A concepção e criação de protótipos de interface é extremamente útil, principalmente para conceituar a organização das informações em telas de um sistema, seu comportamento diante à interação com usuário e o funcionamento de determinados recursos.
Você vai ler nesse artigo:
Os 3 tipos de protótipos de interface
A prototipagem de interfaces e telas pode ser dividida em 3 diferentes tipos: baixa fidelidade, média fidelidade e alta fidelidade.
Cada um desses três modelos de prototipagem tem um objetivo específico, que vão desde a validação de uma regra de negócio (baixa fidelidade) e verificação do uso de componentes e organização de informações (média fidelidade), até o estudo de aplicação de uma identidade visual, user experience e user interface (alta fidelidade).
Como usar os protótipos de baixa fidelidade?
O uso de protótipos de baixa fidelidade (também chamados de “protótipos de alto nível”), mockups e wireframes são indicados principalmente para os seguintes fins:
- Identificar os componentes mais adequados para a interface.
- Distribuir informações de forma coerente e organizada na tela.
- Validar os fluxos de utilização da usuário detalhados no documento de requisitos.
- Aplicar e validar conceitos de UX – user experience.
- Verificar a adequação dos requisitos de sistema e de negócio.
É importante pontuar que os protótipos de baixa fidelidade não devem ser utilizados para a aplicação final de conceitos de UX e UI.
As atividades de proposição e prototipagem de user experience e user interface devem ser realizadas utilizando ferramentas adequadas para a criação de protótipos de alta fidelidade, como o Adobe XD, Figma, ProtoPie e Sketch.
Criando protótipos de interface utilizando o Pencil
O Pencil Project é uma aplicação open source dedicada à criação de protótipos de interface conceituais (mockups e wireframes), disponível para as plataformas Windows, Linux e MacOS.
A aplicação permite a criação de protótipos de interface não funcionais de maneira simples e intuitiva.
O Pencil disponibiliza nativamente um conjunto de coleções de componentes de diferentes plataformas. É possível por exemplo, encontrar elementos comuns nos sistemas Android, iOS, Windows e UI Web.
Protótipo de interface criado utilizando os componentes web da coleção “generic wireframe”.
Vantagens do Pencil Project
Em uma breve análise sobre os recursos existentes no programa, podemos destacar como pontos positivos, ou vantagens, os seguintes itens:
- Ferramenta open source, gratuita (falamos anteriormente da ferramenta Balsamiq Mockups, que infelizmente deixou de ser gratuita) e com uma vasta comunidade de colaboradores.
- Multiplataforma, disponível para Linux, Windows e MacOS.
- Interface leve e intuitiva;
- Grande coleção de componentes e itens disponíveis nativamente;
- Permite importar coleções de componentes através de repositórios certificados, ou de arquivos externos;
- A exportação dos mockups pode ser feita em PNG de alta qualidade, e com recurso de transparência;
Baixe gratuitamente o Pencil
Como já dito anteriormente, o programa Pencil Project é open source, gratuito e multiplataforma. Para realizar o download do instalador, você pode escolher uma das opções abaixo, ou diretamente no site oficial da ferramenta.
- Instalador para Windows: 64 bit e 32 bit
- Instalador MacOSx: Imagem .dmg
- Instalador Fedora: 64 bit e 32 bit
- Instalador Ubuntu: 64 bit e 32 bit
Você também precisa ler!
Recomendamos também que você leia os artigos sobre gerenciamento de projetos que já foram publicados aqui no portal Análise de Requisitos. Sugerimos a leitura do seguinte conteúdo: