7 aplicativos de gerenciamento de projetos grátis

Aplicativos de gerenciamento de projetos: OS 7 MELHORES GRÁTIS.

Elaboramos uma lista dos TOP 7 melhores aplicativos de gerenciamento de projetos. Cada ferramenta possuí recursos e atrativos específicos que correspondem às principais necessidades dos times de desenvolvimento de software.

Mas afinal, qual é o melhor? A capacidade de aprender continuamente como gerenciar melhor execução de projetos é determinante para o sucesso do projeto.

A importância do gerenciamento de projetos é tão gritante, que estima-se que a espantosa percentual de 9.9% dos gastos de um projeto como tecidos desperdiçados por falhas de gestão.

Eu sou o Chico Alff e escrevi este artigo para ajudar a melhorar este panorama através da utilização de software para auxiliar o gerenciamento de projetos.

Existem uma infinidade programas gratuitos feitos para facilitar e ajudar o trabalho dos gerentes de projetos, selecionamos as 7 melhores soluções que se adaptam à maioria das realidades de projetos de desenvolvimento de software.

Utilizando um desses aplicativos você terá os recursos necessários para tornar cada vez mais seus projetos eficientes.

Como escolhemos os melhores sistemas para gerenciar seu projeto?

A lista dos 7 melhores programas de gestão de projetos reúne ferramentas diversas, desde um simples sistema de Kanban até um complexo gráfico de Gantt.

O que os melhores sistemas de gerenciamento de projetos precisam ter?

Todos os aplicativos de gerenciamento de projetos grátis que reunimos nesta lista foram escolhidos seguindo alguns critérios primordiais e de importância indiscutível na hora de gerenciar um projeto de software.

  • Gratuitos sem limites de projetos.
  • Soluções versáteis que ofereçam uma variedade de recursos de gestão.
  • Aplicativos com sincronicidade entre usuários são indispensáveis.
  • Sistemas distribuídos em modo online ou SaS garantem a escalabilidade.

Consideramos estes critérios em uma visão maior, atendendo assim os diversos tamanhos de times e de projetos. Entretanto levamos em consideração também outros diversos fatores e particularidades existentes durante o Gerenciamento de um projeto de Software.

Top 7 aplicativos de gerenciamento de projetos grátis.

Confira agora o nosso TOP 7 dos melhores sistemas para gerenciamento de projetos gratuitos, com todas funcionalidades e recursos necessários para gerenciar projetos pequenos, médios e grandes de forma completa e eficiente..

  • Trello
  • MeisterTask
  • KanbanFlow
  • FreeedCamp
  • Paymo
  • Bitrix24
  • OpenProject

Trello

A facilidade, simplicidade e intuitividade do Trello é uma das suas principais características. Possui recursos avançados para o gerenciamento de equipes e gestão de projetos totalmente visual.

Aplicativo para gerenciamento de projetos e equipes Trello
Trello é um aplicativo para gestão de projetos e equipes que tem como ponto forte uma vasta gama de recursos para metodologias ágeis, como quadro Kanban.

O que é e como funciona o Trello?

Trello é o preferido de todos aqueles que precisam gerenciar cronograma, atividades e tarefas de um projeto. O aplicativo porém também é muito utilizado por profissionais que desejam organizar e gerenciar o próprio tempo e as atividades que exercem.

Toda a sua potencialidade está na sua facilidade de uso, onde o usuário aprende de forma intuitiva como funciona o dinâmica do aplicativo de gerenciamento de projetos.

A chave do mecanismo de gestão de projetos e atividades do Trello pode ser resumida em apenas 3 recurso básicoss:

Board: tudo gira em todo deste ambiente. O board do Trello é um primo rico do velho e conhecido quadro Kanban. Todas as atividades do projeto são dispostas visualmente neste quadro.

List: ainda resgatando a configuração tradicional do Kanban, uma list é cada uma das fases de transito do projeto, como TO DO, DOING, WATING, DONE. A função principal de uma list, é agrupar as tarefas segundo seu estado, e não por prioridade ou complexidade como em uma Estrutura Analítica do Projeto.

Card: representada por um post-it virtual (admitámos: o Trello é sim o primo rico do Kanban) que representa uma única atividade. Em projetos de desenvolvimento de software, um card deve ser a menor parte de uma funcionalidade.

Indicado para uso individual e em times pequenos que trabalham com pipeline durante as fases de desenvolvimento de software. O Trello é multi-plataforma, o uso pessoal é gratuito e irrestrito.

Características do Trello

  • Mecanismo baseado na lógica do Kanban.
  • Versão gratuita sem limitações.
  • Altamente intuitivo e visual.
  • Ideal para times pequenos.
Página oficial do Trello

MeisterTask

A ferramenta de gestão de projetos MeisterTask promete atender necessidades de todo o ciclo de vida do projeto – ideação, planejamento, conclusão e entrega.
MeisterTask é uma ótima alternativa de software para gerenciamento de projetos. Possui apelo dinâmico e direto para o gerenciamento das atividades do projeto.
MeisterTask é uma ótima alternativa de software para gerenciamento de projetos. Possui apelo dinâmico e direto para o gerenciamento das atividades do projeto.

