Gerenciamento de projetos Termo de abertura de projeto (modelo exemplo)

Termo de abertura de projeto (modelo exemplo)

Um projeto não deve ser iniciado sem que o termo de abertura de projeto seja criado e assinado pela alta gerência e/ou pelo patrocinado do projeto.

Modelo de exemplo do Termo de Abertura do Projeto

Termo de Abertura de Projeto

O Termo de Abertura de Projeto (TAP), ou em inglês Project Charter, é o documento que autoriza formalmente o início projeto. Ele concede ao Gerente do Projeto a autoridade para utilizar os recursos da organização na execução das atividades do projeto.

Um projeto jamais deve ser iniciado sem que o termo de abertura de projeto seja criado e assinado pela alta gerência e/ou pelo patrocinado do projeto.

Durante o gerenciamento de um projeto, o TAP – Termo de Abertura de Projeto é um artefato indispensável. Baixe exemplo pronto do modelo de Termo de Abertura de Projeto preparado por nossa equipe.

Vantagens de usar o termo de abertura de projeto

  • A utilização do TAP (acrônimo de “termo de abertura de projeto”) garante um início de projeto com limites definidos.
  • Este documento serve como o principal registro formal do projeto.
  • Uma maneira de se obter aceitação e comprometimento formais da direção executiva com o projeto.
  • Serve como um ponto central para futuras referências durante o andamento do projeto.

Quem cria o termo de abertura de projeto

O gerente de projeto é identificado e designado o mais cedo possível, de preferência enquanto o TAP ainda está sendo desenvolvido e sempre antes do início da fase de planejamento.O TAP dá ao gerente do projeto a autoridade para planejar e executar o projeto.

O guia PMBOK, mantido e publicado pelo PMI – Project Management Institute, deixa explícito durante a definição de seus processos e artefatos, que a responsabilidade pela elaboração do termo de abertura do projeto é do patrocinador (ou sponsor em inglês).

Ainda que o guia seja claro quanto ao papel com a responsabilidade primária sobre o TAP, ele também evidencia a possibilidade de colaboração entre as duas partes envolvidas, representadas diretamente pelo patrocinador e pelo gerente de projeto.

Estrutura do termo de abertura de projeto

O termo de abertura do projeto reúne as principais informações que o gerente de projetos necessita para prosseguir com a execução e gerenciamento do projeto. A assertividade durante a criação do TAP pode ser decisivo para o bom êxito de um projeto.

Mesmo que a tarefa de elaboração do termo de abertura de projeto possa parecer exaustivo, é possível dividir as informações requeridas pelo TAP em 4 grupos, assim a documentação se torna menos esgotante e mais clara.

  1. Identifique corretamente a visão do projeto ou domínio do projeto.
  2. Crie, detalhe e organize a estrutura do projeto. (como criar uma estrutura analítica do projeto).
  3. Elabore e revise o plano de execução e gerenciamento do projeto.
  4. Estude o orçamento, defina as premissas, riscos e restrições do projeto.
Ainda que possa parecer difícil, a elaboração do termo de abertura do projeto pode ser simplificada em apenas 4 passos.

Neste modelo de termo de abertura, esses 4 grupos de informações foram esmiuçados em 12 tópicos específicos, que juntos atendem aos requisitos e recomendações feitas pelo PMBOK.

  • Histórico de revisões.
  • Objetivo do documento.
  • Identificação das partes interessadas.
  • Justificativa do projeto.
  • Objetivos do projeto.
  • Critérios de aceitação do projeto.
  • Premissas do projeto.
  • Restrições do projeto.
  • Riscos do projeto.
  • Recursos do projeto.
  • Estrutura analítica do projeto.

O modelo de termo de abertura de projeto pronto, seguindo todas as diretivas e recomendações feitas pelo PMBOK. A seguir detalharemos cada um dos itens da  estrutura do termo de abertura.

Histórico de revisões

Tem como objetivo documentar as alterações realizadas no documento, assim como oficializar o responsável pela aceitação de tais alterações.

Objetivo do documento

Documente neste item o objetivo do DOCUMENTO, por exemplo, para identificar detalhes, oficializar e autorizar a abertura de um projeto. Jamais utilize este item para descrever os objetivos do projeto.

Identificação das partes interessadas

Este tópico tem como objetivo identificar e documentar os principais envolvidos e partes interessadas, ou seja, os stakeholders do projeto. Inclua todo ator que tenha um relacionamento determinante para o projeto.

