Gerenciamento de projetos O que é EAP, Estrutura Analítica do Projeto – EAP ou WBS?

O que é EAP, Estrutura Analítica do Projeto – EAP ou WBS?

Entenda por que a EAP é fundamental para o sucesso de um projeto

Entenda o que é uma EAP ou estrutura analítica do projeto, em inglês chamada de WBS.

Em gerenciamento de projetos, o que é uma EAP? EAP significa ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO, e consiste em uma técnica utilizada no gerenciamento projetos. Seu funcionamento consiste basicamente em dividir o escopo geral de um projeto em itens menores e de baixa complexidade, possibilitando assim que seu gerenciamento e controle se torne mais fácil. 

Quais são as regras e técnicas para criar uma EAP de forma correta e que reflita a visão geral do projeto? Preparamos um roteiro objetivo para explicar de forma simples os segredos de como criar uma EAP eficiente de forma simples e rápida (estrutura analítica de projeto).

A Estrutura Analítica do Projeto segundo a Wikipedia

A Estrutura Analítica de Projetos (EAP), do Inglês, Work breakdown structure (WBS) é um processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis. É estruturada em árvore exaustiva, hierárquica (de mais geral para mais específica) orientada às entregas, fases de ciclo de vida ou por sub-projetos (deliverables) que precisam ser feitas para completar um projeto.” – Fonte: Wikipédia;

Para garantir o sucesso do desenvolvimento de um projeto, é necessário analisar de forma detalhada cada uma das suas fases, etapas ou interações. Projetos complexos normalmente preveem numerosas atividades, o que faz com que o planejamento seja indispensável para sua execução.

Com o objetivo de auxiliar no gerenciamento e controle de todas as atividades envolvidas em um projeto temos à disposição o artefato EAP (estrutura analítica do projeto), em inglês WBS.

A metodologia motriz por trás desta técnica é a ideia de “decomposição estrutural do projeto”. Veja uma EAP como uma visão geral do projeto, porém detalhada ao nível de cada marco, interação ou atividade imprescindível para a obtenção do escopo do projeto.

O uso de uma EAP não se restringe somente à projetos de desenvolvimento de software. É comum utilizar este recurso em diversos segmentos, como:

  • Projetos de construção civil;
  • Projetos de gerenciamento de eventos;
  • Projetos de linhas de produção;
  • Projetos de produção de conteúdo;
  • ETC;

A EAP fornece grande auxílio para o gerente de projetos – project manager responsável, dando melhores condições para a análise das dimensões, complexidades e impactos de cada uma das etapas.

[su_divider text=”Voltar para o topo” divider_color=”#93a0f8″ link_color=”#204b73″ size=”2″ margin=”35″]

Infográfico: o que é uma EAP?

Para ajudar no entendimento total dos principais itens e características de uma estrutura analítica do projeto, elaboramos este infográfico.

Infográfico: principais características de uma estrutura analítica do projeto – EAP – WBS. Como o uso de uma EAP pode salvar seu projeto de desenvolvimento.

A organização visual de uma WBS (EAP – estrutura analítica do projeto) segue a lógica padrão de relacionamento de hierarquia, onde determinado tópico de atividade pode derivar outro item secundário, e este mesmo outro item. Os níveis de hierarquia de uma EAP não são determinados, sendo sua profundidade variável conforme a necessidade específica  no escopo de cada projeto.


Não ignore a importância do dicionário EAP 

O dicionário EAP é um documento que fornece informações detalhadas sobre cada um dos itens planejados, suas entregas, atividades secundárias e cronograma.


Estrutura analítica do projeto,
uma visão completa

Uma EAP construída de forma correta é capaz de fornecer ao gerente de projetos uma visão completa do projeto com detalhes cruciais de cada uma das entregas.


Identifique claramente quais são os objetivos do projeto

A identificação clada dos objetivos principais de um projeto e de suas principais entregas garante que o detalhamento de uma EAP seja possível. Se os objetivos do projeto não forem claros, a EAP sera falha.


Como fazer a EAP
de um serviço

Quando um projeto, seja ele de software ou não, prevê a utilização ou consumo de um serviço interno ou externo, é recomendado, tratar cada um desses serviços como uma entrega individual do projeto.

[su_divider text=”Voltar para o topo” divider_color=”#93a0f8″ link_color=”#204b73″ size=”2″ margin=”35″]


Como fazer uma EAP
– Estrutura analítica do projeto

Antes de iniciar a criação de uma WBS, é necessário que o gerente de projetos tenha clareza quanto ao escopo do projeto e ao objetivo principal que deve ser alcançado.

É possível representar um modelo de Estrutura Analítica do Projeto,  EAP  de duas formas:

  • Mapa EAP: representação gráfica em forma de árvore de hierarquia;
  • Descritiva: de forma textual e organizada por numeração e sub-numeração;

Para entender como estruturar uma EAP ou WBS de forma correta, leia o artigo Como representar uma EAP de forma gráfica e descritiva“.

 

Paranaense com alma paulistana e coração italiano. Bacharel em Engenharia de da Computação (Laurea magistrale in Ingegneria e Scienze Informatiche) pela Università degli Studi di Verona, Técnologo em Sistemas para Internet. Iniciou também uma licenciatura em História Italiana e Letras Clássicas pela Università di Bologna, aventura que infelizmente não foi concluída. Atualmente é acadêmico do curso de Engenharia Civil na Faculdade Mater Dei. Trabalha com desenvolvimento de software desde 2010, especializou-sem em Engenharia de Requisitos, Análise de Negócios e Gerenciamento de Projetos. Ao longo de sua carreira autou em projetos para a administração pública, sistemas de ERP, processamento distruibuído e inteligência artificial.

Sair da versão mobile