O que é Scrumban: vantagens e desvantagens

Descobrindo o Scrumban, metodologia híbrida do Scrum e Kanban: analisando prós e contras no desenvolvimento ágil de software.

A metodologia Scrumban favorece a abordagem de desenvolvimento just-in-time, contribuindo para a redução dos tempos de entrega.

Metodologias Ágeis: Uma visão geral

A popularização das Metodologias Ágeis dentro das fábricas de software mundo a fora, foi responsável por pequenas, porém centradas na flexibilidade, colaboração e entrega contínua de valor ao cliente.

Na lista das metodologias ágeis para desenvolvimento de software existem três gigantes muito conhecidos: Scrum, Kanban e Lean, cada um contribuindo com princípios únicos para a eficiência do desenvolvimento ágil.

O Manifesto Ágil de 2001

No ano de 2001 um grupo composto por 17 profissionais que vivenciavam práticas ágeis criaram e assinaram juntos o Manifesto para Desenvolvimento Ágil de Software, originalmente em inglês Manifesto for Agile Software Development.

O Manifesto Ágil para o Desenvolvimento de Software foi criado e assinado por 17 profissionais reconhecidos mundialmente na comunidade de software. Imagem dos autores.
O Manifesto Ágil para o Desenvolvimento de Software foi criado e assinado por 17 profissionais reconhecidos mundialmente na comunidade de software. (imagem/reprodução: Yoan Thirion)

O documento compila os valores e princípios das metodologias ágeis, como resposta à complexidade da engenharia de software e às limitações dos modelos tradicionais. No artigo ‘O que é o Manifesto Ágil?‘ explicamos ele detalhadamente.

O mínimo sobre Scrum

O Scrum é uma metodologia ágil que se baseia em controle empírico, adotando uma abordagem iterativa e incremental. Caracteriza-se por fases bem definidas, papéis específicos, e rituais estabelecidos.

Conheça os 3 papéis do Scrum
O framework ágil de gerenciamento e desenvolvimento de projetos possui três papéis: Scrum Master, Product Owner e Scrum Team.

Oficialmente existem 3 papéis no Scrum: O Product Owner, responsável pelo produto e pela visão do cliente, o Scrum Master, que lidera a equipe. Juntos, orientam o Scrum Team composto por profissionais multifuncionais que transformam requisitos em incrementos de produto.

O Scrum possui cerimônias e/ou reuniões com funções específicas e definidas:

Juntas, essas quatro reuniões, se executas corretamente, garantem a colaboração contínua e de resultado entre a equipe ao longo do desenvolvimento.

O mínimo sobre Kanban

O Kanban representa uma abordagem ágil distinta, centrada na melhoria contínua do processo. Fruto dos processos empregados em chão de fábrica e em modelos de produção industria, foi introduzido por David Anderson.

Os princípios do Kanban visam à redução de desperdícios e à construção de um software coeso, ao incorporar os princípios Lean, não apenas elimina desperdícios, mas amplia o conhecimento, permite tomadas de decisões no momento ideal e promove lançamentos frequentes.

O desafio Ágil no desenvolvimento de software

O grande paradigma, ou melhor, o grande desafio a ser superado através da agilidade no desenvolvimento de software é a resposta ágil à mudanças, reconhecendo que as necessidades do projeto podem evoluir ao longo do tempo.

Essa característica é provavelmente o maior diferencial entre as metodologias e métodos tradicionais, que geralmente seguem processos rígidos e muitas vezes burocráticos.

O mais importante é ter claro em mente o seguinte conceito: A agilidade concentra-se em responder rapidamente às demandas do cliente, produto, projeto e mercado, adaptando-se continuamente para atender tais mudanças.

O que é Scrumban?

O ideia do Scrumban, foi concebida e proposta inicialmento por Corey Ladas em seu livro “Scrumban: Ensaios sobre Sistemas Kanban para o Desenvolvimento de Software Enxuto”, como uma alternativa ágil para equipes de desenvolvimento.

Scrumban - Beginner's Guide to Scrumban Methodology (imagem/reprodução https://unichrone.com)
Scrumban – Beginner’s Guide to Scrumban Methodology (imagem/reprodução https://unichrone.com)

Ladas, propôs o Scrumban como uma alternativa híbrida e intermediária entre o framework Scrum e a metodologia Kanban, com o objetivo de facilitar a transição gradual para a gestão ágil.

Esse método busca simplificar a migração, permitindo que equipes abandonem gradualmente as práticas do Scrum em favor dos princípios do Kanban e, mais amplamente, dos métodos enxutos.

Princípios e objetivos do Scrumban

Ao priorizar o desenvolvimento just-in-time e a otimização dos tempos de entrega, o Scrumban oferece uma alternativa viável à rigidez e imperatividade de algumas ferramentas e cerimônias existentes no Scrum.

