Scrum: metodologia ágil de desenvolvimento

Conheça a metodologia Scrum e saiba como ela pode ajudar o seu time de desenvolvimento.

Há alguns anos o Scrum já é uma figurinha conhecida nas empresas de desenvolvimento de software, mas como funciona e quais são os papéis dentro de uma equipe de desenvolvimento ágil  SCRUM? Conheça cada um deles e entenda suas responsabilidades.

Um SCRUM TEAM (time de desenvolvimento SCRUM, en português) é composto por três diferentes personagens, cada qual possui atividades, responsabilidades e limites de ação específicos.
Um SCRUM TEAM (time de desenvolvimento SCRUM, en português) é composto por três diferentes personagens, cada qual possui atividades, responsabilidades e limites de ação específicos.

O que é a Metodologia Ágil Scrum?

Um SCRUM TEAM (time de desenvolvimento SCRUM, en português) é composto por três diferentes personagens, cada qual possui atividades, responsabilidades e limites de ação específicos.

Através desses três diferentes papéis, uma equipe de desenvolvimento ágil SCRUM composto por profissionais com um sólido nível de maturidade, busca alcançar o estado de auto-gerenciamento (o Santo Graal de todo agilista de plantão, seja ele novato ou experiente na metodologia SCRUM). Uma vez que o time seja autônomo em seu gerenciamento, as distrações e principalmente as interferências externas são reduzidas consideravelmente, tornando o planejamento mais assertivo e aumentando a produtividade da equipe.

Como funciona o Scrum?

Esta metodologia de desenvolvimento ágil divide opiniões desde que começou a se implementada no Brasil.

O que é Scrum e como funciona um time Scrum?
O que é Scrum e como funciona a a metodologia Scrum?

O conceito, cerimônias e aplicação provoca reações extremas, ou amor pitoresco pela metodologia, ou então, ódio profundo por ela.

A relação de amor e ódio entre desenvolvedores e o Scrum na maioria das vezes é fruto apenas de mal entendidos quanto as cerimônias e suas exigências (daily meeting, good news, Sprint review…), vamos tentar esclarecer isso e acabar com o mal estar.

No artigo Quais são as cerimônias do Scrum? detalhamos como é composta e organizada uma Scrum Sprint, e quais são as cerimônias realizadas durante o ciclo de desenvolvimento

Como o Scrum é estruturado?

A principal característica do uso do Scrum no gerenciamento e no desenvolvimento de demandas de Software é, a forma como o projeto e suas tarefas são organizadas. No Scrum, um projeto ou demanda é dividida em blocos ou grupos de tarefas menores, chamadas de Sprint.

Na metodologia Scrum, assim como em todas as metodologias ágeis, a equipe de desenvolvimento é multifuncional e auto-organizada.
Na metodologia Scrum, assim como em todas as metodologias ágeis, a equipe de desenvolvimento é multifuncional e auto-organizada.

O que faz o Product Owner?

Podemos chamar o Dono do Produto carinhosamente de Porta-voz oficial do Cliente. O Product Owner é o responsável imediato por priorizar e organizar as demandas e necessidades do Backlog de Produto, e atribuír ao time de desenvolvimento (Development Team).

O que é o Scrum Team?

Na metodologia Scrum, assim como em todas as metodologias ágeis, a equipe de desenvolvimento é multifuncional e auto-organizada. Ao contrário das formas tradicionais de trabalho, não existe um Gerente de Projeto com autoridade sobre tudo e que decide tudo.

Conheça os 3 papéis do Scrum
O framework ágil de gerenciamento e desenvolvimento de projetos possui três papéis: Scrum Master, Product Owner e Scrum Team.

O que quero dizer é que se você tem uma equipe de pessoas capacitadas e preparadas, então faz sentido usar todo o potencial de cada uma dentro de suas próprias áreas de competência, dividindo as responsabilidades.

A vantagem é considerável se você pensar que, ao envolver mais pessoas, você remove o gargalo potencial de ter apenas uma pessoa chamada para visualizar e tomar decisões sobre todos os aspectos do projeto.
Pode-se dizer que em um time Scrum existe liderança compartilhada e ser um líder significa encontrar o problema e reunir as pessoas certas para resolvê-lo. Qualquer pessoa na equipe que tenha a capacidade de ver um problema com antecedência também tem a capacidade de liderar a solução.

O que é o backlog do produto?

Não somente no Scrum, mas em várias metodologias as demandas são organizadas e priorizadas em uma espécie de lista de espera, isso é o Product Backlog, ou simplesmente “Backlog”.

SCRUM e Agilidade: conheça a anatomia do backlog de produto.
O Backlog de Produto, na metodologia SCRUM e na filosofia da agilidade, é uma lista priorizada de funcionalidades e requisitos que guia o desenvolvimento do produto, sendo continuamente ajustado com base no feedback e nas mudanças nas prioridades.

No Backlog todas as solicitações, internas ou externas são analisadas (levantamento de requisitos funcionais e não funcionais inicial), priorizadas e então incluídas em uma Sprint.

 

Priorize o backlog alinhado com demandas reais.
A fim de garantir a continuidade do desenvolvimento, a priorização dos itens do backlog deve sempre estar alinhada com as demandas reais, mantendo um número mínimo de itens disponíveis para a criação de novas sprints.

A priorização das atividades, solicitação e funcionalidades obedece a critérios definidos pelo time ou pelo Scrum Master, sendo assim, não existe definição universal sobre como priorizar as atividades do Backlog.

