Crie diagramas UML e BPMN com Visual Paradigm

Crie uma infinidade de diagramas, infográficos e mapas mentais diretamente em seu Google Drive utilizando essa poderosa ferramenta.

O Visual Paradigm Online é uma aplicação web que permite a criação de diagramas UML, documentos, mapas mentais e muitos outros tipos de artefatos gratuitamente.

O que é UML?

A UML (Unified Modeling Language) é uma linguagem de modelagem visual utilizada na engenharia de software para descrever, projetar e documentar sistemas de software. Ela oferece uma variedade de diagramas e notações padronizadas que permitem aos desenvolvedores e analistas representar visualmente diferentes aspectos de um sistema, como estrutura, comportamento, interações e fluxos de dados.

UML 2 – O que muda nessa versão?

A UML 2 é uma versão atualizada e aprimorada da UML original. Lançada em 2005, a UML 2 trouxe diversas melhorias e extensões para a linguagem. Uma das principais mudanças foi a inclusão de novos diagramas, como o diagrama de componentes, diagrama de perfil e diagrama de tempo, que ampliaram as capacidades de modelagem da UML.

Com essa versão, os profissionais de desenvolvimento de software têm à disposição uma ferramenta mais abrangente e flexível para representar sistemas complexos, facilitando a comunicação e a colaboração entre as equipes de desenvolvimento.

Além disso, a UML 2 aprimorou a precisão e a clareza das notações existentes, tornando a linguagem mais poderosa e expressiva. A UML 2 continua sendo amplamente utilizada na indústria de software como um padrão para modelagem e design de sistemas.

O que os são diagramas UML?

Se você está interessado em aprender mais sobre os diferentes tipos de diagramas UML e como eles são utilizados na modelagem de sistemas de software, recomendo que você leia o artigo detalhado O que é, e quais são os diagramas UML?.

Cada diagrama tem sua própria finalidade e é projetado para representar aspectos específicos de um sistema. O artigo discute em detalhes a estrutura e os elementos-chave de cada diagrama, além de fornecer exemplos práticos para ajudá-lo a entender como aplicá-los em seus projetos de software.

Quais são os diagramas de UML?

A UML (Unified Modeling Language) oferece uma variedade de diagramas que permitem aos profissionais de engenharia de software representar visualmente diferentes aspectos de um sistema.

  1. Diagrama de Classes: representa a estrutura estática do sistema e as relações entre as classes.
  2. Diagrama de Objetos: exibe uma instância específica de um objeto e suas interações com outros objetos.
  3. Diagrama de Casos de Uso: descreve as interações entre atores externos e o sistema, identificando os casos de uso.
  4. Diagrama de Sequência: ilustra a interação entre objetos ao longo do tempo, mostrando as mensagens trocadas entre eles.
  5. Diagrama de Comunicação: apresenta as interações entre objetos, enfatizando as mensagens enviadas e recebidas.
  6. Diagrama de Atividades: descreve o fluxo de trabalho ou processo, mostrando a sequência de ações e tomadas de decisão.
  7. Diagrama de Estado: representa os diferentes estados de um objeto e as transições entre eles.
  8. Diagrama de Componentes: descreve os componentes do sistema e suas dependências.
  9. Diagrama de Implantação: mostra a disposição física dos componentes em diferentes nós de hardware.
  10. Diagrama de Pacotes: organiza elementos relacionados em grupos lógicos.
  11. Diagrama de Distribuição: exibe a estrutura física do sistema, mostrando os nós de hardware e as conexões entre eles.
  12. Diagrama de Tempo: representa a evolução temporal de um sistema, destacando eventos e estados ao longo do tempo.
  13. Diagrama de Interatividade: demonstra a interação entre interfaces do usuário e o sistema.
  14. Diagrama de Perfis: permite estender a UML para atender a necessidades específicas de domínio.

Esses diagramas fornecem uma linguagem visual comum para comunicar e documentar os diferentes aspectos de um sistema, auxiliando no design, na análise de requisitos, na comunicação entre equipes e na compreensão global do sistema em desenvolvimento. Cada diagrama UML tem sua própria finalidade e contribui para a representação completa e precisa do sistema.

Criando artefatos facilmente com Visual Paradigm

O modelo de uso da aplicação é web, que também disponibiliza uma extensão para o Google Drive, permitindo que você crie e organize os diagramas e documentos diretamente em seu drive na nuvem do Google.

Instalação do Visual Paradigm Online no ambiente do Google Drive.
A instalação do add-on do Visual Paradigm Online pode ser feita facilmente através do Google Workspace Marketplace.

O complemento para Google Drive pode ser instalado facilmente através do Google Workspace Marketplace. A aplicação é um freemium, ou seja, nem todos os recursos estão disponíveis na versão gratuita.

A instalação do Visual Paradigm Online no ambiente do Google Drive é realizada através do gerenciador de complementos e extensões.

Para instalar o aplicativo em seu ambiente no Google Drive, é necessário acessar o gerenciador de complementos e extensões do Google Drive e buscar por “Visual Paradigm”, clicar na opção “instalar” e fornecer as permissões que forem solicitadas.