A aplicação do método não é restrita apenas para o gerenciamento de demandas imprevistas e/ou suporte em projetos já em fase de produção, mas principalmente no refinamento e entrega de valores, eliminando tarefas preliminares na inclusão de novas solicitações.

Sua concepção menos rígida e abertura para prazos mais flexíveis são qualidades relevantes do Scrumban em situações de erros, inclusão de novas User Stories e requisitos, ou ainda dificuldades na gestão do fluxo de trabalho por parte de equipes Scrum.

Vantagens e Desvantagens do Scrumban

O método Scrumban, ao adotar um sistema pull e incorporar elementos do Lean, oferece vantagens para o  desenvolvimento de software, porém, assim como como toda metodologia, o Scrumban apresenta desafios: imposição de limites  podem exigir uma mudança cultural na equipe.

Principais vantagens do Scrumban

Uma das principais vantagens é a flexibilidade na gestão do fluxo de trabalho, permitindo uma abordagem just-in-time e redução dos tempos de entrega. Além disso, a utilização de Kanban Boards físicas facilita a visualização do trabalho de forma simples e eficaz.

  • Flexibilidade no Fluxo de Trabalho: A abordagem just-in-time permite ajustes dinâmicos nas atividades do projeto, adaptando-se às mudanças no ambiente de desenvolvimento.
  • Uso de Kanban Boards: O uso de Kanban Boards físicas simplifica a gestão do fluxo de trabalho, proporcionando uma visualização clara e facilitando modificações.
  • Redução de Tempos de Entrega: O Scrumban favorece tempos de entrega mais curtos, otimizando a eficiência do desenvolvimento de software.
  • Integração de Práticas Lean: A introdução gradual de práticas Lean no processo Scrum permite uma transição suave, possibilitando à equipe compreender e incorporar essas práticas.
  • Foco na Filosofia Lean: Ao incorporar elementos do Lean, o Scrumban estimula a equipe a pensar em termos de valor para o cliente e redução de desperdícios.

Principais desvantagens do Scrumban

Idealizar e import limites multitasking à equipe pode exigir grande mudança cultural, e a redução dos tempos de interação pode ser desafiador no longo do processo. Portanto, é crucial avaliar cuidadosamente os aspectos críticos ao adotar a metodologia.

  • Mudança Cultural: A imposição de limites ao multitasking pode encontrar resistência na equipe, demandando esforços na mudança de mentalidade.
  • Redução dos Tempos de Interação: A redução dos tempos de interação, embora benéfica, pode apresentar desafios práticos ao longo do processo de implementação.
  • Compreensão da Filosofia Lean: Integrar práticas Lean exige tempo e compreensão gradual por parte da equipe, podendo gerar resistência inicial.
  • Adoção Incremental: O processo de adotar gradualmente práticas Lean pode requerer paciência, pois cada mudança deve ser incorporada de forma efetiva pelos membros da equipe.

O objetivo dessas listas é permitir uma avaliação das vantagens e desvantagens do Scrumban. Sempre é válido ressaltar: toda metodologia deve ser entendida em sua profundidade, adaptando sua implementação à realidade do projeto e equipe de desenvolvimento.

Papéis e funções do Scrumban

Partindo dos papéis já existentes no Scrum, pode-se realizar uma transição para o Kanban reatribuindo funções, procurando manter, na medida do possível, uma linearidade nas responsabilidades durante essa mudança.

Time de Desenvolvimento

Conceitualmente para o Development Team, não há modificações a serem feitas, embora o Kanban permita a integração de vários Times Scrum em uma equipe de maior porte. Essa escolha pode ser conveniente para reduzir os custos de gestão.

Product Owner

O Product Owner pode se tornar o Service Request Manager na nova configuração da equipe. Suas habilidades de comunicação com o cliente e compreensão das prioridades para cada funcionalidade são qualidades úteis em ambos os papéis.

Scrum Master

O Scrum Master é provavelmente a figura mais indicada para assumir o papel de Service Delivery Manager. Sua habilidade em gerenciar uma equipe Scrum pode ser aproveitada na nova estrutura organizacional para orientar as atividades da equipe.

Kanban Coach

O papel do Kanban Coach pode exigir a introdução de uma nova pessoa na organização, caso nenhum membro da equipe tenha experiência prévia no mundo Lean ou Kanban.

Com o tempo, à medida que a equipe se familiariza com o novo método, esse papel pode ser atribuído ao Service Delivery Manager.

Scrumban: O melhor do Scrum e do Kanban

Quando estudamos de maneira séria o Scrumban e seu conceito, percebemos que essa metodologia oferece uma ponte eficaz entre o rigor do Scrum e a flexibilidade do Kanban.

O Scrumban permite que equipes de desenvolvimento de software alcancem um equilíbrio delicado entre planejamento estruturado e resposta ágil às solicitações de mudanças inesperadas, ajustando-se conforme as necessidades específicas do projeto.