O que é e como funciona MeisterTask?

MeisterTask é uma ferramenta pensada e desenvolvida para atender especialmente às necessidades de times projetos de desenvolvimento de software que utilizam alguma metodologia ágil (Scrum, XP, HorseNow, etc.).

Sua disponibilização é 100% web, sendo possível que seja acessado diretamente do seu browser preferido, eliminando assim dores de cabeça com problemas de compatibilidade para usuários de macOS e Linux.

Esta solução fornece uma grande variedade de tipos de fluxos de trabalho e transitação de tarefas e atividades de um projeto, com ele por exemplo, é possível customizar um Kanban com fluxos de tramitação personalizados.
Além de times de desenvolvimento que trabalham com projetos de software, esta ferramenta é muito utilizada por equipes de marketing e suporte técnico, já que possui uma perfeita integração com o Slack, GitHub e Zendesk

Características do MeisterTask

  • Possibilita o uso de quadros Kanban.
  • Versão gratuita para uso individual.
  • Integração nativa com Slack, GitHub e Zendesk.
  • Sistema web, sem necessidade de plugins.
  • Pensado para times de desenvolvimento agile.
Site oficial do MeisterTask

KanbanFlow

Este app de gerenciamento de projetos de software, oferece de forma dinâmica a combinação de recursos como Kanban, registro de horas, alocação de recursos.

KanbanFlow: Oferece a combinação de recursos como Kanban, registro de horas e alocação de recursos.
KanbanFlow: Oferece a combinação de recursos como Kanban, registro de horas e alocação de recursos.

O que é e como funciona o KanbanFlow

KanbanFlow é um sistema de gerenciamento de projetos simples, personalizável e intuitivo o que facilita a implantação de seu uso em novas equipes de trabalho.

Assim como o nome sugere, o KanbanFlow é uma ferramenta para gestão de projetos e atividades baseado inteiramente na lógica e formato de um clássico Kanban.  Graças a este modelo, a visualização das tarefas e suas situações é fácil e clara.

É possível realizar o cadastro de uma nova tarefa por email, o que facilita a inclusão de novas atividades para usuários que realizam análise de negócio e levantamento de requisitos de software em clientes..

É possível acompanhar e controle de tempo gasto durante a execução de cada tarefa, além de realizar o planejamento dos recursos de trabalho disponíveis, Para os agilistas profissionais, o KanbanFlow oferece seu próprio Pomodoro Timer.

Características KanbanFlow

  • Totalmente baseado na lógica e formato Kanban.
  • Grátis para uso pessoal e pequenos times (sem restrições).
  • Pomodoro Timer nativo.
  • Cadastro de tarefas por email.
  • Workflows personalizáveis.
  • Integração com outras aplicações através do Zapier.

Freedcamp

O aplicativo FreedCamp é indicado para gerenciar projetos de qualquer de qualquer tipo e dimensão. Possui recursos valiosos de comunicação entre os times e gerenciamento de atividades.

FreeCamp é uma alternativa gratuita e versátil para o gerenciamento de projetos de qualquer tamanho e tipo, seja um projeto de desenvolvimento de software ou de construção de uma ponte.
O aplicativo FreedCamp é indicado para gerenciar projetos de qualquer de qualquer tipo e dimensão. Possui recursos valiosos de comunicação entre os times e gerenciamento de atividades.

O que é e como funciona o Freedcamp?

Freedcamp é um sistema de gerenciamento de projetos onde é possível gerenciar qualquer tipo de projeto, seja um projeto de desenvolvimento de software ou não.

É ideal para pequenos e médios projetos e para profissionais que trabalham em modelo freelance. Possibilita organizar o trabalho através de atividades e de workflows (fluxos de trabalho) específicos para cada tipo de tarefa, prioridade e situação.

O aplicativo oferece ainda ferramentas importantes para a gestão de projetos, como a criação de WBS e gráficos Gantt, facilitando assim o controle do andamento em qualquer etapa do ciclo de vida do projeto.

Características do Freedcamp

  • Ideal para pequenos e médios projetos.
  • Criação de WBS (estrutura analítica do projeto) automatizada.
  • Diagramas e gráficos Gantt.
  • Modelos de projeto e workflows.
  • Gerenciamento de orçamento e cronograma.
  • Ambiente em estilo Kanban.

Paymo

Esta ferramenta é indicada especialmente para profissionais que gerenciam projetos em modelo freelancer. Possui um ótimo sistema de controle de horas.

Paymo é um excelente sistema para gerenciamento de projetos e atividades especializado em freelancers.
O aplicativo Paymo indicado para profissionais que gerenciam projetos em modelo freelancer. Possui um ótimo sistema de controle de horas, atividades e entregas.

