Livro: “Design Thinking: Inovação em Negócios” (PDF)

O Design Thinking serve para resolver problemas e situações complexas utilizando o pensamento criativo

O que é Design Thinking?

É possível explicar o que é o Design Thinking em uma única frase: O Design Thinking serve para resolver problemas e situações complexas utilizando o pensamento criativo

De forma mais específica, o Design Thinking é um modelo ou metodologia desenvolvida para a resolução de problemas críticos e complexos, utilizando técnicas e tarefas que permitem a visão e a gestão criativa. O framework foi desenvolvido no começo dos anos 2000 no campus da Universidade de Stanford, Califórnia.

A metodologia Design Thinking tem como principal característica promover a integração e o envolvimento de todas as áreas de uma empresa ou negócio na discussão e solução dos problemas.

Essa abordagem “democrática” torna o processo extremamente criativo, o que contribui para o surgimento de soluções criativas e simples, para problemas grandes e complexos.

Livro “Design Thinking – Inovação em Negócios”

No livro “Design Thinking: Inovação em negócios”, os autores detalham os conceitos, pilares, técnicas, ferramentas e abordagens utilizadas no Design Thinking.

O livro ainda apresenta e discute uma série de estudos de casos de empresas brasileiras, que obtiveram resultados notáveis ao resolver problemas críticos, e que em alguns casos perduravam já há alguns anos.

Imersão

Essa é a primeira fase do processo de Design Thinking, na qual a equipe do projeto se aproxima do contexto do problema sob diferentes pontos de vista.

  • Ferramentas da fase de imersão abordadas no livro:
    • Caderno de sensibilização
    • Sessão generativa
    • Entrevista

Análise e síntese

Etapa de análise e organização das informações coletadas. Assim é possível obter padrões e criar desafios que auxiliem na compreensão do problema.

  • Ferramentas da fase de análise e síntese abordadas no livro
    • Personas
    • Cartões de Insight
    • Diagrama de afinidade

Ideação

Nessa fase, o objetivo é a geração de ideias inovadoras para o tema do projeto. Para isso, são utilizadas ferramentas como brainstorming e workshop de cocriarão.

  • Ferramentas da fase de ideação abordadas no livro:
    • Workshop

Prototipagem

Essa fase é também chamada de “prototipação“. É o momento de tirar as ideias do papel. O protótipo vai nos ajudar na validação das ideias geradas.

  • Ferramentas da fase de prototipagem abordadas no livro:
    • Protótipo de papel
    • Encenação

Autores de Design Thinking – Inovação em Negócios

O livro Design Thinking – Inovação em Negócios, é resultado da colaboração de 5 profissionais conhecidos e respeitados na área de design de negócios e inovação: Maurício Vianna, Ysmar Vianna, Isabel Adler, Brenda Lucena e Beatriz Russo.

O livro design thinking - inovação em negócios, é resultado da colaboração de 5 profissionais conhecidos e respeitados na área de design de negócios e inovação: maurício vianna, ysmar vianna, isabel adler, brenda lucena e beatriz russo.
O livro design thinking – inovação em negócios, é resultado da colaboração de 5 profissionais conhecidos e respeitados na área de design de negócios e inovação: maurício vianna, ysmar vianna, isabel adler, brenda lucena e beatriz russo.

Detalhes e catalogação do livro

O conteúdo do livro traz ainda discussões e exemplos práticos e cases de sucesso, além de explicar de forma simples como utilizar o Design Thinking em sua própria empresa.

