Você vai ler nesse artigo:
O que é Design Thinking?
É possível explicar o que é o Design Thinking em uma única frase: O Design Thinking serve para resolver problemas e situações complexas utilizando o pensamento criativo
De forma mais específica, o Design Thinking é um modelo ou metodologia desenvolvida para a resolução de problemas críticos e complexos, utilizando técnicas e tarefas que permitem a visão e a gestão criativa. O framework foi desenvolvido no começo dos anos 2000 no campus da Universidade de Stanford, Califórnia.
A metodologia Design Thinking tem como principal característica promover a integração e o envolvimento de todas as áreas de uma empresa ou negócio na discussão e solução dos problemas.
Essa abordagem “democrática” torna o processo extremamente criativo, o que contribui para o surgimento de soluções criativas e simples, para problemas grandes e complexos.
Livro “Design Thinking – Inovação em Negócios”
No livro “Design Thinking: Inovação em negócios”, os autores detalham os conceitos, pilares, técnicas, ferramentas e abordagens utilizadas no Design Thinking.
O livro ainda apresenta e discute uma série de estudos de casos de empresas brasileiras, que obtiveram resultados notáveis ao resolver problemas críticos, e que em alguns casos perduravam já há alguns anos.
Imersão
Essa é a primeira fase do processo de Design Thinking, na qual a equipe do projeto se aproxima do contexto do problema sob diferentes pontos de vista.
- Ferramentas da fase de imersão abordadas no livro:
- Caderno de sensibilização
- Sessão generativa
- Entrevista
Análise e síntese
Etapa de análise e organização das informações coletadas. Assim é possível obter padrões e criar desafios que auxiliem na compreensão do problema.
- Ferramentas da fase de análise e síntese abordadas no livro
- Personas
- Cartões de Insight
- Diagrama de afinidade
Ideação
Nessa fase, o objetivo é a geração de ideias inovadoras para o tema do projeto. Para isso, são utilizadas ferramentas como brainstorming e workshop de cocriarão.
- Ferramentas da fase de ideação abordadas no livro:
- Workshop
Prototipagem
Essa fase é também chamada de “prototipação“. É o momento de tirar as ideias do papel. O protótipo vai nos ajudar na validação das ideias geradas.
- Ferramentas da fase de prototipagem abordadas no livro:
- Protótipo de papel
- Encenação
Autores de Design Thinking – Inovação em Negócios
O livro Design Thinking – Inovação em Negócios, é resultado da colaboração de 5 profissionais conhecidos e respeitados na área de design de negócios e inovação: Maurício Vianna, Ysmar Vianna, Isabel Adler, Brenda Lucena e Beatriz Russo.
Detalhes e catalogação do livro
O conteúdo do livro traz ainda discussões e exemplos práticos e cases de sucesso, além de explicar de forma simples como utilizar o Design Thinking em sua própria empresa.
- Título completo: Design Thinking: Inovação em negócios
- Autores
- Maurício José Vianna e Silva
- Ysmar Vianna e Silva Filho
- Isabel Krumholz Adler
- Brenda de Figueiredo Lucena
- Beatriz Russo
- Idioma: português
- Páginas: 164p
- ISBN: 978-85-65424-03-5
- Lançamento: 2ª edição, 2022 – MJV Press
- Discussão sobre o livro no Goodreads
- Avaliação e resenha no Google Books
- Compre em formato ebook no Amazon
- Compre em formato ebook no Submarino
- Hotsite oficial do livro: Livro de Design Thinking
Download Design Thinking: Inovação em negócios (PDF, PPTx e ePUB)
A seguir disponibilizamos gratuitamente o download o livro em três formatos: PDF, ePUB para dispositivos de leitura de ebooks, e em formato de apresentação de slides do Microsoft PowerPoint PPTx.
Este material é destinado exclusivamente à estudantes e acadêmicos, para conhecimento e breve apreciação do conteúdo.
Caro usuário, desde 2011 disponibilizamos acesso a conteúdos excepcionais, tudo isso sem anúncios irritantes. Sua contribuição é essencial para que possamos continuar oferecendo conteúdo de qualidade e gratuito.🚀 AJUDE O SITE PATROCINANDO COM UMA DOAÇÃO DE QUALQUER OUTRO VALOR
CONTEÚDO EXCLUSIVO
FAÇA LOGIN OU CADASTRE-SE GRATUITAMENTE
Tenha acesso COMPLETO à todo o conteúdo do site! Entre 🔓gratuitamente com sua conta Google ou LinkedIn nos botões abaixo para ter acesso ao arquivo.
Lembre-se: cada doação conta. Obrigado por fazer parte da nossa comunidade e por apoiar o site! 🙌🌟
Patrocinando o site você garante o acesso a este material exclusivo e a muitos outros conteúdos valiosos sobre análise de requisitos, como:
- Livros e cursos para download
- Modelos e guias práticos
- Ferramentas e checklists
- Artigos originais e de qualidade
- Grupo exclusivo no WhatsApp
Para qualquer uso diferente do pessoal e educacional, você deve realizar comprar o exemplar em formato digital, disponível na Amazon ou diretamente no hotsite oficial do livro, na editora MJV.
Audiobook “Design Thinking: Inovação em Negócios”
A MJV Technology & Innovation foi além da produção e da curadoria desse fantástico livro, eles viabilizaram ainda um audiolivro narrado profissionalmente e extremamente bem produzido.
Você pode ouvir o audiobook Design Thinking diretamente no YouTube, ou fazer o download do arquivo na integra em formato .mp3 para ouvir em qualquer dispositivo.
Leia mais sobre análise de negócios e inovação
A inovação em empresas e negócios vai muito além de ações gamificadas, é possível reinventar seu negócio utilizando técnicas e métodos simples e que não exigem necessariamente de aplicativo ou sistema para isso.