Análise de RequisitosDownloadsEngenharia de RequisitosModelos e ferramentas

Documento de Requisitos, template para download em PDF e DOCx

Modelo de documento para o levantamento de requisitos funcionais e não funcionais de um software.

Documento de requisito do projeto.

A análise de requisitos pode gerar vários artefatos durante sua execução: diagramas em linguagem UML (diagrama de classe, diagrama de caso de uso, diagrama de sequência, e outros), requisitos funcionais, requisitos não funcionais, protótipos de interfaces, modelos de negócio, fluxo de ação e muitos outros.

Para que serve um documento de requisitos?

O Documento de Especificação de Requisitos tem como principal função documentar os requisitos funcionais e não funcionais de um projeto de software.

Identificar o problema e as necessidades do negócio.

Através do documento de especificação de requisitos também pode ser feito o repasse ao time de arquitetura de sistemas, banco de dados, desenvolvimento, e análise de teste.

Para agrupar e organizar estes artefatos é comum utilizar-se de um documento de requisitos, chamado muitas vezes de documento de detalhamento de requisitos.

Porém talvez sua função principal seja o auxílio na validação de conformidade dos requisitos com os stakeholders, fornecedores de requisitos, patrocinadores e usuário final.

"Modelo

Especificação de requisitos e o gerenciamento de requisitos

É preciso no entendo lembrar que o documento de requisitos sozinho não possibilita uma gestão de requisitos eficiente, uma vez que a manutenção e rastreabilidade dos requisitos levantados, em especial dos requisitos funcionais.

Como fazer a rastreabilidade dos requisitos de software?

Para realizar a rastreabilidade de requisitos de forma correta e assertiva é necessário combinar o uso de um artefato para especificação com uma aplicação que gerencie a matriz rastreabilidade de requisitos.

Para saber mais sobre gestão de requisitos e rastreabilidade de requisitos clique aqui e leia o artigo Como manter uma matriz de rastreabilidade de requisitos“.

Assim quando um requisito de negócio (geralmente utilizando uma das 34 técnicas de análise de negócios elaborada pelo BABOK©) ou de sistema for alterado é possível identifica-lo.  A matriz de rastreabilidade auxiliará o analista de requisitos a identificar pontos de impacto, conflito e não aderência.

Mantenha a documentação de requisitos atualizada

É indispensável  uma documentação de software elaborada segundo a metodologia adotada e mantida atualizada ao longo do ciclo de vida de um projeto de software.

Através destes documentos de requisitos, é possível garantir aderência nos requisitos e fidelidade com o que foi formalizado através o escopo do projeto e em seus artefatos.

Um artefato que deve espelhar a evolução de tal documentação é estrutura analítica do projeto ou simplesmente EAP, em inglês conhecida pela sigla WBS – Work breakdown structure.

"Modelo

Modelo de especificação de requisitos

Faça o download grátis do modelo de documento de especificação de requisitos elaborado por nossa equipe. O modelo é indicado para uso tanto em projetos de desenvolvimento de novos sistemas.

Também é indicado para uso no desenvolvimento evolutivo e corretivo, dando ênfase principalmente na necessidade e problema a ser resolvido para o cliente.

 

 

Francilvio Alff

Chico Alff é o nome da persona de batalha de Francilvio Roberto Alff. Paranaense apaixonado por São Paulo, possui formação em Engenharia de Software, Análise e Desenvolvimento de Sistemas para Internet, iniciou também uma jornada acadêmica em História e Língua italiana, aventura essa que não foi concluída - ainda! Atualmente é acadêmico do curso de Engenharia Civil - Como é possível combinar a paixão por Computadores com a Divina Comédia e principalmente tijolos... por TIJOLOS!!! Frequentou os bancos acadêmicos tanto no Brasil quando na Itália, precisamente na Università degli Studi di Verona. Trabalha com  desenvolvimento de software desde 2010, tendo lançado âncora no mar da Análise de Requisitos, Análise de Negócios e Gerenciamento de Projetos, com experiência em projetos para a administração pública, sistemas de ERP, contábil e fiscal. Da mesma forma como um malabarista, tenta milagrosamente manter o portal www.AnálisedeRequisotos.com.br como prova de sua paixão pelo mundo da engenharia de software.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar