
O uso do relatório de lições aprendidas do projeto está intimamente ligado com a garantia da qualidade de execução de um projeto e também nas metodologias de melhoria contínuas aplicadas.
O que é um relatório de lições aprendidas?
O Instituto de Gerenciamento de Projetos – PMI, através do PMBOK define o conceito de lições aprendidas como o aprendizado obtido com o processo de execução do projeto.
As lições aprendidas formalmente são normalmente realizadas durante o encerramento do projeto, próximo à conclusão do projeto. No entanto, uma lição aprendida pode ser identificada e documentada a qualquer momento do ciclo de vida do projeto.
O objetivo de documentar as lições aprendidas é compartilhar e usar o conhecimento derivado da experiência para:
- Promover a recorrência de resultados desejáveis.
- Impedir a recorrência de resultados indesejáveis.
Na prática, as lições aprendidas incluem os processos necessários para identificação, documentação, validação e disseminação do know how adquirido com elas.
A utilização e incorporação desses processos inclui a identificação de uma lição, sua aplicabilidade e como realizar o seu registro no artefato específico.
Arquivamento das lições aprendidas, a distribuição para o pessoal apropriado, a identificação das ações que serão tomadas como resultado da lição aprendida e o acompanhamento para garantir a adequação adequada. ações foram tomadas.
Como usar um relatório de lições aprendidas.
Para a implementação e o uso do relatório de lições aprendidas, é necessário realizar um trabalho de inclusão e participação de toda a equipe, para que todos tenham conhecimento sobre sua importância.
A criação e documentação do relatório pode ser feito utilizando um artefato textual, como o modelo que produzimos. É possível entretanto, criar e manter o relatório de lições aprendidas do projeto utilizando uma ferramenta ou aplicativo de gerenciamento de projetos.
Assim como as principais ferramentas da qualidade, o documento de lições aprendidas é um artefato que exige baixo custo de implantação, e sua curva de aprendizagem e aderência é modesta.
Se sua equipe ainda não adotou uma ferramenta para auxiliar na gestão dos projetos, ou se a atual não atende às necessidades do time, preparamos um top 7 dos sete melhores aplicativos de gerenciamento de projetos.

Um software de gestão pode contribuir nesse sentido. Se a equipe estiver discutindo uma campanha de marketing, por exemplo, pode ser tomado como base o relatório financeiro com o fluxo de caixa gerado pelo programa.
Se muitas pessoas compraram no período de execução da campanha, a estratégia foi um sucesso e conseguiu impulsionar as vendas da empresa. Mas o mesmo não pode ser concluído caso o fluxo de caixa se mantenha na mesma situação.
Lembramos aos gerentes de projetos, que devem ser realizadas as adaptações e ajustes necessários conforme a realidade de seu projeto, seja ele um projeto de desenvolvimento de software ou um projeto de construção civil.
Download do modelo de relatório de lições aprendidas.
Faça agora gratuitamente o download do modelo de relatório de lições aprendidas elaborados pela equipe do portal Análise de Requisitos. Disponibilizamos o modelo do relatório nas versões PDF, Microsoft Word e Google Docs.
- [gDocs] Modelo de documento de aprendidas do projeto
- [DOCX] Modelo de documento de aprendidas do projeto
- [PDF] Modelo de documento de aprendidas do projeto
- [ODT] Modelo de documento de aprendidas do projeto
Você também precisa ler!
Recomendamos também que você leia os artigos sobre gerenciamento de projetos que já foram publicados aqui no portal Análise de Requisitos. Sugerimos a leitura do seguinte conteúdo: