Relatório de lições aprendidas

Após o termino de um projeto é preciso respirar fundo, identificar com cuidado os altos e baixos durante todo o processo, quais foram os motivos que levaram às crises, e quais foram os fatores das entregas de sucesso, dos times vitoriosos.

1246
O termo
O termo "Lições Aprendidas" é um assunto intimamente ligado com a qualidade de um processo, e nas metodologias de melhoria contínuas aplicadas.

O uso do relatório de lições aprendidas do projeto está intimamente ligado com a garantia da qualidade de  execução de um projeto e também nas metodologias de melhoria contínuas aplicadas.

O que é um relatório de lições aprendidas?

O Instituto de Gerenciamento de Projetos – PMI, através do PMBOK define o conceito de lições aprendidas como o aprendizado obtido com o processo de execução do projeto.

As lições aprendidas formalmente são normalmente realizadas durante o encerramento do projeto, próximo à conclusão do projeto. No entanto, uma lição aprendida pode ser identificada e documentada a qualquer momento do ciclo de vida do projeto.

O objetivo de documentar as lições aprendidas é compartilhar e usar o conhecimento derivado da experiência para:

  • Promover a recorrência de resultados desejáveis.
  • Impedir a recorrência de resultados indesejáveis.

Na prática, as lições aprendidas incluem os processos necessários para identificação, documentação, validação e disseminação do know how adquirido com elas.

A utilização e incorporação desses processos inclui a identificação de uma lição, sua aplicabilidade e como realizar o seu registro no artefato específico.

Arquivamento das lições aprendidas, a distribuição para o pessoal apropriado, a identificação das ações que serão tomadas como resultado da lição aprendida e o acompanhamento para garantir a adequação adequada. ações foram tomadas.

Como usar um relatório de lições aprendidas.

Para a implementação e o uso do relatório de lições aprendidas, é necessário realizar um trabalho de inclusão e participação de toda a equipe, para que todos tenham conhecimento sobre sua importância.

A criação e documentação do relatório pode ser feito utilizando um artefato textual, como o modelo que produzimos. É possível entretanto, criar e manter o relatório de lições aprendidas do projeto utilizando uma ferramenta ou aplicativo de gerenciamento de projetos.

Se sua equipe ainda não adotou uma ferramenta para auxiliar na gestão dos projetos, ou se a atual não atende às necessidades do time, preparamos um top 7 dos sete melhores aplicativos de gerenciamento de projetos.

Relatório de lições aprendidas: devem ser realizadas as adaptações  e ajustes necessários conforme a realidade de seu projeto, seja ele um projeto de desenvolvimento de software ou um projeto de construção civil.
Relatório de lições aprendidas: devem ser realizadas as adaptações  e ajustes necessários conforme a realidade de seu projeto, seja ele um projeto de desenvolvimento de software ou um projeto de construção civil.

Um software de gestão pode contribuir nesse sentido. Se a equipe estiver discutindo uma campanha de marketing, por exemplo, pode ser tomado como base o relatório financeiro com o fluxo de caixa gerado pelo programa.

Se muitas pessoas compraram no período de execução da campanha, a estratégia foi um sucesso e conseguiu impulsionar as vendas da empresa. Mas o mesmo não pode ser concluído caso o fluxo de caixa se mantenha na mesma situação.

Lembramos aos gerentes de projetos, que devem ser realizadas as adaptações  e ajustes necessários conforme a realidade de seu projeto, seja ele um projeto de desenvolvimento de software ou um projeto de construção civil.

Download do modelo de relatório de lições aprendidas.

Faça agora gratuitamente o download do modelo de relatório de lições aprendidas elaborados pela equipe do portal Análise de Requisitos. Disponibilizamos o modelo do relatório nas versões PDF, Microsoft Word e Google Docs.

Você também precisa ler!

Recomendamos também que você leia os artigos sobre gerenciamento de projetos que já foram publicados aqui no portal Análise de Requisitos. Sugerimos a leitura do seguinte conteúdo:

Paranaense com alma paulistana e coração italiano. Bacharel em Engenharia de da Computação (Laurea magistrale in Ingegneria e Scienze Informatiche) pela Università degli Studi di Verona, Técnologo em Sistemas para Internet. Iniciou também uma licenciatura em História Italiana e Letras Clássicas pela Università di Bologna, aventura que infelizmente não foi concluída. Atualmente é acadêmico do curso de Engenharia Civil na Faculdade Mater Dei. Trabalha com desenvolvimento de software desde 2010, especializou-sem em Engenharia de Requisitos, Análise de Negócios e Gerenciamento de Projetos. Ao longo de sua carreira autou em projetos para a administração pública, sistemas de ERP, processamento distruibuído e inteligência artificial.

1 COMENTÁRIO