O que é a engenharia de software e o que faz um engenheiro de software?
O que é a engenharia de software e o que faz um engenheiro de software?

A engenharia de software é uma área de de importância indiscutível no mundo do desenvolvimento de software e sistemas.

Os engenheiros de software se especializam em pesquisa, projeto, avaliação, integração e manutenção de aplicativos de software, grandes bancos de dados e software de telecomunicações. Eles são usados por consultorias de TI e serviços de TI (Tecnologia da Informação), por empresas de pesquisa e desenvolvimento de TI e pelas unidades de TI nos setores público e privado, ou podem ser freelancers.

A Engenharia de Software lida com processos de produção e metodologias de desenvolvimento visando a criação de sistemas de software e, portanto, propõe uma série de objetivos ligados ao desenvolvimento de software.

O principal objetivo de um engenheiro de software é projetar e desenvolver o software para que ele atenda aos requisitos necessários. A maioria dos engenheiros de software se especializa em campos como desenvolvimento de banco de dados e arquitetura.

Quais as atividades e responsabilidades de um engenheiro de software?

  • coletar e documentar solicitações de usuários e desenvolver especificações lógicas e físicas;

  • desenvolver dados, processos e modelos de rede para otimizar a arquitetura e avaliar o desempenho e a confiabilidade dos projetos;

  • planejar, projetar e coordenar o desenvolvimento, instalação, integração e operação de sistemas de informação;

  • escolha a linguagem de programação mais apropriada e identifique a estrutura de desenvolvimento a ser usada para acelerar todo o processo;

  • considere a integração entre plataformas;

  • escrever um código eficiente e verificável para o sistema de software;

  • preparar testes automatizados para serem conduzidos de acordo com o modelo Test-Driven Development (TDD), no qual o programador realiza testes e programas ao mesmo tempo, tornando o processo muito mais eficiente e menos demorado; [2]

  • conduzindo ambos os testes funcionais, para ter certeza de que tudo está funcionando corretamente e testando o “UAT” (um processo que verifica se as soluções são adequadas para o usuário) para garantir que o produto esteja em total conformidade com as necessidades do usuário final;

  • executar mais verificações de integração para garantir que o produto novo ou renovado integre-se adequadamente aos outros sistemas.

  • supervisionar e contribuir para o desenvolvimento do projeto em todas as suas fases:

  • dirigir, coordenar e supervisionar as equipes de TI durante o desenvolvimento do software e do sistema integrado de informações e outros sistemas de controle.

  • Avaliar, testar, resolver problemas, documentar, atualizar e desenvolver procedimentos de manutenção para sistemas operacionais, ambientes de comunicação e aplicativos:

  • documentar todos os aspectos e detalhes do aplicativo ou sistema como referência para futuras manutenções e atualizações.

  • Desenvolver e administrar bancos de dados para pesquisar e acumular uma grande quantidade de informações durante o desenvolvimento de software.

  • Favorecer melhorias contínuas através da busca por alternativas e tecnologias.

  • Identifique e resolva os erros apresentados pelo software desenvolvido após sua correta implementação.

Como é o mercado de trabalho da engenharia de software? E quanto ganha um engenheiro de software?

Para entrar neste campo, o candidato precisa de uma licenciatura em Engenharia de Software ou Engenharia da Computação, Ciências Aplicadas, Ciência da Computação, Tecnologia da Informação, Física ou Matemática. Em qualquer caso, a engenharia de software é uma carreira que requer habilidades específicas, como poder programar computadores e ter experiência com sistemas de computador.

 

[color-box color=”green”]

Está querendo mais detalhes sobre a definição de requisitos de software? Ou então quer conhecer melhor as técnicas de levantamento de requisitos? 

[/color-box]

Todos os candidatos a empregos neste campo devem ser competentes em ciências da computação. Além de estruturas de dados e algoritmos, aplicativos móveis e bancos de dados e ter um bom conhecimento de inglês.

Alguns engenheiros de software optam por trabalhar em uma área diferente da ciência da computação, como análise de sistemas, gerenciamento de projetos ou consultoria de TI.

Outros se tornam empreendedores independentes e trabalham por conta própria para diferentes clientes. No entanto, engenheiros de software não se limitam às posições acima mencionadas, há de fato, uma ampla gama de oportunidades de trabalho para aqueles que possuem este título. Engenheiros de software são frequentemente contratados por empresas da Web, empresas de alta tecnologia, agências governamentais, instituições de saúde, empresas industriais e militares.

Os engenheiros de software geralmente trabalham cinco dias por semana durante o horário de expediente, embora às vezes possam ter que fazer horas extras para cumprir os prazos.

 

Previous articleLIVRO – UTILIZANDO UML E PADRÕES – CRAIG LARMAN
Next articleCurso Grátis ONLINE: Linguagem de Modelagem Unificada (UML)
Chico Alff é o nome da persona de batalha de Francilvio Roberto Alff. Paranaense apaixonado por São Paulo, possui formação em Engenharia de Software, Análise e Desenvolvimento de Sistemas para Internet, iniciou também uma jornada acadêmica em História e Língua italiana, aventura essa que não foi concluída - ainda! Atualmente é acadêmico do curso de Engenharia Civil - Como é possível combinar a paixão por Computadores com a Divina Comédia e principalmente tijolos... por TIJOLOS!!! Frequentou os bancos acadêmicos tanto no Brasil quando na Itália, precisamente na Università degli Studi di Verona. Trabalha com  desenvolvimento de software desde 2010, tendo lançado âncora no mar da Análise de Requisitos, Análise de Negócios e Gerenciamento de Projetos, com experiência em projetos para a administração pública, sistemas de ERP, contábil e fiscal. Da mesma forma como um malabarista, tenta milagrosamente manter o portal www.AnálisedeRequisotos.com.br como prova de sua paixão pelo mundo da engenharia de software.