
O termo EAP é comum no mundo do gerenciamento de projetos, ela é um acrônimo (abreviação) de estrutura analítica do projeto.
O que é EAP (estrutura analítica do projeto)
A pergunta é simples: o que é uma EAP? EAP é em uma técnica (que pode possuir um ou mais artefatos documentais) utilizada no gerenciamento projetos.
Seu funcionamento consiste basicamente em dividir o escopo geral de um projeto em itens menores e de baixa complexidade, possibilitando assim que seu gerenciamento e controle se torne mais fácil.
Características de uma EAP
Quais são as regras e técnicas para criar uma EAP de forma correta e que reflita a visão geral do projeto? Preparamos um roteiro objetivo para explicar de forma simples os segredos de como criar uma EAP eficiente de forma simples e rápida (estrutura analítica de projeto).
Para garantir o sucesso do desenvolvimento de um projeto, é necessário analisar de forma detalhada cada uma das suas fases, etapas ou interações. Projetos complexos normalmente preveem numerosas atividades, o que faz com que o planejamento seja indispensável para sua execução.
[quote style=”default” cite=”Wikipedia.org” url=”https://pt.wikipedia.org/wiki/Estrutura_anal%C3%ADtica_do_projeto”]“A Estrutura Analítica de Projetos (EAP), do Inglês, Work breakdown structure (WBS) é um processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis. É estruturada em árvore exaustiva, hierárquica (de mais geral para mais específica) orientada às entregas, fases de ciclo de vida ou por sub-projetos (deliverables) que precisam ser feitas para completar um projeto.”[/quote]Com o objetivo de auxiliar no gerenciamento e controle de todas as atividades envolvidas em um projeto temos à disposição o artefato EAP (estrutura analítica do projeto), em inglês WBS.
Infográfico sobre a estrutura analítica do projeto
Para ajudar no entendimento total dos principais itens e características de uma estrutura analítica do projeto, elaboramos este infográfico.
-
Infográfico: principais características de uma estrutura analítica do projeto – eap – wbs. Como o uso de uma eap pode salvar seu projeto de desenvolvimento.
A organização visual de uma WBS segue a lógica padrão de relacionamento de hierarquia, onde determinado tópico de atividade pode derivar outro item secundário, e este mesmo outro item.
Os níveis de hierarquia da estrutura analítica do projeto não são determinados, sendo sua profundidade variável conforme a necessidade específica no escopo de cada projeto.
A metodologia motriz por trás desta técnica é a ideia de “decomposição estrutural do projeto”. Veja uma EAP como uma visão geral do projeto, porém detalhada ao nível de cada marco, interação ou atividade imprescindível para a obtenção do escopo do projeto.
O uso deste documento não se restringe somente à projetos de desenvolvimento de software. É comum utilizar este recurso em diversos segmentos, como:
- Projetos de construção civil;
- Projetos de gerenciamento de eventos;
- Projetos de linhas de produção;
- Projetos de produção de conteúdo;
- ETC;
A EAP fornece grande auxílio para o gerente de projetos – project manager responsável, dando melhores condições para a análise das dimensões, complexidades e impactos de cada uma das etapas.
Não ignore a importância do dicionário EAP
O dicionário EAP é um documento que fornece informações detalhadas sobre cada um dos itens planejados, suas entregas, atividades secundárias e cronograma.
Uma EAP construída de forma correta é capaz de fornecer ao gerente de projetos uma visão completa do projeto com detalhes cruciais de cada uma das entregas.
Identifique claramente quais são os objetivos do projeto
A identificação clada dos objetivos principais de um projeto e de suas principais entregas garante que o detalhamento de uma EAP seja possível. Se os objetivos do projeto não forem claros, a EAP sera falha.
Como fazer uma EAP
Quando um projeto, seja ele de software ou não, prevê a utilização ou consumo de um serviço interno ou externo, é recomendado, tratar cada um desses serviços como uma entrega individual do projeto.
Antes de iniciar a criação de uma WBS, é necessário que o gerente de projetos tenha clareza quanto ao escopo do projeto e ao objetivo principal que deve ser alcançado.
É possível representar um modelo de Estrutura Analítica do Projeto, EAP de duas formas:
- Mapa EAP: representação gráfica em forma de árvore de hierarquia;
- Descritiva: de forma textual e organizada por numeração e sub-numeração;
Para entender como estruturar sua própria EAP de forma correta, recomendamos a leitura do artigo “Como representar uma EAP de forma gráfica e descritiva” m. Nesse artigo detalhamos cada um dos critérios e informações essenciais para uma boa estrutura analítica do projeto.
Conheça e aprenda mais sobre o processo de gerenciamento de projetos e análise de requisitos de software. Recomendamos a leitura dos seguintes artigos: