O que é Gerenciamento do Escopo: como fazer?

Os processos do gerenciamento de escopo de projetos de software

O que é um plano de gerenciamento do escopo de um projeto?

A utilização de uma estrutura analítica o projeto só será bem sucedida se essa atividade estiver incluída nos processos de gerenciamento do escopo do projeto.

Segundo o PMBOK, existem 6 processos indispensáveis para o correto gerenciamento do escopo. No infográfico abaixo, estão listadas por ordem de execução as seis etapas e processos do gerenciamento de escopo de um projeto.

Os 6 processos de gerenciamento de escopo segundo o PMBOK.
Os 6 processos de gerenciamento de escopo segundo o PMBOK.

Os 6 processos de um plano de gerenciamento do escopo de projeto.

Os seis processos indispensáveis para o planejamento e gerenciamento do escopo de um projeto segundo o PMBOK são:

Os 6 processos do gerenciamento de escopo.

Planejar o gerenciamento do escopo

Este é o responsável por identificar, definir, elencar e formalizar características do projeto. Nesta fase por exemplo, são definidas equipe, papéis e formas de validação inicial o escopo do projeto.

Coletar e documentar requisitos

É muito comum confundir a fase de coleta e requisitos para definição do escopo do projeto, com a própria atividade específica de levantamento e requisitos do projeto. Muita atenção, são duas atividades diferentes, em momentos também diferentes, e com objetivos TOTALMENTE diferentes.

Serão neste momento, identificadas e documentadas as NECESSIDADES globais e os domínios e objetivos, expectativas e limitações dos envolvidos, e como alcançar os objetivos do projeto.

Definir e documentar o escopo

Responsável por verificar e documentar de forma detalhada o escopo definido e acordado entre as partes durante os processos anteriores do gerenciamento de escopo.

Criar a estrutura analítica do projeto – EAP ou WBS

Neste momento o gerente de projetos ou PMO cria a estrutura analítica do projeto, detalhando e subdividindo os produtos e entregas do projeto em entidades ou componentes menores. Esta pulverização dos itens do projeto, permite um melhor gerenciamento e controle durante a desenvolvimento do projeto.

Validar e formalizar o escopo

Definidas, documentadas e formalizadas as maneiras e critérios de aceitação dos itens e entregas individuais do projeto e de também de sua forma global.

Monitorar e gerenciar o escopo

Uma vez que todos os processos anteriores do gerenciamento do escopo foram assertivamente realizados, é necessário então monitorar e gerenciar o escopo do projeto.

Este processo, segundo o PMBOK é responsável por controlar, validar, verificar, analisar e autorizar eventuais alterações ou mudanças em quaisquer das características de escopo do projeto definidos anteriormente.

Paranaense com alma paulistana e coração italiano. Bacharel em Engenharia de da Computação (Laurea magistrale in Ingegneria e Scienze Informatiche) pela Università degli Studi di Verona, Técnologo em Sistemas para Internet. Iniciou também uma licenciatura em História Italiana e Letras Clássicas pela Università di Bologna, aventura que infelizmente não foi concluída. Atualmente é acadêmico do curso de Engenharia Civil na Faculdade Mater Dei. Trabalha com desenvolvimento de software desde 2010, especializou-sem em Engenharia de Requisitos, Análise de Negócios e Gerenciamento de Projetos. Ao longo de sua carreira autou em projetos para a administração pública, sistemas de ERP, processamento distruibuído e inteligência artificial.