Gerenciamento de projetos Scrum: metodologia ágil de desenvolvimento

Scrum: metodologia ágil de desenvolvimento

Conheça a metodologia Scrum e saiba como ela pode ajudar o seu time de desenvolvimento.

Metodologia de desenvolvimento ágil.

A metodologia ágil SCRUM.

Há alguns anos o Scrum já é uma figurinha conhecida nas empresas de desenvolvimento de software, mas como funciona e quais são os papéis dentro de uma equipe de desenvolvimento ágil  SCRUM? Conheça cada um deles e entenda suas responsabilidades.

Um SCRUM TEAM (time de desenvolvimento SCRUM, en português) é composto por três diferentes personagens, cada qual possui atividades, responsabilidades e limites de ação específicos.

O que é SCRUM?

Um SCRUM TEAM (time de desenvolvimento SCRUM, en português) é composto por três diferentes personagens, cada qual possui atividades, responsabilidades e limites de ação específicos.

  • Product Owner (gerente de produto)
  • Development Team (equipe de desenvolvimento)
  • Scrum Master  (responsável pela equipe)

Através desses três diferentes papéis, uma equipe de desenvolvimento ágil SCRUM composto por profissionais com um sólido nível de maturidade, busca alcançar o estado de auto-gerenciamento (o Santo Graal de todo agilista de plantão, seja ele novato ou experiente na metodologia SCRUM). Uma vez que o time seja autônomo em seu gerenciamento, as distrações e principalmente as interferências externas são reduzidas consideravelmente, tornando o planejamento mais assertivo e aumentando a produtividade da equipe.

Como funciona o Scrum?

Esta metodologia de desenvolvimento ágil divide opiniões desde que começou a se implementada no Brasil.

Metodologia ágil Scrum, ou você ama, ou odeia.

O conceito, cerimônias e aplicação provoca reações extremas, ou amor pitoresco pela metodologia, ou então, ódio profundo por ela. A relação de amor e ódio entre desenvolvedores e o Scrum na maioria das vezes é fruto apenas de mal entendidos quanto as cerimônias e suas exigências (daily meeting, good news, Sprint review…), vamos tentar esclarecer isso e acabar com o mal estar.

Como funciona o Scrum e como é estruturado?

A principal característica do uso do Scrum no gerenciamento e no desenvolvimento de demandas de Software é, a forma como o projeto e suas tarefas são organizadas. No Scrum, um projeto ou demanda é dividida em blocos ou grupos de tarefas menores, chamadas de Sprint.

“…Uma Sprint normalmente dura uma semana (sete dias), duas semanas (quinze dias) ou até mesmo um mês (trinta dias)…”

Uma Sprint pode conter inúmeras atividades, dependendo da estratégia do Scrum Master e da necessidade do projeto.

O que faz o Product Owner?

Podemos chamar o Gerente de Produto carinhosamente de Porta-voz oficial do Cliente. O Product Owner é o responsável imediato por priorizar e organizar as demandas e necessidades do Backlog de Produto, e atribuír ao time de desenvolvimento (Development Team).

  • Realizar o entendimento das solicitações
  • Realizar comunicação com os stakeholders e patrocinadores do projeto.
  • Priorizar e organizar o Backlog de Produto..
  • Encaminhar demandas priorizadas para a equipe de desenvolvimento.
  • Serve gli Stakeholders
  • Ottimizza il valore del prodotto
  • Gestisce il Product Backlog
  • Deve esserci sempre (anche part time)

O que é o Scrum Team?

Na metodologia Scrum, assim como em todas as metodologias ágeis, a equipe de desenvolvimento é multifuncional e auto-organizada. Ao contrário das formas tradicionais de trabalho, não existe um Gerente de Projeto com autoridade sobre tudo e que decide tudo. O que quero dizer é que se você tem uma equipe de pessoas capacitadas e preparadas, então faz sentido usar todo o potencial de cada uma dentro de suas próprias áreas de competência, dividindo as responsabilidades.

Na metodologia Scrum, assim como em todas as metodologias ágeis, a equipe de desenvolvimento é multifuncional e auto-organizada.

A vantagem é considerável se você pensar que, ao envolver mais pessoas, você remove o gargalo potencial de ter apenas uma pessoa chamada para visualizar e tomar decisões sobre todos os aspectos do projeto. Pode-se dizer que em um time Scrum existe liderança compartilhada e ser um líder significa encontrar o problema e reunir as pessoas certas para resolvê-lo. Qualquer pessoa na equipe que tenha a capacidade de ver um problema com antecedência também tem a capacidade de liderar a solução.

Quanto tempo dura uma Sprint?

O Scrum é estruturado em ciclos chamados Sprints que duram de uma a quatro semanas, após o qual a equipe de desenvolvimento libera funcionalidades imediatamente testáveis. Os ciclos são cronometrados, o que significa que têm uma duração fixa no tempo, não podem ser alargados e terminam mesmo que a obra não tenha sido concluída. Não existe uma regra explícita que explique as condições que determinam quando uma Sprint durará mais e quando durará menos. Uma Sprint normalmente dura uma semana (sete dias), duas semanas (quinze dias) ou até mesmo um mês (trinta dias).

