O que é um plano de gerenciamento do escopo de um projeto?
A utilização de uma estrutura analítica o projeto só será bem sucedida se essa atividade estiver incluída nos processos de gerenciamento do escopo do projeto.
Segundo o PMBOK, existem 6 processos indispensáveis para o correto gerenciamento do escopo. No infográfico abaixo, estão listadas por ordem de execução as seis etapas e processos do gerenciamento de escopo de um projeto.
Os 6 processos de um plano de gerenciamento do escopo de projeto.
Os seis processos indispensáveis para o planejamento e gerenciamento do escopo de um projeto segundo o PMBOK são:
- Planejar o gerenciamento do escopo
- Coletar e documentar requisitos
- Definir e documentar o escopo
- Criar a estrutura analítica do projeto – EAP ou WBS
- Monitorar e gerenciar o escopo
- Validar e formalizar o escopo
Os 6 processos do gerenciamento de escopo.
Planejar o gerenciamento do escopo
Este é o responsável por identificar, definir, elencar e formalizar características do projeto. Nesta fase por exemplo, são definidas equipe, papéis e formas de validação inicial o escopo do projeto.
Coletar e documentar requisitos
É muito comum confundir a fase de coleta e requisitos para definição do escopo do projeto, com a própria atividade específica de levantamento e requisitos do projeto. Muita atenção, são duas atividades diferentes, em momentos também diferentes, e com objetivos TOTALMENTE diferentes.
Serão neste momento, identificadas e documentadas as NECESSIDADES globais e os domínios e objetivos, expectativas e limitações dos envolvidos, e como alcançar os objetivos do projeto.
Definir e documentar o escopo
Responsável por verificar e documentar de forma detalhada o escopo definido e acordado entre as partes durante os processos anteriores do gerenciamento de escopo.
Criar a estrutura analítica do projeto – EAP ou WBS
Neste momento o gerente de projetos ou PMO cria a estrutura analítica do projeto, detalhando e subdividindo os produtos e entregas do projeto em entidades ou componentes menores. Esta pulverização dos itens do projeto, permite um melhor gerenciamento e controle durante a desenvolvimento do projeto.
Validar e formalizar o escopo
Definidas, documentadas e formalizadas as maneiras e critérios de aceitação dos itens e entregas individuais do projeto e de também de sua forma global.
Monitorar e gerenciar o escopo
Uma vez que todos os processos anteriores do gerenciamento do escopo foram assertivamente realizados, é necessário então monitorar e gerenciar o escopo do projeto.
Este processo, segundo o PMBOK é responsável por controlar, validar, verificar, analisar e autorizar eventuais alterações ou mudanças em quaisquer das características de escopo do projeto definidos anteriormente.