A partir desse momento, você já poderá utilizar a aplicação. Para qualquer tipo de documentos, diagramas ou fluxos, basta utilizar a opção “Novo” e selecionar “Visual Paradigm”, você será então direcionado à dashboard da aplicação, onde será possível escolher o tipo de documento desejado.

Diagramas e artefatos de desenvolvimento de software

A linguagem UML (em inglês: Unified Modeling Language; em português: Linguagem de Modelagem Unificada) é ainda um dos frameworks de documentação e arquitetura de software mais utilizados, de especial modo em projetos com sistema legado.

A ferramenta permite a criar qualquer um dos 14 diagramas da UML, incluindo os novos componentes e elementos padronizados na versão 2.5 da linguagem, incluindo modelos e exemplos prontos dos seguintes diagramas:

Utilizando os templates e modelos disponíveis gratuitamente, é possível utilizar a UML em todos os processos do ciclo de vida do software.

Demonstração da criação de relacionamentos em um diagrama de caso de uso UML.
Demonstração da criação de relacionamentos em um diagrama de caso de uso UML. O uso é facilitado pelos recursos dinâmicos de relacionamento entre casos de uso e atores. Fonte: Alff, F.R; 2022.

No exemplo acima, é demonstrada a dinâmica de funcionamento da aplicação durante a elaboração de um diagrama UML de caso de uso.  É possível criar facilmente as ligações include, extend, dependency entre os casos de uso e os atores.

Captura de tela de construção de diagramas de casos de uso no VIsual Paradigm Online.
Diagrama de casos de uso: visão de exemplo da interface do Visual Paradigm Online sendo utilizada para a construção de um diagrama de casos de uso UML. – Fonte: site oficial (visual-paradigm.com).
Captura de tela de construção de diagramas classes no VIsual Paradigm Online.
Diagrama de classes: exemplo da interface do Visual Paradigm Online sendo utilizada para a construção de um diagrama de classes UML. – Fonte: site oficial (visual-paradigm.com).

Fluxos de processos e BPMN

É possível ainda criar documentos de notação BPMN – em inglês Business Process Model and Notation, que são extremamente importantes durante a execução das atividades de análise de negócio e levantamento de requisitos.

Demonstração da criação de fluxos de processos em notação BPMN.
Demonstração da criação de fluxos de processos em notação BPMN. Assim como na criação de diagramas UML, a aplicação conta com diversos recursos para agilizar a ligação entre as atividades, condicionamentos. A aplicação ainda permite a verificação e validação da conformidade do fluxo. Fonte: Alff, F.R; 2022.

A utilização dos componentes BPMN é facilitado e oferece recursos de ligação automática de processos, condições e associação das atividades existentes no fluxo.

É ainda possível fazer a verificação da conformidade do processo desenhado, garantindo assim que não existem atividades não relacionadas ou conflitos na execução do fluxo de negócio BPMN.

Modelos gráficos e templates prontos

Além dos diagramas UML, a ferramenta disponibiliza ainda diversos formatos de documentos direcionados ao design gráfico e comunicação, como por exemplo:

Saiba mais sobre o Visual Paradigm Online

A Visual Paradigm é uma conhecida empresa fornecedora de soluções para auxiliar no planejamento estratégico de empresas, definição e manutenção de documentação para projetos de desenvolvimento de software.

O Visual Paradigm Online é uma ferramenta em modelo freemium que permite a criação de artefatos de diversos tipos, como diagramas UML, fluxos, e processos BPMN.
O Visual Paradigm Online é uma ferramenta em modelo freemium que permite a criação de artefatos de diversos tipos, como diagramas UML, fluxos, e processos BPMN. Logo oficial. Fonte: Alff, F.R; 2022.

A maioria de seus produtos é em modelo “freemium“, onde determinados recursos e funcionalidades são distribuídos gratuitamente, enquanto outros são disponibilizados apenas mediante compra de licença.

Conheça melhor a empresa acessam o site oficial: Visual Paradigm.

Download do livro “UML 2: uma abordagem prática” de Gilleanes Guedes

No artigo “UML 2 – Uma Abordagem Prática” você encontrará uma análise detalhada sobre o livro que leva o mesmo nome. Escrito por Gilleanes T. A. Guedes, esse livro oferece uma abordagem prática e completa para a linguagem de modelagem UML (Unified Modeling Language).

O artigo destaca os principais conceitos abordados na obra, desde os diagramas básicos até a modelagem de sistemas complexos, proporcionando aos leitores uma visão abrangente dessa linguagem amplamente utilizada na engenharia de software.

Acessar o artigo do livro “UML 2: Uma Abordagem Prática” de Gilleanes T. A. Guedes

No artigo você poderá acessar e baixar gratuitamente o PDF completo do livro, proporcionando a oportunidade de explorar de forma mais aprofundada os conceitos e técnicas de modelagem presentes na obra.

Você também precisa ler!

Recomendamos também a leitura de artigos que já foram publicados aqui no portal Análise de Requisitos. Aprenda mais sobre engenharia de software, gerenciamento de projetos e levantamento de requisitos de sistema.

Sair da versão mobile