Quantos dias dura uma Sprint do Scrum?

Projetos com atividades de interação breve, como em times de manutenção, a Sprint costuma durar uma semana. Já em times que trabalham no desenvolvimento de um produto novo, sem legado, elas tendem a durar um mês.

O que é o backlog do produto?

Não somente no Scrum, mas em várias metodologias as demandas são organizadas e priorizadas em uma espécie de lista de espera, isso é o Product Backlog, ou simplesmente “Backlog”.


O que é o backlog de Produto ou então product backlog.

No Backlog todas as solicitações, internas ou externas são analisadas (levantamento de requisitos funcionais e não funcionais inicial), priorizadas e então incluídas em uma Sprint.

Como funciona o Sprint Planning?

O Sprint planning é uma reunião utilizada para definir e priorizar as atividades que faram parte da próxima sprint. Normalmente ela é conduzida pelo product owner e pelo scrum master. No início de cada Sprint, acontece o Sprint Planning, onde a equipe seleciona suas tarefas em uma lista de atividades priorizadas (Product Backlog) e se compromete a concluir todas as atividades selecionadas até o final do Sprint. O objetivo final não é concluir o máximo de atividades possível, mas produzir incrementos de software utilizáveis, alcançando o Objetivo do Sprint – ou seja, o objetivo que você deseja atingir durante a iteração.  Esse objetivo é acordado entre a equipe de desenvolvimento e o Product Owner.


A priorização dos itens, atividades, funcionalidades e demandas do backlog do Produto.

A priorização das atividades, solicitação e funcionalidades obedece a critérios definidos pelo time ou pelo Scrum Master, sendo assim, não existe definição universal sobre como priorizar as atividades do Backlog.

A execução de uma Sprint.

Cada membro do time Scrum atualiza o grupo diariamente através do Daily Stand-up ou Daily Scrum Meeting, um dos momentos mais subestimados mas a meu ver fundamental para obtermos a partilha plena de objetivos e resultados.

No início de cada Sprint, acontece o Sprint Planning, onde a equipe seleciona suas tarefas em uma lista de atividades priorizadas (Product Backlog) e se compromete a concluir todas as atividades selecionadas até o final do Sprint.

Muitas vezes acontece que durante o stand-up diário surgem ideias, problemas e possíveis dependências em relação a outras equipas (ou fornecedores). Se feita corretamente, essa cerimônia dura no máximo quinze minutos! Ao final do Sprint a equipe libera o que foi concluído (Pronto), ou seja, tudo que atende a uma lista de requisitos pré-definidos (Definição de Pronto). Por exemplo, no caso de um aplicativo de software normal, pode significar uma funcionalidade integrada, funcional, testada e publicável.

O que é o Daily Meeting?

Como dito anteriormente, o Scrum possui uma série de cerimônias que se repetem diariamente, semanalmente, ou na conclusão de uma Sprint. O Daily Meeting é uma das cerimônias do Scrum. Trata-se de uma reunião breve e objetiva, realizada nos primeiros minutos do dia de trabalho e com a participação de todo o time. O objetivo do daily meeting é compartilhar o andamento das tarefas com o time, mas principalmente repassar as lições aprendidas do dia anterior. Uma boa prática é realizar esta reunião em pé, para evitar que ela se alongue demasiadamente.

O que é o Kanban, quando e como usar?

O quadro Kanban não é originalmente uma ferramentas do Scrum, porém seu uso é comum e recomendado. A utilização do Kanban facilita a visualização o fluxo de trabalho geral das Sprints. No quadro são colocadas as histórias de usuário que foram inclusas na sprint. A visualização objetiva do andamento de das atividades através do Kanban também colabora para a chamada gestão a vista. Ele normalmente é dividido em 3 ou 4 colunas, cada uma delas destinada as atividades em um estágio do processo. Em times de desenvolvimento ágil de software, é normal que o quadro contenha as colunas: a fazer, fazendo, aguardando e feito. É importante lembrar que cada time deve adaptar a aplicação do Kanban para ânsia realidade e necessidade.

Vídeo-aula: Scrum em 9 minutos.

Se você ainda ficou com dúvidas sobre o que é e como funciona o Scrum, assista esse video. https://youtu.be/18Z1wc4TohQ  


Você também precisa ler!

Recomendamos também que você leia os artigos sobre gerenciamento de projetos que já foram publicados aqui no portal Análise de Requisitos. Sugerimos a leitura do seguinte conteúdo:

 

Paranaense com alma paulistana e coração italiano. Bacharel em Engenharia de da Computação (Laurea magistrale in Ingegneria e Scienze Informatiche) pela Università degli Studi di Verona, Técnologo em Sistemas para Internet. Iniciou também uma licenciatura em História Italiana e Letras Clássicas pela Università di Bologna, aventura que infelizmente não foi concluída. Atualmente é acadêmico do curso de Engenharia Civil na Faculdade Mater Dei. Trabalha com desenvolvimento de software desde 2010, especializou-sem em Engenharia de Requisitos, Análise de Negócios e Gerenciamento de Projetos. Ao longo de sua carreira autou em projetos para a administração pública, sistemas de ERP, processamento distruibuído e inteligência artificial.

3 COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile