Você vai ler nesse artigo:
O que é o Guia BABOK?
O BABOK® “A Guide to the Business Analysis Body of Knowledge“, oficialmente em português “Um Guia para o Corpo de Conhecimento de Análise de Negócios” é uma publicação que define uma série de standards e boas práticas que envolvem as atividades de análise de negócios.
Esse guia produzido e mantido pelo IIBA descreve em detalhes todas as áreas do conhecimento do business analysis, suas tarefas, os atores envolvidos, as interações esperadas, técnicas recomendadas para cada objetivo.
Podemos dizer sem mede de errar, que o BABOK é o manual definitivo do analista de negócios, e também uma leitura altamente recomendada para product owners e analistas de requisitos.
Através das políticas e processos propostos, o BABOK é fundamental para desenvolver as competências e habilidades dos analistas, além de garantir a qualidade e assertividade das análises realizadas.
Áreas de Conhecimento do BABOK v2
O Guia para o Corpo de Conhecimento de Análise de Negócios, é estruturado entorno de verticais de competências, chamadas de áreas de conhecimento do negócio. A versão 2.0 do BABOK compreende 6 áreas de conhecimento:
- Planejamento e Monitoramento da Análise de Negócios
- Elicitação
- Gerenciamento e Comunicação dos Requisitos
- Análise Corporativa
- Análise de Requisitos
- Avaliação e Validação da Solução
Cada uma dessas verticais é voltada para um contexto da análise de negócios, que por sua vez é formada por um ou mais conjuntos de atividades, ações, processos ou interações que o analista de negócios deve executar.
Planejamento e Monitoramento da Análise de Negócios
(Business Analysis Planning and Monitoring)
Esta área de conhecimento é responsável por caracterizar e detalhar a forma como os analistas de negócio determinam a sequência de atividades ou interações que serão seguidas durante a análise de negócios.
Compete ainda à essa área de conhecimento a identificação de stakeholders, definição de técnicas e métodos de análise de negócio, e o plano para o gerenciamento e matriz de rastreabilidade de requisitos de negócio e de sistema.
Elicitação
(Elicitation)
Essa área de conhecimento da análise de negócios tem como principal responsabilidade definir a forma com a qual os analistas de negócio deverão interagir com os stakeholders durante as atividades de identificação dos problemas e requisitos de negócio.
Gerenciamento e Comunicação dos Requisitos
(Requirements Management and Communication)
Estabelece a dinâmica de de gerenciamento de divergências que possam ocorrer entre a equipe do projeto e os stakeholders, sejam originadas por conflitos entre regras de negócio, inviabilidades ou alteração de requisitos, cobertura de escopo, ou outros que pontualmente podem ocorrer.
O objetivo é garantir a proximidade e a integração entre o time do projeto e as partes interessadas, incluindo além dos stakeholders, também os patrocinadores, eventuais consultores, key-user de negócio, ou qualquer outro ator significativo para projeto ou para o negócio analisado.
Análise Corporativa
(Enterprise Analysis)
Caracteriza a maneira como os analistas de negócio faram a identificação dos problemas e das necessidades do negócio, de que forma serão realizados os entendimentos, o detalhamento de requisitos e regras de negócio, e a especificação da proposta solução para o problema de negócio
É ainda essa área do conhecimento que elabora o business case (em português: caso de negócio), realiza o estudo e a análise de viabilidade da solução para o negócio e para o produto, e especifica o escopo final da solução.
Análise de Requisitos
(Requirements Analysis)
Determina como os analistas farão o levantamento, e principalmente a priorização dos requisitos fornecidos (ou identificados indiretamente) pelos stakeholders e outros envolvidos no problema de negócio.
Estabelece ainda ações que permitam garantir a consonância e sintonia entre o time técnico de execução do projeto, analistas de negócios e requisitos, e as partes interessadas.
Avaliação e Validação da Solução
(Solution Assessment and Validation)
Dispõem a maneira como os analistas deverão analisar, de forma individual cada uma das concepções de solução propostas, avaliando a viabilidade para o negócio, a coerência da solução proposta e sua eficácia na resolução do problema de negócio original, ou então sua redução e limitação.
Técnicas de Análise de Negócios do BABOK v2
O Guia BABOK v2 elenca ainda técnicas específicas para a realização de cada uma das tarefas e atividades envolvidas durante os processos da análise de negócio.
No total são apresentadas e detalhadas 34 técnicas de análise de negócios e análise de requisitos, que abrangem todas as visões da análise de problema de negócio e proposição da respectiva solução.
Para conhecer cada um das 34 técnicas de análise de negócios do BABOK, leia o artigo 34 técnicas de Análise de Negócios do BABOK®, nele explicamos como e em que etapa da análise cada uma deve ser utilizada.
Detalhes do Guia BABOK v2
- Título: Um guia para o Corpo de Conhecimento de Análise de Negócios™ (edição v2)
- Autor: IIBA – International Institute of Business Analysis
- Editora: INTL Institute of Business Analysis
- Publicação no Brasil: 1º de março de 2011
- Idioma: português
- Páginas: 266
- Goodreads: BABOK v2
- Google Books: BABOK v2
- Compre na Amazon: BABOK v2
- Título original: A Guide to the Business Analysis Body of Knowledge™
- Publicação original: 31 de março de 2009
- Idioma original: inglês
- Tradução feita por: Claudio Kerber
- ISBN 13: 9780981129242
- ISBN 10: 0981129242
Clique no link abaixo para fazer o download do Guia PMBOK completo em PDF. Veja também outros livros e ferramentas que disponibilizamos gratuitamente para download.
Download BABOK v2 em Português (PDF)
A seguir disponibilizamos gratuitamente o download em PDF do Guia BABOK v2. Este material é destinado exclusivamente à estudantes e acadêmicos, para conhecimento e breve apreciação do conteúdo.
Guia BABOK v2 Português em PDF
Guia BABOK v2 Português em ePUB
Guia BABOK v2 Português em PPTx
Para qualquer uso diferente do educacional, você deve realizar a compra de seu exemplar físico ou digital. É possível ainda ter acesso licenciado associando-se ao IIBA, saiba mais clicando aqui.
Mais artigos sobre gestão de qualidade
O processo de análise de negócios envolve diversas etapas, atividades, métodos, ou até mesmos verdadeiros “ritos”.
Além daquilo que determina o BABOK existe uma infinidade de boas práticas, ferramentas, técnicas e conhecimentos que todo analista de negócios deve dominar durante o entendimento do problema e levantamento dos requisitos de negócio. Recomendamos a leitura dos seguintes artigos:
Boa tarde!
Parabéns pelo trabalho! Obrigado por compartilhar conhecimento.
Acabei de fazer um pix para apoiá-lo, e para que continue com este belo trabalho.
O download deste pdf está indisponível.
Olá Gulherme. Obrigado por sinalizar o problema. Acabamos de corrigir o problema, o download está disponível novamente, se preferir pode acessar diretamente o link: https://analisederequisitos.com.br/wp-content/uploads/2022/10/guia-babok-v2-portugues.pdf