Plano de Gerenciamento dos Custos – PMBOK

O plano de gerenciamento de custos é essencial para controlar os recursos financeiros e concluir o projeto dentro do orçamento planejado.

O plano de gerenciamento dos custos é um documento indispensável para o  gerenciamento eficiente dos recursos financeiros, ajudando a garantir que o projeto seja concluído dentro do orçamento previsto.

Gestão dos Custos do Projeto – PMBOK

De acordo com o Guia PMBOK®, a gestão de custos é uma disciplina essencial no gerenciamento de projetos, centrada na identificação, estimativa, orçamentação e controle dos custos associados a uma iniciativa.

O PMBOK® enfatiza a importância da integração entre os diferentes aspectos do projeto, como escopo, cronograma e qualidade, para garantir uma visão holística e abrangente dos custos envolvidos.

A Gestão dos Custos do Projeto compreende a identificação de interdependências entre as atividades do projeto e seus custos associados, garantindo que quaisquer mudanças no escopo ou cronograma sejam devidamente refletidas no orçamento do projeto.

Plano de Gerenciamento dos Custos

O plano de gerenciamento de custos, conforme descrito pelo Guia PMBOK®, é um documento obrigatório a gestão responsável de qualquer projeto projeto, independentemente do tamanho ou da complexidade.

O BABOK divide o gerenciamento dos custos do projeto em cinco áreas distintas de conhecimento:

  • Planejamento do gerenciamento de custos: define como os custos do projeto serão gerenciados, incluindo a identificação de recursos, estimativa de custos e criação do orçamento.
  • Estimativa de custos: determina o valor dos recursos necessários para completar o projeto.
  • Determinação do orçamento: define o limite financeiro do projeto e aloca os recursos para as diferentes atividades.
  • Controle de custos: monitora os gastos do projeto e identifica desvios do orçamento, tomando medidas corretivas quando necessário.
  • Encerramento do projeto: finaliza as atividades de gerenciamento de custos e documenta as lições aprendidas para melhorar o processo em projetos futuros.

O gerenciamento de custos é uma atividade complexa que exige planejamento cuidadoso, monitoramento constante e tomada de decisões estratégicas. Ao seguir as diretrizes do PMBOK®, os gerentes de projeto podem garantir que seus projetos sejam concluídos dentro do orçamento previsto e com o máximo de eficiência.

Exemplo Plano de Gerenciamento dos Custos

O plano de gerenciamento dos custos apresenta os objetivos e benefícios do gerenciamento eficiente dos recursos financeiros do projeto, garantindo a sua conclusão dentro do orçamento previsto.

Exemplo (Word) do Plano de Gerenciamento dos Custos do Projeto: documento que descreve as abordagens para estimar, orçar, supervisionar e controlar os custos ao longo do desenvolvimento do projeto.
Exemplo (Word) do Plano de Gerenciamento dos Custos do Projeto: documento que descreve as abordagens para estimar, orçar, supervisionar e controlar os custos ao longo do desenvolvimento do projeto.

Estrutura de Plano de Gerenciamento dos Custos

Este modelo inclui seções detalhadas sobre a definição do escopo do projeto, estimativa de custos, criação do orçamento, controle de custos e encerramento do projeto.

  • Introdução: objetivos e benefícios do gerenciamento de custos.
  • Descrição do Projeto: escopo, entregas e requisitos.
  • Estrutura Analítica do Projeto (EAP): divisão do projeto em pacotes de trabalho e atividades.
  • Estimativa de Custos: técnicas para determinar o custo de cada recurso.
  • Orçamento do Projeto: orçamento total e alocação de recursos.
  • Controle de Custos: monitoramento e controle dos custos.
  • Reservas de Contingência: reservas para lidar com custos inesperados.
  • Monitoramento e Controle: monitoramento do desempenho e gerenciamento de mudanças.
  • Encerramento do Projeto: organização do encerramento e documentação das lições aprendidas.
  • Apêndices: informações adicionais, como modelos de planilhas e formulários.

O exemplo fornece ainda orientações sobre a identificação de riscos financeiros e a comunicação dos custos do projeto com a equipe e as partes interessadas.


CONTEÚDO EXCLUSIVO

Caro usuário, desde 2011 disponibilizamos acesso a conteúdos excepcionais, tudo isso sem anúncios irritantesSua contribuição é essencial para que possamos continuar oferecendo conteúdo de qualidade e gratuito.🚀

AJUDE O SITE PATROCINANDO COM UMA DOAÇÃO DE QUALQUER OUTRO VALOR

PATROCINE O SITE COM UM PIX DE QUALQUER VALOR! Chaves PIX 🔑
E-mail: chico@antiheroi.com
E-mail: pix@analisederequisitos.com.br
E-mail: chico-alff@meu.pix

FAÇA LOGIN OU CADASTRE-SE GRATUITAMENTE

Tenha acesso COMPLETO à todo o conteúdo do site! Entre 🔓gratuitamente com sua conta Google ou LinkedIn nos botões abaixo para ter acesso ao arquivo.

Lembre-se: cada doação conta. Obrigado por fazer parte da nossa comunidade e por apoiar o site! 🙌🌟

Patrocinando o site você garante o acesso a este material exclusivo e a muitos outros conteúdos valiosos sobre análise de requisitos, como:

  • Livros e cursos para download
  • Modelos e guias práticos
  • Ferramentas e checklists
  • Artigos originais e de qualidade
  • Grupo exclusivo no WhatsApp



Templates e Modelos de Processos do PMBOK

Se seu objetivo é aprofundar seus conhecimentos em gerenciamento de projetos e nos processos previstos pelo PMBOK, indicamos a leitura dos seguintes artigos, modelos e templates:

Os guias e modelos que preparamos e disponibilizamos gratuitamente vão desde a implementação prática de metodologias ágeis até a compreensão das mais recentes tendências em gestão de projetos.

Sair da versão mobile