Conheça as melhores técnicas de levantamento de requisitos, que são utilizadas pelos melhores analistas no Brasil. Preparamos cuidadosamente um TOP 5 das Melhores Técnicas de Levantamento de Requisitos.
Técnicas de análise de requisitos
O processo de levantamento dos requisitos de software (funcionais e não funcionais) é a principal responsabilidade da Análise de Requisitos (também chamada de Engenharia de Requisitos). Esta atividade é imprescindível e determinante para o sucesso de um projeto de desenvolvimento de software.
Como fazer o levantamento de requisitos?
Em um projeto de desenvolvimento de software, é de responsabilidade desta disciplina investigar e entender o real o problema ou “dor do cliente” e conceber uma possível solução inicial que atenda as necessidades do negócio através de características e funcionalidades de um sistema.
Após a realização do entendimentos inicial e com uma abstração geral da solução do problema, é realizada a especificação dos requisitos. Neste momento os requisitos de sistema são identificados e categorizados como requisitos funcionais e não funcionais.
O detalhamento dos requisitos (para saber mais sobre todas as atividades existentes na análise de requisitos clique aqui e leia nosso artigo sobre as etapas da análise de requisitos) é feito em um artefato específico para este fim, que é denominado de “documento de especificação de requisitos“. Faça o download aqui o download do exemplo de documento de especificação de requisitos.
As fases de atuações da Análise de Requisitos costumam se estender por todo o ciclo de vida de um projeto de software, desde a concepção e entendimento, até a entrega final do projeto concluído – o sonho de qualquer gerente de projetos.
Durante a levantamento de requisitos, o analista tem à sua disposição uma série de recursos, métodos e técnicas de levantamento dos requisitos.
A análise de requisitos de uma empresa de desenvolvimento de software deve ainda possuir instrumentos específicos para a documentação e detalhamento dos requisitos de sistema e regras de negócio.
A forma, método e as ferramentas utilizadas é escolha particular de cada analista (é claro que existem equipes onde as ferramentas, técnicas de análise de requisitos e artefatos a serem utilizados sejam já definidos e documentados).
Técnicas de levantamento de requisitos
Saber como realizar da maneira eficaz a etapa de análise de requisitos em um projeto de desenvolvimento de software é fundamental. O método ou técnica ideal depende das características e particularidades de cada projeto.
Mas quais são as técnicas de levantamento de requisitos mais eficientes e assertivas atualmente? Debatemos com nossos especialistas e consultamos nossos associados através de uma enquete livre, e após refinarmos essas informações, identificamos as cinco mais importantes e utilizadas.
- Observação do cenário
- Entrevista com stakeholder
- Workshop de requisitos
- Teste de mesa
- Estudo de mercado
A seguir explicamos cada uma das 5 técnicas de levantamento de requisitos, como funcionam, em quais situações cada uma delas deve ser utilizada, quando não são recomendadas e apresentamos alguns exemplos.
1 – Observação do cenário
A observação do cenário é quase sempre a primeira técnica utilizada para levantar os requisitos de negócio e de software. É uma atividade simples, mas exige uma altíssima atenção do analista.
Durante a observação, o analista deve verificar e entender o cenário do negócio e os domínios do usuário final. Ainda durante esta tarefa, é necessário entender e mapear os processos de software e negócio, fluxos de trabalho, artefatos de entrada e de saída durante a utilização do sistema.
A documentação do quanto foi observado, pode ser feita em rascunhos, anotações, post-it ou até em um documento inicial de requisitos, que com o progresso da análise será unido aos demais artefatos gerados.
2 – Entrevista com stakeholders
Entrevistar os stakeholders (interessados finais, usuários, patrocinadores) do projeto deve ser uma das primeiras ações durante análise de requisitos.
Como o nome da técnica já diz, trata-se de entrevistar os envolvidos diretos, seja com o software ou com o negócio.
O objetivo é identificar o problema principal, processos de negócio envolvidos e as demais necessidades do projeto.
As perguntas podem ser de contexto livre, como um simples bate papo para conhecer a realidade do cliente. Podem ser objetivas, buscando ponderar segundo critérios específicos da situação quais necessidades são as mais importantes.
É válido lembrar que durante as entrevistas, o analista deve gravar, anotar ou documentar as respostas do stakeholder, assim possibilitando a posterior geração de artefatos de requisitos detalhados, diagramas UML, casos de uso, histórias de usuário e até mesmo protótipos de interfaces e de comportamento esperado para o sistema.
3 – Workshop de requisitos
A técnica de workshop de requisitos pode ser entendida como uma entrevista, ou reunião composta dois ou mais analistas e um grupo de stakeholders.
Durante um Workshop de Requisitos deve ser estimulada a interação entre os stakeholders e os analistas e entre os próprios stakeholders ou interessados.
Assim como um brainstorming, é possível que os interessados esclareçam e detalhem suas necessidades. Além de funcionalidades que gostariam que o sistema possuísse.
Estas informações levantadas com os atores que interagem diretamente o negócio e com o problema a ser resolvido, deverão produzir uma série de requisitos para o sistema.
Tais requisitos identificados podem ser categorizados como “requisitos funcionais” ou “requisitos não funcionais“, e devem ser documentados conforme o processo ou metodologia seguida no projeto em questão.
Se ainda não está claro para você o que são requisitos funcionais e requisitos não funcionais
É claro que estas informações deveram ser categorizadas e priorizadas, verificando se realmente são necessárias, se são viáveis tecnicamente e comercialmente e se não fogem do escopo do projeto.
4 – Testes de mesa
Os testes de mesa são mais utilizados durante a análise de teste e testes. Porém, ela é também utilizada durante o processo de análise de requisitos para verificar a conformidade de uma funcionalidade.
-
TOP 5: técnicas de Levantamento de Requisitos: Técnicas de análise de requisitos 4: Testes de Mesa - A forma mais simples de realizar um teste de mesa é seguir o fluxo proposto de uma funcionalidade ou grupo de funcionalidades do software, considerando todas a possibilidades possíveis, até chegar ao fim do fluxo.
Os testes de mesa são muito úteis para identificar problemas com os requisitos funcionais, antes mesmo que sejam implementados, evitando assim retrabalho e oneração de recursos.
5 – Estudo de mercado
Estudar o mercado e as soluções concorrentes é uma ótima técnica de análise de requisitos para “aprender com que já fez antes”. ATENÇÃO: Não trata-se de copiar ou plagiar uma solução.
O estudo de mercado busca entender e conhecer quais soluções já existem para o problema. Mas principalmente como oferecer uma solução ainda mais eficiente e eficaz, com o menor custo e tempo possíveis.
Entenda melhor o que são requisitos de software
Se você já é um profissional experiente na área de engenharia de requisitos, então estas cinco técnicas de análise de requisitos não são nenhuma novidade para você.
Porém se está entrando no mundo da engenharia de software agora, vale muito a pena estudar e dominar essas técnicas de análise de requisitos.
O pessoal do TI ESPECIALISTAS também preparou um ótimo conteúdo sobre o levantamento de requisitos de software.
Você precisa fazer log in para comentar.