os tipos de EAP. O vídeo é obrigatório para qualquer gerente de projetos ou qualquer outro envolvido diretamente em tarefas de gestão e planejamento de projetos.

Paranaense com alma paulistana e coração italiano. Bacharel em Engenharia de da Computação (Laurea magistrale in Ingegneria e Scienze Informatiche) pela Università degli Studi di Verona, Técnologo em Sistemas para Internet. Iniciou também uma licenciatura em História Italiana e Letras Clássicas pela Università di Bologna, aventura que infelizmente não foi concluída. Atualmente é acadêmico do curso de Engenharia Civil na Faculdade Mater Dei. Trabalha com desenvolvimento de software desde 2010, especializou-sem em Engenharia de Requisitos, Análise de Negócios e Gerenciamento de Projetos. Ao longo de sua carreira autou em projetos para a administração pública, sistemas de ERP, processamento distruibuído e inteligência artificial.