
Dominar uma linguagem orientada a objetos, como Java não é o suficiente. Um bom engenheiro de software deve também possuir a habilidade de projetar sistemas de objetos robustos, escaláveis e fáceis de manter.
Você vai ler nesse artigo:
Utilizando UML e Padrões, de Craig Larman
O título completo do livro é “Utilizando UML e Padrões: Uma Introdução à Análise e ao Projeto Orientados a Objetos e ao Desenvolvimento Iterativo”, porém é popularmente conhecido apenas como “Utilizando UML e Padrões”, de Craig Larman.
A obra foi escrita especialmente para fornecer fundamentos de construção de sistemas usando a orientação a objetos através dos diagramas UML disponibilizados na versão 2.5 da linguagem.
Sendo assim, o livro oferece a estudantes e desenvolvedores um mapa detalhado de atividades para verificação de requisitos, análise, projeto e codificação.
Durante a fase do projeto, é dada ênfase às habilidades críticas necessárias para o projeto de responsabilidades e colaborações.
Os tópicos incluem: expressar modelos de análise e de projeto usando diagramas UML, uma notação diagramática que está se tornando padrão para sistemas orientadas a objetos.
Da mesma forma, aplicar padrões para atribuir responsabilidades e colaborações ao projeto, construir Representação de um relacionamento de casos de uso. projetar frameworks, mapear modelos de projeto para Java.
Detalhes do Livro
Utilizando UML e Padrões” de Craig Larman guia prático para aplicar UML e padrões de projeto em desenvolvimento de software.

- Título : Utilizando UML e Padrões
- Subtítulo: Uma Introdução à Análise e ao Projeto Orientados a Objetos e ao Desenvolvimento Iterativo
- Autor: Craig Larman
- Idioma Português
- Ano de Publicação: 2007
- Edição: 3
- Páginas: 696
- Editora: Bookman
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Sobre o autor Craig Larman
Larman é um cientista da computação, doutor em Ciência da Computação pela Simon Fraser University em Vancouver, British Columbia, com foco em inteligência artificial e linguagens de programação orientadas a objetos.
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Craig Larman é um cientista da computação especialista em métodos de desenvolvimento de sistemas orientado a objetos.
Craig trabalhou como desenvolvedor de software em APL, Lisp, Prolog e Smalltalk, e durante sua carreira explorou e elaborou métodos iterativos e evolutivos, mais tarde esses temas acabaram tornando-se o foco principal de seus serviços de consultoria.
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