Arquitetura de Software
Estudantes de cursos e graduações relacionados à tecnologia, e os profissionais que trabalham com desenvolvimento de sistemas já estão acostumados com o termo “Arquitetura de Software”, afinal é essa disciplina a responsável por analisar, elaborar e arbitrar os aspectos e requisitos técnicos (não confundir com requisitos funcionais e não funcionais do sistema), linguagens e tecnologias específicas que o projeto deverá seguir e respeitar.
As atividades de um arquiteto de software são amplas, e suas interações envolvem a comunicação com stakeholders, analistas de negócio, Scrum masters e product owners, de demais envolvidos no ciclo de vida do projeto.
Se você é um xiita dos frameworks e metodologias ágeis (de gerenciamento e desenvolvimento) pode estar pensando que esse papel ficou no passado e se restringe aos modelos cascata ou RUP, certo? Ledo engano, a figura de um arquiteto de sistemas (atualmente é comum ouvirmos o termo “arquiteto de solução”) continua indispensável mesmo em times que utilizam a metodologia Scrum, por exemplo.
Suas responsabilidades principais são relacionadas a definição e detalhamento de recursos tecnológicos, sejam eles referentes à linguagem de programação utilizada, formatos e protocolos de comunicação, utilização de serviços distribuídos, modelos de distribuição e garantia entre outros.
-
Livro: “Entendendo Algoritmos” de Aditya Bhargava (PDF)
Entendendo Algoritmos" de Aditya Y. Bhargava oferece uma abordagem simplificada e ilustrada para aprender algoritmos, abrangendo desde conceitos básicos até desafios avançados como compressão de dados e inteligência artificial. Com mais de 400 imagens detalhadas e exemplos em Python, o…
-
Livro “Arquitetura Limpa” de Robert C. Martin (PDF)
Arquitetura Limpa: O Guia do Artesão para Estrutura e Design de Software," escrito por Robert C. Martin, representa uma obra de referência obrigatória para arquitetos de software em busca de aprimoramento profundo.
-
Livro “Código limpo: habilidades práticas do Agile software” (PDF)
Conheceremos as lições de Robert C. Martin sobre a criação de código limpo, fácil de manter e aprimorar. Aprenda a escolher nomes significativos, organizar seu código eficazmente e praticar a refatoração constante. Explore os princípios de design de software e…
-
Livro “UML 2: Uma Abordagem Prática” Gilleanes Guedes (PDF)
O livro "UML 2 - Uma Abordagem Prática", escrito por Gilleanes T. A. Guedes, é um guia completo sobre a aplicação da Unified Modeling Language (UML) 2 na engenharia de software. Com uma abordagem prática e acessível, o autor apresenta…
-
Livro “Engenharia de Software Moderna” de M. Tulio Valente (PDF)
O livro “Engenharia de Software Moderna” pode ser a resposta para isso, ou pelo menos, para boa parte da solução. A obra de oferece uma visão e atualizada das práticas ágeis para o desenvolvimento de software. Engenharia de Software Moderna…
-
Livro “Engenharia de Software” de Pressman e Maxim (PDF 8ª ed)
O livro “Engenharia de Software” de Roger S. Pressman e Bruce Maxim é uma referência essencial na engenharia de software, abordando desde os conceitos básicos até as mais avançadas técnicas de desenvolvimento. O livro destaca-se por sua abordagem prática e…
-
Diagramas UML: O que são? Conheça os 14 tipos
Neste artigo apresentaremos os 14 diagramas UML da versão 2.5, explicando de forma breve e objetiva a função de cada um, qual e quando utilizar cada um dos diagramas. O que são diagramas UML, e para que servem? Se você…
-
Livro “Engenharia de Sistemas para Leigos” (PDF)
Produtos inteligentes estão em toda parte. Eles rastreiam os seus pacotes, controlam os semáforos, pilotam aviões, e o orientam para chegar ao seu destino. Eles estão no coração dos sistemas e serviços que você usa todo dia - de smartphones…
-
Infográfico: Engenharia de software fácil
Como funciona o desenvolvimento de software? Esta pergunta é repetida religiosamente por todos que iniciam seus primeiros passos no mundo do desenvolvimento de software e outros projetos de software. O que é engenharia de software? Mas afinal, como podemos definir de…
-
O que MVVM? Entenda o Model-View-ViewModel
MVVM é um padrão de design para separar interface, lógica e dados em softwares. A View é a interface gráfica, a ViewModel liga a View à Model, que contém a lógica e os dados. O que é MVVM – Model…