O que é e como funciona o Paymo

Paymo é uma ferramenta simples e dinâmica pensada para gerentes de projeto e outros profissionais que trabalham em modelo freelance. O sistema oferece todos os principais recursos para o gerenciamento de projetos clássicos e para o gerenciamento com metodologias ágeis como o Scrum e XP.

Através de suas funcionalidades é possível realizar o planejamento das atividades e respectivo tempo estimado para execução e gerenciar o tempo real gasto por atividade.

Para gestores mais tradicionais, é possível ter uma visão completa do ciclo de vida de um projeto através de diagramas e gráficos Gantt. Esses recursos permitem a fácil e rápida identificação de problemas em qualquer fase do projeto, possibilitando a otimização do trabalho e a economia de tempo e recursos.

Características do Paymo

  • Ideal para planejamento e acompanhamento de atividades.
  • Interface em estilo Kanban.
  • Diagramas e gráficos Gantt.
  • Templates de projeto.
  • Gerenciamento de orçamento e cronograma.

Bitrix24

Para gerentes de projeto que buscam uma ferramenta que ofereça os recursos clássicos do gerenciamento, como o gráfico de Gantt.

Bitrix24 é a solução perfeita para gerentes de projeto que buscam uma ferramenta que ofereça os recursos clássicos do gerenciamento, como o gráfico de Gantt.
Bitrix24 é a solução perfeita para gerentes de projeto que buscam uma ferramenta que ofereça os recursos clássicos do gerenciamento, como o gráfico de Gantt.

O que é e como funciona o Bitrix24

Bitrix24 é na realidade um poderoso CRM (Customer Relationship Management) com todos os recursos necessários para o gerenciamento do relacionamento com o cliente.

Além das funções de um CRM, ele possui uma interessante combinação de ferramentas para o gerenciamento de projetos, como a possibilidade de gerenciar atividades e fluxos de trabalho.

Características do Bitrix24

  • Recursos avançados de CRM.
  • Versão gratuita para uso individual.
  • Integração gratuita com Trello, Freedcamp, Redmine e OpenProject.
  • Automação de rotinas de comunicação para integrantes do projeto.

OpenProject

OpenProject é um poderoso instrumento de gestão de projetos opensource, que permite o controle e gerenciamento de todas as atividades e etapas do ciclo de vida de um projeto, desde o planejamento e delegação, até a comunicação e verificação de qualidade das atividades realizadas.

OpenProject é uma poderosa ferramenta opensource para o gerenciamento de projetos, oferecendo uma infinidade de recursos avançados para a gestão do projeto.

OpenProject é a principal ferramenta opensource para o gerenciamento de projetos, oferecendo uma infinidade de recursos avançados para a gestão do projeto.

O que é como funciona o OpenProject?

Através desta ferramenta, é possível que a organização e os gerentes de projeto possam gerenciar diversos projetos ao mesmo tempo.

Seus recursos de gerenciamento avançados possibilitam a realização de todas as etapas clássicas previstas pelo PMI, como por exemplo: gerenciamento de recursos, cronograma, gerenciamento de orçamento, gerenciamento de riscos, gerenciamento de qualidade, criação da estrutura analítica do projeto, gráfico de Gantt e muitos outros.

O OpenProject suporta ainda as clássicas metodologias de gerenciamento ágeis, como o Scrum, Extreme Programming e Feature Driven Development, é possível assim, gerenciar todo o projeto utilizando um Kanban e cards de atividades, no formato Scrum.

Outros recursos importantes que o OpenProject oferece são as ferramentas de gerenciamento de reuniões, bug tracking, e criação de documentação do projeto através de uma Wiki ou no formato clássico de um manual de projeto..

Características OpenProject

  • Sistema opensource.
  • Gerenciamento de todas as fases do projeto.
  • Criação de EAP e gráfico de Gantt.
  • Workflows personalizáveis.
  • Gerenciamento de escopo do projeto.
  • Documentação do projeto automatizada com Wiki e manual.
  • Gerenciamento de reuniões e comunicações.
  • Formato de gerenciamento Kanban disponível.
  • Gerenciamento de requisitos de software (projetos de desenvolvimento de software).
Site oficial do OpenProject

Você também precisa ler!

Recomendamos também que você leia os artigos sobre gerenciamento de projetos que já foram publicados aqui no portal Análise de Requisitos. Sugerimos a leitura do seguinte conteúdo:

 

Paranaense com alma paulistana e coração italiano. Bacharel em Engenharia de da Computação (Laurea magistrale in Ingegneria e Scienze Informatiche) pela Università degli Studi di Verona, Técnologo em Sistemas para Internet. Iniciou também uma licenciatura em História Italiana e Letras Clássicas pela Università di Bologna, aventura que infelizmente não foi concluída. Atualmente é acadêmico do curso de Engenharia Civil na Faculdade Mater Dei. Trabalha com desenvolvimento de software desde 2010, especializou-sem em Engenharia de Requisitos, Análise de Negócios e Gerenciamento de Projetos. Ao longo de sua carreira autou em projetos para a administração pública, sistemas de ERP, processamento distruibuído e inteligência artificial.