O que são requisitos de software

O que são requisitos de software? Esta dúvida é comum entre estudantes e profissionais que estão ingressando na área de desenvolvimento de software e tecnologia.

Entenda o que são os requisitos de software

Em grande linha, um projeto de software pode contar com um variado número de “sub-equipes”, cada qual expert em uma das disciplinas da engenharia de software.

Podemos afirmar que um bom projeto deve minimamente possuir ao menos uma equipe de planejamento e gestão, uma responsável pela análise de requisitos, uma pela análise de negócios, uma pela arquitetura de software e banco de dados, uma equipe de desenvolvedores, e obviamente uma equipe de análise de teste.

A análise de requisitos é conhecida também por outros nomes, variando segundo o país, instituição acadêmica ou corpo de pesquisadores científicos, os mais comuns são:

  • Engenharia de requisitos de software
  • Análise de requisitos
  • Levantamento de requisitos de software
  • Análise estrutural de sistemas e softwares
  • Especificação de requisitos
  • Requerimentos de software

Qual a importância da análise de requisitos?

Se na Engenharia de Software existe uma opinião unânime entre gerentes de projetos (project manager) e gerentes de produto (product owner) quanto a importância fundamental da análise de requisitos.

Um processo de análise de requisitos falha, onde os requisitos de software não são identificados, entendidos e documentados de forma precisa e correta compromete todo o projeto. Um dos maiores pesadelos dos gerentes de projeto é entregar uma funcionalidade que não atende à necessidade de negócio de seu cliente final.

Comumente chamamos de “não aderência”, e tem como consequência um grande refluxo de atividades e retrabalho, além de diminuição da lucratividade do projeto.

O que são os requisitos de software, e quais são os 8 principais erros que comprometem o sucesso de seu projeto.

Está querendo mais detalhes sobre a definição de requisitos de software? Ou então quer conhecer melhor diagramas uml, casos de uso e como documentar os requisitos do seu projeto de software?

Problemas no desenvolvimento de software

Vamos exemplificar a dimensão e gravidade das consequências dos problemas envolvendo um processo análise de requisitos de software incorreta.

Abaixo, estão informações levantadas por uma pesquisa acadêmica científica realizada na COPPE – UFRJ em 2016. (O trabalho referenciado, cita os principais motivos do fracasso de um projeto de desenvolvimento de sistema.)

Principais falhas e problemas em projetos de desenvolvimento de software.

Dentro do universo estudado pelos pesquisadores da UFRJ, o ranking dos principais problemas que comprometem o desenvolvimento de um software é liderado por um fator de competência da engenharia de requisitos: requisitos incompletos ou mal elaborados.

A quarta e a sexta posições também são pertinente à esta área: expectativas irreais, e mudança nos requisitos.

  1. Requisitos incompletos;
  2. Falta de envolvimento dos usuários finais;
  3. Falta de recursos;
  4. Expectativas Irreais;
  5. Falta de apoio executivo;
  6. Mudança nos requisitos;
  7. Falta de planejamento – falhas de gestão;
  8. Sistema não mais necessário;

Se agruparmos os fatores segundo sua área de competência, temos então um panorama macro que reflete quanto crítica pode ser uma análise de requisitos deficiente e falha. Dentre os oito critérios de falha citados acima, 39.8% são de responsabilidade da análise de requisitos.

Gráfico: Ambientes de competência onde falhas e problemas ocorrem durante projetos de desenvolvimento de software. 39,8% dos problemas ocorrem durante a análise de requisitos.

É inegável que falhas e erros durante o levantamento dos requisitos de software e também análise de negócio geram enormes perdas monetárias, além de comprometer acordos comerciais com clientes e a entrega de funcionalidades planejadas.

De forma superficial, podemos dizer que mais de 1/3 dos problemas e falhas relacionados, poderiam ter sido evitados se o entendimento e a especificação de requisitos fosse eficaz.

Conheça e aprenda mais sobre o processo de gerenciamento de projetos e análise de requisitos de software. Recomendamos a leitura dos seguintes artigos:

Paranaense com alma paulistana e coração italiano. Bacharel em Engenharia de da Computação (Laurea magistrale in Ingegneria e Scienze Informatiche) pela Università degli Studi di Verona, Técnologo em Sistemas para Internet. Iniciou também uma licenciatura em História Italiana e Letras Clássicas pela Università di Bologna, aventura que infelizmente não foi concluída. Atualmente é acadêmico do curso de Engenharia Civil na Faculdade Mater Dei. Trabalha com desenvolvimento de software desde 2010, especializou-sem em Engenharia de Requisitos, Análise de Negócios e Gerenciamento de Projetos. Ao longo de sua carreira autou em projetos para a administração pública, sistemas de ERP, processamento distruibuído e inteligência artificial.

2 COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile