Quais são os papéis do Scrum?

As equipes de desenvolvimento que utilizam o framework ágil Scrum, são composta por 3 diferentes papéis: Scrum Master, Product Owner e Scrum Team. Entenda o que cada um deles faz.

Quais são os papéis do SCRUM? As responsabilidades e atribuições existentes no Scrum são divididas entre três diferentes papéis: Scrum master, Product owner e o Scrum team.

Neste artigo você vai conhecer e entender as atribuições e responsabilidades e cada um deles.

O que é Scrum?

Na maioria das vezes chamamos o Scrum de metodologia de desenvolvimento ágil, mas essa definição não é a mais apropriada. O Scrum é na verdade um framework de gerenciamento ágil, que compreende a padronização de processo e a simplificação dos fluxos de desenvolvimento, entregas e comunicação de um projeto.

Atenção! Não caia no erro de confundir as características de simplificação de processos e agilidade de comunicação promovidas pelo framework, com ignorar etapas convencionais e fundamentais de um projeto, como a análise de negócio e de requisitos de sistema, e a documentação dos mesmos.

Através desse framework é possível organizar tarefas complexas, trabalhos de grande dimensão e atividades recorrentes de forma fácil e objetiva.

Para conhecer melhor o que é Scrum e como utilizar em seu projeto, leia o artigo “O que é SCRUM, e como funciona?“.

Os 3 papéis do Scrum

Existem apenas três diferentes papéis do Scrum, e com eles é possível organizar de forma eficiente um time de desenvolvimento, sendo eles:

Abaixo explicamos cada um desses papéis, sua importância e suas competências.

Scrum Master

O Scrum Master não é um Project Manager, como muitos pensam. Uma definição simples para entender o papel é pensar que o esse personagem é na verdade o “capitão do time” e não o técnico.

É responsabilidade desse papel é garantir que as engrenagens do processo continuem rodando corretamente, impedindo ou solucionando problemas que possam atingir a equipe, comprometendo a sua produtividade e organização.

Product Owner

Em algumas empresas o product owner é chamado de “dono do produto”, então é preciso deixar claro que os dois nomes tratam do mesmo papel.

O product owner é o responsável principal pelo produto, é ele quem determina para qual direção o produto deverá evoluir, intermediar os processos de melhorias e demandas provenientes dos usuários internos e externos.

Este personagem deve possuir grande conhecimento sobre o negócio e  suas regras de negócio. É função ainda do P.O. encaminhar as demandas para o time Scrum.

As tarefas são encaminhadas para o time de desenvolvimento  utilizando documentação específica adotada pelo projeto. A documentação encaminhada deve fornecer detalhamentos de regras de negócio, requisitos técnicos e características de ambiente, também é comum que seja criado um mata de impacto ou matriz de rastreabilidade.

O Product Owner  é quem gerencia a fila de demandas conhecida como Product Backlog. O entendimento inicial, análise, viabilização de negócio e priorização de todas as atividades presentes no backlog de produto é responsabilidade do P.O.

Scrum Team

Assim como outros frameworks ágeis, o Scrum tem como premissa que o time tenha a capacidade de se auto-gerenciar, evitando assim a necessidade da presença de um project manager. O Scrum team tem ainda a característica de ser multidisciplinar, possuindo integrantes de diversas especialidade.

O tamanho de um time Scrum varia segundo a necessidade e disponibilidade de recursos humanos, entretanto recomenda-se que ele possua no máximo nove pessoas.

Como implantar o SCRUM

Se você está ou vai implantar o framework Scrum em um projeto, recomendamos que você assista a esse breve vídeo da Alura.

Como implementar Scrum no seu projeto? #HipstersPontoTube

Saiba mais sobre gerenciamento de projetos

Se você está ingressando no mercado de gerenciamento de projetos, se é estudante de algum curso de graduação e pós-graduação ou simplesmente deseja conhecer mais sobre como funciona o gerenciamento de um projeto, recomendamos a leitura dos seguintes artigos:

Sair da versão mobile