
Termo de Abertura de Projeto
O Termo de Abertura de Projeto (TAP), ou em inglês Project Charter, é o documento que autoriza formalmente o início projeto. Ele concede ao Gerente do Projeto a autoridade para utilizar os recursos da organização na execução das atividades do projeto.
Um projeto jamais deve ser iniciado sem que o termo de abertura de projeto seja criado e assinado pela alta gerência e/ou pelo patrocinado do projeto.

Vantagens de usar o termo de abertura de projeto
- A utilização do TAP (acrônimo de “termo de abertura de projeto”) garante um início de projeto com limites definidos.
- Este documento serve como o principal registro formal do projeto.
- Uma maneira de se obter aceitação e comprometimento formais da direção executiva com o projeto.
- Serve como um ponto central para futuras referências durante o andamento do projeto.
Quem cria o termo de abertura de projeto
O gerente de projeto é identificado e designado o mais cedo possível, de preferência enquanto o TAP ainda está sendo desenvolvido e sempre antes do início da fase de planejamento.O TAP dá ao gerente do projeto a autoridade para planejar e executar o projeto.
O guia PMBOK, mantido e publicado pelo PMI – Project Management Institute, deixa explícito durante a definição de seus processos e artefatos, que a responsabilidade pela elaboração do termo de abertura do projeto é do patrocinador (ou sponsor em inglês).
Ainda que o guia seja claro quanto ao papel com a responsabilidade primária sobre o TAP, ele também evidencia a possibilidade de colaboração entre as duas partes envolvidas, representadas diretamente pelo patrocinador e pelo gerente de projeto.
Estrutura do termo de abertura de projeto
O termo de abertura do projeto reúne as principais informações que o gerente de projetos necessita para prosseguir com a execução e gerenciamento do projeto. A assertividade durante a criação do TAP pode ser decisivo para o bom êxito de um projeto.
Mesmo que a tarefa de elaboração do termo de abertura de projeto possa parecer exaustivo, é possível dividir as informações requeridas pelo TAP em 4 grupos, assim a documentação se torna menos esgotante e mais clara.
- Identifique corretamente a visão do projeto ou domínio do projeto.
- Crie, detalhe e organize a estrutura do projeto. (como criar uma estrutura analítica do projeto).
- Elabore e revise o plano de execução e gerenciamento do projeto.
- Estude o orçamento, defina as premissas, riscos e restrições do projeto.

Neste modelo de termo de abertura, esses 4 grupos de informações foram esmiuçados em 12 tópicos específicos, que juntos atendem aos requisitos e recomendações feitas pelo PMBOK.
- Histórico de revisões.
- Objetivo do documento.
- Identificação das partes interessadas.
- Justificativa do projeto.
- Objetivos do projeto.
- Critérios de aceitação do projeto.
- Premissas do projeto.
- Restrições do projeto.
- Riscos do projeto.
- Recursos do projeto.
- Estrutura analítica do projeto.
O modelo de termo de abertura de projeto pronto, seguindo todas as diretivas e recomendações feitas pelo PMBOK. A seguir detalharemos cada um dos itens da estrutura do termo de abertura.
Histórico de revisões
Tem como objetivo documentar as alterações realizadas no documento, assim como oficializar o responsável pela aceitação de tais alterações.
Objetivo do documento
Documente neste item o objetivo do DOCUMENTO, por exemplo, para identificar detalhes, oficializar e autorizar a abertura de um projeto. Jamais utilize este item para descrever os objetivos do projeto.
Identificação das partes interessadas
Este tópico tem como objetivo identificar e documentar os principais envolvidos e partes interessadas, ou seja, os stakeholders do projeto. Inclua todo ator que tenha um relacionamento determinante para o projeto.
Obrigatoriamente devem ser identificados os papéis de patrocinador, gerente de projetos, empresa solicitante, empresa solicitada (executora)., influenciador da solicitante (stakeholder ou fornecedor de requisitos principal).
É recomendável entretanto, que sejam relacionados também os seguintes papéis: equipe responsável pelo projeto (membros integrantes da equipe que realizará a execução do projeto), membros de apoio do gerente de projetos, influenciadores (são os personagens internos e externos, que não possuem envolvimento direto com o projeto mas que
podem realizar algum tipo de influência durante o ciclo de vida.)
Justificativa do projeto
Descreva de forma simples e objetiva o as características do solicitante (ramo de atuação, modelo de negócio, presença geográfica), o cenário atual contextualizando o problema que motiva o objetivo geral a ser alcançado pelo projeto.
Objetivos do projeto
Defina os objetivos finais esperados ao concluir o projeto. Lembre-se que os objetivos do projeto devem preferencialmente respeitar os critérios de objetivos e metas da metodologia SMART*, objetivos, verificáveis, delegáveis, realizáveis e que permitam a atribuição de um intervalo de execução.
Saiba quais são as metas SMART: Specific, Measurable, Achievable, Relevant e Time-bound. Em português: Específicos, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes e Delimitados em um recorte de tempo. Você pode saber mais sobre as metas SMART e como descrevê-las de forma correta neste artigo.
Critérios de aceitação do projeto
Indique os critérios e condições obrigatórias e específicas para considerar o projeto concluído com sucesso. Os critérios de aceitação devem ser verificáveis, não variáveis ou condicionáveis.
Exemplos de critérios de aceitação do projeto: Respeitar o orçamento estabelecido para o projeto, atender obrigatoriamente aos objetivos específicos X, Y e X do projeto (objetivos definidos no item 5 seguindo as características
das metas SMART).
Premissas do projeto
Descreva as premissas do projeto. Segundo a definição do BABOK, “as premissas são fatores associados ao escopo do projeto que, para fins de planejamento, são assumidos como verdadeiros, reais ou certos, sem a necessidade de prova ou demonstração.
Restrições do projeto
As restrições mais conhecidas são as de prazo, orçamento e qualidade do projeto. Quando esses fatores limitantes não são cumpridos, há mais chances de um projeto falhar.
Riscos do projeto
Descreva de forma simples e objetiva os riscos conhecidos do projeto. Riscos de projeto são um conjunto de eventos que podem ocorrer sob a forma de ameaças ou de oportunidades que, caso se concretizem, influenciam o objetivo do projeto, negativamente ou positivamente.
Recursos do projeto
Detalhe o orçamento estipulado para a realização do projeto. Além do orçamento do projeto, é recomendável que sejam indicados todos os recursos disponibilizados ou alocados para o projeto, como por exemplo equipamentos, locais, pessoas, eventos.
Estrutura analítica do projeto
Crie uma EAP – estrutura analítica do projeto, ela é fundamental para oficializar a forma como o projeto, objetivos, requisitos e entregas serão gerenciados (veja nesse link o termo de entrega do projeto). Você pode fazer uma EAP gráfica, uma EAP textual ou ambos os modelos. Você pode baixar nos links a seguir um modelo de EAP gráfico ou o modelo de EAP descritiva.
Modelo de termo de abertura de projeto PRONTO
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Olá, não está postado o modelo do termo de abertura 🙁
poderia me enviar por gentileza?
e-mail: [email protected]
Olá Maysa, obrigado por avisar sobre o problema. Acabamos de resolvê-lo.
Chico Alff
Parabéns pelo rico conteúdo!