Os processos do gerenciamento de escopo de projetos de software

O que é um plano de gerenciamento do escopo de um projeto?

A utilização de uma estrutura analítica o projeto só será bem sucedida se essa atividade estiver incluída nos processos de gerenciamento do escopo do projeto.

Segundo o PMBOK, existem 6 processos indispensáveis para o correto gerenciamento do escopo. No infográfico abaixo, estão listadas por ordem de execução as seis etapas e processos do gerenciamento de escopo de um projeto.

Os 6 processos de gerenciamento de escopo segundo o PMBOK.
Os 6 processos de gerenciamento de escopo segundo o PMBOK.

Os 6 processos de um plano de gerenciamento do escopo de projeto

Os seis processos indispensáveis para o planejamento e gerenciamento do escopo de um projeto segundo o PMBOK são:

Vamos analisar individualmente cada um destes 6 processos.

Planejar o gerenciamento do escopo

Este é o responsável por identificar, definir, elencar e formalizar características do projeto. Nesta fase por exemplo, são definidas equipe, papéis e formas de validação inicial o escopo do projeto.

Coletar e documentar requisitos

É muito comum confundir a fase de coleta e requisitos para definição do escopo do projeto, com a própria atividade específica de levantamento e requisitos do projeto. Muita atenção, são duas atividades diferentes, em momentos também diferentes, e com objetivos TOTALMENTE diferentes.

Serão neste momento, identificadas e documentadas as NECESSIDADES globais e os domínios e objetivos, expectativas e limitações dos envolvidos, e como alcançar os objetivos do projeto.

Definir e documentar o escopo

Responsável por verificar e documentar de forma detalhada o escopo definido e acordado entre as partes durante os processos anteriores do gerenciamento de escopo.

Criar a estrutura analítica do projeto – EAP ou WBS

Neste momento o gerente de projetos ou PMO cria a estrutura analítica do projeto, detalhando e subdividindo os produtos e entregas do projeto em entidades ou componentes menores. Esta pulverização dos itens do projeto, permite um melhor gerenciamento e controle durante a desenvolvimento do projeto.

Validar e formalizar o escopo

Definidas, documentadas e formalizadas as maneiras e critérios de aceitação dos itens e entregas individuais do projeto e de também de sua forma global.

Monitorar e gerenciar o escopo

Uma vez que todos os processos anteriores do gerenciamento do escopo foram assertivamente realizados, é necessário então monitorar e gerenciar o escopo do projeto.

Este processo, segundo o PMBOK é responsável por controlar, validar, verificar, analisar e autorizar eventuais alterações ou mudanças em quaisquer das características de escopo do projeto definidos anteriormente.

 

O QUE VOCÊ ACHOU? DEIXE SUA OPINIÃO
Previous articleComo fazer uma Estrutura Analítica do Projeto de forma gráfica e descritiva
Chico Alff é o nome da persona de batalha de Francilvio Roberto Alff. Paranaense apaixonado por São Paulo, possui formação em Engenharia de Software, Análise e Desenvolvimento de Sistemas para Internet, iniciou também uma jornada acadêmica em História e Língua italiana, aventura essa que não foi concluída - ainda! Atualmente é acadêmico do curso de Engenharia Civil - Como é possível combinar a paixão por Computadores com a Divina Comédia e principalmente tijolos... por TIJOLOS!!! Frequentou os bancos acadêmicos tanto no Brasil quando na Itália, precisamente na Università degli Studi di Verona. Trabalha com  desenvolvimento de software desde 2010, tendo lançado âncora no mar da Análise de Requisitos, Análise de Negócios e Gerenciamento de Projetos, com experiência em projetos para a administração pública, sistemas de ERP, contábil e fiscal. Da mesma forma como um malabarista, tenta milagrosamente manter o portal www.AnálisedeRequisotos.com.br como prova de sua paixão pelo mundo da engenharia de software.