O documento “Status Report” é um relatório que fornece uma visão geral do andamento de um projeto em um determinado período de avaliação. Ele é estruturado de forma a apresentar informações essenciais para o acompanhamento e controle do projeto.
Você vai ler nesse artigo:
Documento de Status Report: O que é?
O documento de Status Report, também chamado de Relatório de Status do Projeto é um documento que oferece uma síntese do progresso do projeto em um intervalo específico, estruturado para fornecer claras e úteis para monitoramento e controle do projeto.
O Status Report é essencial para compartilhar informações sobre o projeto, reduzindo a necessidade de reuniões de atualização. O documento deve ser focado nas informações, com seções separadas para cada área do projeto e um resumo geral para uma visão completa.
O registro de informações no Status Report não apenas mantém todos atualizados sobre o progresso e problemas do projeto, mas também cria um histórico da evolução da entrega.
Isso ajuda a equipe a lidar com imprevistos e mudanças, facilitando a continuidade do trabalho mesmo com ausências temporárias.
Status Report no PMBOK
O PMBOK (Project Management Body of Knowledge) define o documento de status report como uma ferramenta essencial de comunicação e monitoramento em projetos, já que relata regularmente o andamento do projeto, prazos, custos, escopo, qualidade e riscos.
O status report é fundamental para manter todas as partes interessadas informadas, identificar desvios em relação ao planejado e tomar ações corretivas quando necessário.
A transparência e a comunicação do status report permite a tomada de decisão embasada e a garantia de que o projeto esteja alinhado com seus objetivos e metas.
Modelo de Status Report
É crucial que as informações no Status Report sejam claras e objetivas para atualizar a equipe e os stakeholders de forma transparente. Mesmo ao documentar desafios, é importante mencionar as ações em andamento para resolvê-los.
A identificação de riscos e problemas através do Status Report permite que o líder do projeto antecipe soluções para projetos futuros. A documentação contribui para a eficiência dos procedimentos da empresa e aumenta a confiabilidade nas entregas.
Estrutura do documento de Status Report
O modelo disponibilizado documenta as atividades concluídas, em andamento, planejadas para a próxima entrega, pontos de atenção, identificação do projeto e dos envolvidos, com foco em fornecer informações claras e objetivas sobre o andamento do projeto.
Abaixo descrevemos a estrutura da modelo de status report disponibilizado:
- Identificação do Projeto: Nome do projeto, autor do documento, gerente de projetos e envolvidos.
- Período de Avaliação: Intervalo de tempo considerado para o relatório.
- Status Sintético do Projeto: Resumo do status em relação ao prazo, custo, escopo, comunicação, entre outros aspectos.
- EAP (Estrutura Analítica do Projeto): Detalhamento das entregas do projeto e seu status.
- Atividades Concluídas Durante o Período: Lista das atividades finalizadas no período.
- Atividades em Andamento: Relação das atividades que estão em progresso.
- Atividades Planejadas para a Próxima Entrega: Descrição das atividades previstas para o próximo período.
- Pontos de Atenção: Destaque para questões críticas ou áreas que necessitam de atenção especial.
O documento ou relatório de status do projeto também auxilia os envolvidos a compreenderem o status atual do projeto, identificar possíveis riscos e tomar decisões informadas para garantir o sucesso da iniciativa.
Download Modelo Status Report
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