  • Título completo: Design Thinking: Inovação em negócios
  • Autores
    • Maurício José Vianna e Silva
    • Ysmar Vianna e Silva Filho
    • Isabel Krumholz Adler
    • Brenda de Figueiredo Lucena
    • Beatriz Russo
  • Idioma: português
  • Páginas: 164p
  • ISBN: 978-85-65424-03-5
  • Lançamento: 2ª edição, 2022 – MJV Press
  • Discussão sobre o livro no Goodreads
  • Avaliação e resenha no Google Books
  • Compre em formato ebook no Amazon
  • Compre em formato ebook no Submarino
  • Hotsite oficial do livro: Livro de Design Thinking

Download do livro em PDF, PPTx e ePUB

A seguir disponibilizamos gratuitamente o download o livro em três formatos: PDF, ePUB para dispositivos de leitura de ebooks, e em formato de apresentação de slides do Microsoft PowerPoint PPTx.

Faça o download do pdf completo do livro “design thinking: inovação em negócios”. O uso do arquivo é restrito à fins educacionais e não comerciais.
Faça o download do pdf completo do livro “design thinking: inovação em negócios”. O uso do arquivo é restrito à fins educacionais e não comerciais.

Este material é destinado exclusivamente à estudantes e acadêmicos, para conhecimento e breve apreciação do conteúdo.

Para qualquer uso diferente do pessoal e educacional, você deve realizar comprar o exemplar em formato digital, disponível na Amazon ou diretamente no hotsite oficial do livro, na editora MJV.

Audiobook “Design Thinking: Inovação em Negócios”

A MJV Technology & Innovation foi além da produção e da curadoria desse fantástico livro, eles viabilizaram ainda um audiolivro narrado profissionalmente e extremamente bem produzido.

Você pode ouvir o audiobook Design Thinking diretamente no YouTube, ou fazer o download do arquivo na integra em formato .mp3 para ouvir em qualquer dispositivo.

 

Leia mais sobre análise de negócios e inovação

A inovação em empresas e negócios vai muito além de ações gamificadas, é possível reinventar seu negócio utilizando técnicas e métodos simples e que não exigem necessariamente de aplicativo ou sistema para isso.

Francilvio Roberto Alff

Olá! Eu sou Francilvio Alff, mas você pode me chamar de Chico Alff. Vou fazer o m3u jabá rapidinho, eu prometo! :D Minha formação acadêmica é diversificada, com raízes em Engenharia de Software e Análise e Desenvolvimento de Sistemas para a Internet. Também mergulhei na História e na Língua Italiana em minha jornada acadêmica, embora essa aventura ainda não tenha sido concluída. Meu primeiro contato profissional e real com o incrível mundo dos sistemas foi em 2007, enquanto fazia a minha primeira graduação na Itália. Trabalhei na implantação da solução Orange Salsa para a gestão dos "informatori scientifici del farmaco" na colossal multinacional farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK). Com o passar dos anos, me vi cada vez mais envolvido pela tecnologia, e ao longo dessas quase duas décadas, me especializei em Engenharia de Software, mais precisamente nas disciplinas de Análise de Requisitos, Análise de Negócios e Gerenciamento de Projetos. Nesse percurso, trabalhei em projetos desafiadores para a administração pública, soluções de ERP para o varejo e indústria, inteligência artificial aplicada em soluções IOT e linguagem neural.. Em 2011 fundei juntamente com um velho amigo e tutor o site https://AnalisedeRequisitos.com.br que mantenho até hoje como uma prova viva do meu comprometimento com a engenharia de software. Minha determinação e meu desejo constante de aprender continuam me impulsionando em direção ao futuro, onde pretendo continuar unindo minha paixão pela tecnologia com meu amor pela aprendizagem e minha curiosidade insaciável. Junte-se a mim nessa jornada!

PRECISAMOS DE VOCÊ!

APOIE COM QUALQUER VALOR
R$ 2,00 / R$ 5,00 / R$ 10,00 / R$ 25,00…

 

Seu apoio é fundamental! Use o PIX para fazer sua contribuição e nos ajude a manter nossa missão de compartilhar conhecimento sobre análise de requisitos e software. Sua generosidade faz a diferença!

Faça sua Doação via PIX - Apoie nossa Causa

CHAVES PIX:
[email protected]
[email protected]
Não quero ajudar!