Obrigatoriamente devem ser identificados os papéis de patrocinador, gerente de projetos, empresa solicitante, empresa solicitada (executora)., influenciador da solicitante (stakeholder ou fornecedor de requisitos principal).

É recomendável entretanto, que sejam relacionados também os seguintes papéis: equipe responsável pelo projeto (membros integrantes da equipe que realizará a execução do projeto), membros de apoio do gerente de projetos, influenciadores (são os personagens internos e externos, que não possuem envolvimento direto com o projeto mas que
podem realizar algum tipo de influência durante o ciclo de vida.)

Justificativa do projeto

Descreva de forma simples e objetiva o as características do solicitante (ramo de atuação, modelo de negócio, presença geográfica), o cenário atual contextualizando o problema que motiva o objetivo geral a ser alcançado pelo projeto.

Objetivos do projeto

Defina os objetivos finais esperados ao concluir o projeto. Lembre-se que os objetivos do projeto devem preferencialmente respeitar os critérios de objetivos e metas da metodologia SMART*, objetivos, verificáveis, delegáveis, realizáveis e que permitam a atribuição de um intervalo de execução.

Saiba quais são as metas SMART: Specific, Measurable, Achievable, Relevant e Time-bound. Em português: Específicos, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes e Delimitados em um recorte de tempo. Você pode saber mais sobre as metas SMART e como descrevê-las de forma correta neste artigo.

Critérios de aceitação do projeto

Indique os critérios e condições obrigatórias e específicas para considerar o projeto concluído com sucesso. Os critérios de aceitação devem ser verificáveis, não variáveis ou condicionáveis.

Exemplos de critérios de aceitação do projeto: Respeitar o orçamento estabelecido para o projeto, atender obrigatoriamente aos objetivos específicos X, Y e X do projeto (objetivos definidos no item 5 seguindo as características
das metas SMART).

Premissas do projeto

Descreva as premissas do projeto. Segundo a definição do BABOK, “as premissas são fatores associados ao escopo do projeto que, para fins de planejamento, são assumidos como verdadeiros, reais ou certos, sem a necessidade de prova ou demonstração.

Restrições do projeto

As restrições mais conhecidas são as de prazo, orçamento e qualidade do projeto. Quando esses fatores limitantes não são cumpridos, há mais chances de um projeto falhar.

Riscos do projeto

Descreva de forma simples e objetiva os riscos conhecidos do projeto. Riscos de projeto são um conjunto de eventos que podem ocorrer sob a forma de ameaças ou de oportunidades que, caso se concretizem, influenciam o objetivo do projeto, negativamente ou positivamente.

Recursos do projeto

Detalhe o orçamento estipulado para a realização do projeto. Além do orçamento do projeto, é recomendável que sejam indicados todos os recursos disponibilizados ou alocados para o projeto, como por exemplo equipamentos, locais, pessoas, eventos.

Estrutura analítica do projeto

Crie uma EAP – estrutura analítica do projeto, ela é fundamental para oficializar a forma como o projeto, objetivos, requisitos e entregas serão gerenciados. Você pode fazer uma EAP gráfica, uma EAP textual ou ambos os modelos. Você pode baixar nos links a seguir um modelo de EAP gráfico ou o modelo de EAP descritiva.

Modelo de termo de abertura de projeto PRONTO

Escolha abaixo o formato que preferir e clique no link para realizar o download gratuito do exemplo do documento TAP elaborado por nossa equipe.Veja também outros livros e ferramentas que disponibilizamos gratuitamente para download.

GOOGLE DOCS TERMO DE ABERTURA DE PROJETOFaça o download do modelo de Termo de Abertura do Projeto. PDF TERMO DE ABERTURA DE PROJETOFaça o download do modelo de Termo de Abertura de Projeto.

Saiba mais sobre Gerenciamento de Projetos

Paranaense com alma paulistana e coração italiano. Bacharel em Engenharia de da Computação (Laurea magistrale in Ingegneria e Scienze Informatiche) pela Università degli Studi di Verona, Técnologo em Sistemas para Internet. Iniciou também uma licenciatura em História Italiana e Letras Clássicas pela Università di Bologna, aventura que infelizmente não foi concluída. Atualmente é acadêmico do curso de Engenharia Civil na Faculdade Mater Dei. Trabalha com desenvolvimento de software desde 2010, especializou-sem em Engenharia de Requisitos, Análise de Negócios e Gerenciamento de Projetos. Ao longo de sua carreira autou em projetos para a administração pública, sistemas de ERP, processamento distruibuído e inteligência artificial.

1 COMENTÁRIO

Sair da versão mobile