
As atividades, tarefas ou features presentes no product backlog são únicas, cada uma delas possui sua priorização e categorização específica. Da mesma forma, cada item pode possuir diferentes níveis de detalhamento, conforme o contexto e cenário implicado.
O que é backlog do produto ou product backlog?
O product backlog é o principal artefato de um produto e especialmente de um sistema ou software. O backlog, é o reflexo direto de dos recursos de sistema e requisitos de negócio que deverão ser atendidos para o sucesso do produto.
De forma simples, podemos afirmar que: o product backlog é o agrupamento organizado e de forma criteriosa de requisitos de negócio e funcionalidades que deverão ser desenvolvidos no sistema.
Projetos que envolvem um novo produto, facilitam o uso correto do product backlog, uma vez que o escopo envolvido é mais visível e não sofre interferências de requisitos de um sistema legado.
Quem é o responsável pelo backlog?
Em times que utilizam Scrum, Kaban, Scrumban ou outra metodologia de gerenciamento ágil, é papel do product owner realizar a gestão do backlog do produto. É importante também considerar que todo o time pode ter influência na manutenção do mesmo.
É por exemplo, utilizando os itens existentes e priorizados nesse backlog, que times de desenvolvimento ágeis como Scrum definem na cerimônia Sprint Planning, o sprint backlog, que determinada o que o time desenvolverá durante um sprint.
Como fazer o backlog de produto?
O primeiro passo para manter um product backlog eficiente, é garantir que todas as funcionalidades e requisitos esperados estejam corretamente mapeados.
Em times que utilizam a metodologia Scrum, essa responsabilidade é do P.O., que juntamente com o cliente ou patrocinador, deve identificar cada item.
Uma vez que o backlog do produto já esteja “alimentado” com as atividades pontuadas anteriormente, é necessário realizar a classificação e priorização de cada item.
A forma e método utilizado para realizar a priorização das histórias e funcionalidades do backlog varia de acordo com o vários aspectos, como a maturidade do time, a tecnologia utilizada, o framework de gerenciamento, e obviamente o escopo do produto e sua “missão”.
Checklist de priorização de backlog do produto
Existem alguns critérios genéricos de classificação e priorização de histórias e funcionalidades, que podem ser aplicados em projetos de todos os tamanhos, tecnologias e metodologias de gestão.

Ao aplicar esse checklist a seguir, quanto mais maior forem o número de respostas positivas, maior é a prioridade, severidade e importância do item, seja ela uma história ou funcionalidade.
- É aderente ao escopo do produto?
- Foi solicitado expressamente por um cliente?
- Agrega valor ao processo de um cliente específico?
- Agrega valor ao processo de negócio?
- É necessário para o sucesso de um processo de negócio?
- Gera dependência em outras atividades?
É importante lembrar que esse checklist é composto por 6 critérios genéricos que podem ser utilizados na priorização das atividades do backlog, o uso de cada um deve ser avaliado individualmente pelo product owner e product manager.
Backlog do produto não é uma lista de tarefas
Atenção, o product backlog nunca deve ser visto apenas como uma “lista de atividades ou tarefas”, sua importância não é resumida apenas à reunir atividades e requisitos previstos em um sistema. É através do backlog do produto que é possível determinar e corrigir a direção que o produto está tomando.
Gostou do conteúdo? Veja mais artigos relacionados.