Para conhecer melhor as técnicas de priorização do backlog de produtos, recomendamos a leitura do artigo Refinamento do backlog: como manter seu produto atualizado.

Como funciona o Sprint Planning?

O Sprint planning é uma reunião utilizada para definir e priorizar as atividades que faram parte da próxima sprint. Normalmente ela é conduzida pelo product owner e pelo scrum master.

No início de cada Sprint, acontece o Sprint Planning, onde a equipe seleciona suas tarefas em uma lista de atividades priorizadas (Product Backlog) e se compromete a concluir todas as atividades selecionadas até o final do Sprint.

O objetivo final não é concluir o máximo de atividades possível, mas produzir incrementos de software utilizáveis, alcançando o Objetivo do Sprint – ou seja, o objetivo que você deseja atingir durante a iteração.  Esse objetivo é acordado entre a equipe de desenvolvimento e o Product Owner.

Sprint Planning: Quantos dias dura um Sprint?

O Scrum é estruturado em ciclos chamados Sprints que duram de uma a quatro semanas, após o qual a equipe de desenvolvimento libera funcionalidades imediatamente testáveis.

“…Uma Sprint normalmente dura uma semana (sete dias), duas semanas (quinze dias) ou até mesmo um mês (trinta dias)…”

Uma Sprint pode conter inúmeras atividades, dependendo da estratégia do Scrum Master e da necessidade do projeto.

Uma Sprint pode durar de duas semanas (quinze dias) à quatro semanas (trinta dias). Em nenhum cenário é aceitável aumentar ou diminuir o tempo da interação de uma Sprint já iniciada.

Duração da Sprint Planning: 2 horas/semana sprint, revisão objetivos, estimativas histórias, plano ação

Recomenda-se que o Sprint Planning dure cerca de 2 horas para cada semana de duração da sprint. É crucial envolver toda a equipe para revisar objetivos, estimar histórias de usuário e criar um plano de ação detalhado.

Projetos com atividades de interação breve, como em times de manutenção, a Sprint costuma durar uma semana. Já em times que trabalham no desenvolvimento de um produto novo, sem legado, elas tendem a durar um mês.

Para entender melhor como é realizado o planejamento das interações (Sprints), nós publicamos o artigo Sprint Planning: Guia completo para um planejamento eficiente, onde detalhamos passo a passo como fazer um Sprint Planning de forma eficiente.

A execução de uma Sprint.

Cada membro do time Scrum atualiza o grupo diariamente através do Daily Stand-up ou Daily Scrum Meeting, um dos momentos mais subestimados mas a meu ver fundamental para obtermos a partilha plena de objetivos e resultados.

No início de cada Sprint, acontece o Sprint Planning, onde a equipe seleciona suas tarefas em uma lista de atividades priorizadas (Product Backlog) e se compromete a concluir todas as atividades selecionadas até o final do Sprint.
No início de cada Sprint, acontece o Sprint Planning, onde a equipe seleciona suas tarefas em uma lista de atividades priorizadas (Product Backlog) e se compromete a concluir todas as atividades selecionadas até o final do Sprint.

Muitas vezes acontece que durante o stand-up diário surgem ideias, problemas e possíveis dependências em relação a outras equipas (ou fornecedores). Se feita corretamente, essa cerimônia dura no máximo quinze minutos!

Ao final do Sprint a equipe libera o que foi concluído (Pronto), ou seja, tudo que atende a uma lista de requisitos pré-definidos (Definição de Pronto). Por exemplo, no caso de um aplicativo de software normal, pode significar uma funcionalidade integrada, funcional, testada e publicável.

O que é o Daily Meeting?

Como dito anteriormente, o Scrum possui uma série de cerimônias que se repetem diariamente, semanalmente, ou na conclusão de uma Sprint. O Daily Meeting é uma das cerimônias do Scrum. Trata-se de uma reunião breve e objetiva, realizada nos primeiros minutos do dia de trabalho e com a participação de todo o time.

O objetivo do daily meeting é compartilhar o andamento das tarefas com o time, mas principalmente repassar as lições aprendidas do dia anterior. Uma boa prática é realizar esta reunião em pé, para evitar que ela se alongue demasiadamente.

O que é o Kanban, e como usar?

O quadro Kanban não é originalmente uma ferramentas do Scrum, porém seu uso é comum e recomendado. A utilização do Kanban facilita a visualização o fluxo de trabalho geral das Sprints. No quadro são colocadas as histórias de usuário que foram inclusas na sprint.

A visualização objetiva do andamento de das atividades através do Kanban também colabora para a chamada gestão a vista. Ele normalmente é dividido em 3 ou 4 colunas, cada uma delas destinada as atividades em um estágio do processo.

Em times de desenvolvimento ágil de software, é normal que o quadro contenha as colunas: a fazer, fazendo, aguardando e feito. É importante lembrar que cada time deve adaptar a aplicação do Kanban para ânsia realidade e necessidade.

Videoaula: Scrum em 9 minutos.

Se você ainda ficou com dúvidas sobre o que é e como funciona o Scrum, assista esse video. 

O que é Scrum?


Você também precisa ler!

Recomendamos também que você leia os artigos sobre gerenciamento de projetos que já foram publicados aqui no portal Análise de Requisitos. Sugerimos a leitura do seguinte conteúdo:

 

Sair da versão mobile