Fluxograma do processo Scrumban, incluindo estágios como backlog do produto, planejamento de sprint, a fazer, em andamento, concluído, revisão de sprint, retrospectiva e lançamento do produto.
Fluxograma do processo Scrumban, incluindo estágios como backlog do produto, planejamento de sprint, a fazer, em andamento, concluído, revisão de sprint, retrospectiva e lançamento do produto.

Equipes que utilizam esse formato têm a oportunidade não apenas de melhorar a eficiência do desenvolvimento, mas também de promover uma cultura de aprendizado contínuo e adaptação constante.

A combinação de práticas ágeis do Scrum com os princípios visuais e limites do Kanban cria um ambiente propício para a inovação e melhoria gradual.

Francilvio Roberto Alff

Olá! Eu sou Francilvio Alff, mas você pode me chamar de Chico Alff. Vou fazer o m3u jabá rapidinho, eu prometo! :D Minha formação acadêmica é diversificada, com raízes em Engenharia de Software e Análise e Desenvolvimento de Sistemas para a Internet. Também mergulhei na História e na Língua Italiana em minha jornada acadêmica, embora essa aventura ainda não tenha sido concluída. Meu primeiro contato profissional e real com o incrível mundo dos sistemas foi em 2007, enquanto fazia a minha primeira graduação na Itália. Trabalhei na implantação da solução Orange Salsa para a gestão dos "informatori scientifici del farmaco" na colossal multinacional farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK). Com o passar dos anos, me vi cada vez mais envolvido pela tecnologia, e ao longo dessas quase duas décadas, me especializei em Engenharia de Software, mais precisamente nas disciplinas de Análise de Requisitos, Análise de Negócios e Gerenciamento de Projetos. Nesse percurso, trabalhei em projetos desafiadores para a administração pública, soluções de ERP para o varejo e indústria, inteligência artificial aplicada em soluções IOT e linguagem neural.. Em 2011 fundei juntamente com um velho amigo e tutor o site https://AnalisedeRequisitos.com.br que mantenho até hoje como uma prova viva do meu comprometimento com a engenharia de software. Minha determinação e meu desejo constante de aprender continuam me impulsionando em direção ao futuro, onde pretendo continuar unindo minha paixão pela tecnologia com meu amor pela aprendizagem e minha curiosidade insaciável. Junte-se a mim nessa jornada!

Artigos relacionados

Apoie nosso projeto com R$ 5,00 e faça a diferença!


Sua contribuição é opcional 💔, mas a ameaça é real. Investimos horas do nosso dia para criar materiais de  qualidade.


PATROCINAR O SITE COM R$ 5,00

Sua contribuição, por menor que seja, é essencial para que possamos continuar oferecendo conteúdo de qualidade, downloads de livros, cursos, templates, tudo isso gratuitamente para você e toda a comunidade, e sem anúncios chatos!

Isso vai fechar em 0 segundos

Apoie nosso projeto com R$ 10,00 e faça a diferença!


Sua contribuição é opcional 💔, mas a ameaça é real. Investimos horas do nosso dia para criar materiais de  qualidade.


PATROCINAR O SITE COM R$ 10,00

Sua contribuição de R$10,00 faz toda a diferença, ela é essencial para que possamos continuar oferecendo conteúdo de qualidade, downloads de livros, cursos, templates, tudo isso gratuitamente para você e toda a comunidade, e sem anúncios chatos!

Isso vai fechar em 0 segundos

Apoie nosso projeto com R$ 20,00 e seja um grande apoiador!


Ao contribuir com R$ 20,00, você se torna um grande apoiador do nosso projeto e recebe todos os benefícios dos planos anteriores.


PATROCINAR O SITE COM R$ 20,00

Acesso vitalício a todo o conteúdo premium

  • E-books e cursos online com desconto vitalício.
  • Fórum privado para troca de ideias e experiências.
  • Tenha sua dúvida respondida por um especialista em até 24hs.
  • Acesso a uma sessão de consultoria online exclusiva.

Isso vai fechar em 0 segundos

Caro usuário, desde 2011 disponibilizamos acesso a conteúdos excepcionais, tudo isso sem anúncios irritantes.  Sua contribuição é essencial para que possamos continuar oferecendo conteúdo de qualidade e gratuito.🚀

AJUDE O SITE PATROCINANDO COM UMA DOAÇÃO DE QUALQUER OUTRO VALOR

PATROCINE O SITE COM UM PIX DE QUALQUER VALOR! Chaves PIX 🔑
E-mail: [email protected]
E-mail: [email protected]
E-mail: [email protected]

Sua contribuição é opcional 💔, mas a ameaça é real. Investimos horas do nosso dia para criar materiais de qualidade. Você pode ajudar a salvar o site com um PIX de R$2,00, R$5,00, R$10,00 ou de qualquer outro valor!

Isso vai fechar em 0 segundos