Você vai ler nesse artigo:
Conheça as 4 cerimônias do Scrum
Se você é um profissional da área de desenvolvimento de software e trabalha ou tem interesse em metodologias ágeis, certamente já teve algum contato com o Scrum.
O que é Scrum?
Anteriormente, no artigo “O que é SCRUM, e como funciona?” fizemos uma breve e objetiva explicação sobre os principais conceitos, objetivos, benefícios e pontos fracos do Scrum. Também publicamos um artigo explicando detalhadamente os papéis do Scrum: Os papéis do Scrum, se você ainda não leu, recomendamos fortemente que o faça.
O Scrum é um framework de desenvolvimento ágil (e autogerenciamento), com foco específico na organização e gerenciamento de projetos que exijam um ciclo de vida contínuo, com entregas e prazos definidos.
Vantagens do Scrum
É comum vermos times de desenvolvimento de software (indiscriminadamente da linguagem de programação ou tecnologia utilizada), tendo uma grande assertividade e sucesso nas entregas de projetos utilizando a metodologia Scrum.
Dentre os argumentos que todo agilista adepto do Scrum faz em defesa da eficiência e versatilidade do uso do framework estão:
- Rapidez na atribuição de atividades e replanejamento das mesmas segundo os eventos não previsíveis que possam ocorrer no projeto.
- Alta adaptabilidade para o pivoteamento da quantidade de recursos (Scrum team), tornando mais flexível, e menos traumática a tarefa de gerenciamento de escopo e prazo.
- Mesmo que utópico, é idealizado por muitos Scrum Masters e agilistas (entanda melhor o conceito de agilista) simpatizantes, que times de Scrum podes atingir um grau de maturidade onde ela se torne auto-gerenciável.
O que é Sprint?
Se você chegou até aqui, é claro que já entendeu que o alicerce central do Scrum é a sprint, não seria exagero dizer que ela é a alma da metodologia – mas vamos explicar abaixo o que é sprint de forma breve.
Quanto tempo dura uma sprint
No Scrum uma Sprint é normalmente, um ciclo de desenvolvimento que pode variar entre 15 e 30 dias (2 e 4 semanas respectivamente), no qual o scrum team se compromete a desenvolver e entregar uma série de entregas ou épicos.
No bom e velho português, uma sprint é um prazo acordado (de 2 à 4 semanas) entre o patrocinador do projeto, key users e stakeholders, e o time de desenvolvimento, para a entrega de um pacote específico e não negociável de requisitos, funcionalidade ou recursos.
As cerimônias do scrum
O mecanismo de funcionamento do Scrum possui uma série de reuniões ou ainda as chamadas “cerimônias do Scrum”. Cada uma possui um propósito específico, e juntas compõem a dinâmica de funcionamento da metodologia.
Esse conjunto de cerimônias do Scrum permite que o time se mantenha ágil durante todo o ciclo de vida da sprint, mas principalmente promove a comunicação entre os membros do scrum team, o que é indispensável para a garantia de qualidade das entregas (e respeito aos prazos estimados).
Existem interações diárias, semanais e de ciclo de sprint, que proporcionam a integração e comprometimento da equipe, garantido que todos os integrantes saibam exatamente para qual rumo o projeto está caminhando.
Sprint Planning ou Planejamento da Sprint
A reunião de planejamento da sprint, é normalmente chamada de sprint planning, é a primeira cerimônia do Scrum durante o ciclo de uma sprint, e normalmente é conduzida pelo Scrum Master.
Seu objetivo é contextualizar o scrum team sobre os entregáveis, atividades, e funcionalidades existentes no backlog de produto com maior urgência e “entrega de valor” para o cliente.
O product owner é responsável por contextualizar o time sobre as atividades prioritárias e que possuam os requisitos de negócio e preferivelmente também os requisitos de sistema já especificados.
Após o entendimento dos requisitos e atividades, o time realiza a estimativa de desenvolvimento necessário para cada atividade, até que seja alcançado o total de esforço disponível para a sprint, que pode ser quantificada em horas, pontos e dias, conforme o modelo de trabalho e tecnologia utilizada.
Uma vez que as estimativas foram concluídas, o product owner valida junto ao time as respectivas atividades, se não existirem objeções quanto à elas, a reunião de planejamento de sprint é encerrada.
Daily ou Reuniões Diárias
A segunda das cerimônias do Scrum é também a que mais vezes é realizada, uma vez que ela dever ser realizada rigorosamente em todos os dias trabalhados pelo time Scrum.
Cada membro do time, relata de forma rápida e objetiva sobre a atividade em que trabalhou no dia anterior, em qual atividade irá trabalhar durante o dia, e principalmente: relata eventuais impedimentos que esteja encontrando.
É recomendado que a Daily Meeting – reunião diária, não ultrapasse 15 minutos, que seja realizada ainda na primeira hora da manhã, evitando assim conflitos de disponibilidade e agenda entre o Scrum team.
Algum times preferem ainda conduzir a reunião em pé, o que teoricamente deveria ajudar a manter a objetividade das falas.
Sprint Review ou Revisão de interação
No último dia de cada ciclo de sprint, é realizada a reunião de Sprint Review, e participam todos as partes interessadas do projeto, sendo que os principais atores são o Product Owner, o Scrum Master, key users responsáveis por aprovações, stakeholders além do scrum team que atuou na sprint.
O objetivo da Sprint Review é apresentar e verificar o resultado final das atividades e entregas desenvolvidas durante a sprint. Nesta cerimônia, o Scrum Master o product owner devem estar atentos para identificar eventuais desvios que possam ter ocorrido durante a sprint.
É na sprint review que o Scrum Master realiza os feedbacks ao time como um todo, observações específicas à membros do scrum team não devem ser realizadas nesta cerimônia, apenas feedbacks gerais ao time devem ser feitos.
Sprint retrospective ou Retrospectiva da Sprint
A última reunião do Scrum é a retrospectiva da sprint, é nessa cerimônia que o time compartilhará feedbacks e experiências, sobre dificuldades, problemas e impedimentos encontrados durante a sprint. A duração média da cerimônia scrum retrospective é de 1 hora.
A sprint retrospective permite a identificação de gaps, riscos e deficiências existentes no time, processo de trabalho ou no projeto, sendo fundamenta para o processo de melhoria continua do ciclo de vida do Scrum.
E-book “As quatro cerimônias do Scrum”
Preparamos um e-book sobre as cerimônias do Scrum. Clique aqui para baixar o E-book: As 4 cerimônias do Scrum.
Conheça mais sobre Scrum
Se você que aprender ou aprimorar seus conhecimentos sobre a metodologia Scrum, recomendamos que você acesse os conteúdos relacionados: