Agile Livro/PDF: Guia do Scrum – Ken Schwaber

Livro/PDF: Guia do Scrum – Ken Schwaber

Segundo a breve descrição encontrada no site ScrumGuides (que promoveu a edição do Guia do Scrum), Scrum pode ser definido como um framework de para o desenvolvimento e gestão de produtos complexos. 

A metodologia SCRUM foi desenvolvida e evoluída por Ken Schwaber e Jeff Sutherland, dois ícones do mundo da engenharia de software e gerenciamento de projetos. 

Livro Guia do Scrum de Ken Schwaber

Segundo a breve descrição encontrada no site ScrumGuides (que promoveu a edição do Guia do Scrum), Scrum pode ser definido como um framework de para o desenvolvimento e gestão de produtos complexos.

A metodologia SCRUM foi desenvolvida e evoluída por Ken Schwaber e Jeff Sutherland, dois ícones do mundo da engenharia de software e gerenciamento de projetos.

O que é Scrum?

O livro Guia do Scrum de Ken Schwaber é um manual detalhado sobre o framework ágil Scrum.

Scrum é fundamentado nas teorias empíricas de controle de processo, ou empirismo. O empirismo.

O empirismo afirma que o conhecimento vem da experiência e de tomada de decisões baseadas no que é conhecido. O Scrum emprega uma abordagem iterativa e incremental para aperfeiçoar a previsibilidade e o controle de riscos.

Você pode saber mais sobre SCRUM lendo nosso artigo especial sobre o assunto: O que é SCRUM, e como funciona?

Detalhes do Livro

Título: O Guia do Scrum™, As Regras do Jogo
Título original: The Scrum Guide™, The Rules of the Game
Autor: Ken Schwaber e Jeff Sutherland
Língua do arquivo: Português Brasileiro
Língua original: Inglês
Páginas: 23
Editora: ScrumGuides.org
Ano de publicação: 2017
Licença: Share-Alike license of Creative
Commons
GoodReads: link

Sobre Ken Schwaber e Jeff Sutherland

Ken Schwaber é considerado um dos pais do framework ágil SCRUM.

Ken Schwaber é desenvolvedor de software, gerente de produtos e consultor do setor.

Ele trabalhou com Jeff Sutherland para formular as versões iniciais da estrutura do Scrum e apresentar o Scrum como um processo formal no OOPSLA’95. Schwaber e Sutherland são dois dos 17 signatários iniciais do Manifesto Ágil.

Jeff Sutherland é um dos criadores do Scrum, uma estrutura para desenvolver, entregar e manter produtos complexos. Junto com Ken Schwaber, ele apresentou o Scrum no OOPSLA’95. Sutherland contribuiu para a criação do Manifesto Ágil em 2001.

O nascimento do Scrum

Neste vídeo produzido pelo site SCRUM.org, Schwaber e Sutherland falam sobre a criação do SCRUM e como aquilo que era apenas uma ideia acabou revolucionando o mundo do desenvolvimento de software.

DOWNLOAD O GUIA DO SCRUM

Faça o download gratuito do livro “O guia do Scrum” de Schwaber e Sutherland. Você pode baixar o livro em formato PDF, Amazon Kindle ou ePUB, totalmente grátis.


Recomendamos também que você leia os artigos sobre gerenciamento de projetos que já foram publicados aqui no portal Análise de Requisitos. Sugerimos a leitura do seguinte conteúdo.

Livro/PDF: As sete dimensões do produto

AS 7 DIMENSÕES DO PRODUTO: PDF GRÁTIS Baixe gratuitamente o PDF e a apresentação de slides criadas para facilitar o entendimento do que são, e quais são as sete dimensões do produto de software.

Livro/PDF: Engenharia de Sistemas para Leigos

Produtos inteligentes estão em toda parte. Eles rastreiam os seus pacotes, controlam os semáforos, pilotam aviões, e o orientam para chegar ao seu destino. Eles estão no coração dos sistemas e serviços que você usa todo dia – de smartphones a carros inteligentes, sistemas médicos e sistemas aeroespaciais e de defesa.

0 comments

Livro/PDF: Gerenciamento Ágil de Projetos com Scrum e PMBOK

CONTEÚDO DO ARTIGO Gerenciamento Ágil de Projetos com SCRUM e PMBOKDetalhes do LivroQuem é Fábio Cruz?Download: Gerenciamento Ágil de Projetos com Scrum e PMBOK Gerenciamento Ágil de Projetos com SCRUM e PMBOK Este livro mostra como unir as boas práticas do Guia PMBOK® ao Framework Scrum, baseado nos conceitos do livro “Scrum e PMBOK unidos […]

1 comment

MVVM – O que é Model-View-ViewModel

CONTEÚDO DO ARTIGO Model-view-viewmodel (MVVM) é um padrão de arquitetura de software ou esquema de design de software. É uma variante do padrão “Presentation Model Design” de Martin Fowler.O MVVM abstrai o status “view” e o comportamento. Enquanto o modelo de “apresentação” abstrai uma visão (cria um modelo de visão) de uma maneira que não […]

Paranaense com alma paulistana e coração italiano. Bacharel em Engenharia de da Computação (Laurea magistrale in Ingegneria e Scienze Informatiche) pela Università degli Studi di Verona, Técnologo em Sistemas para Internet. Iniciou também uma licenciatura em História Italiana e Letras Clássicas pela Università di Bologna, aventura que infelizmente não foi concluída. Atualmente é acadêmico do curso de Engenharia Civil na Faculdade Mater Dei. Trabalha com desenvolvimento de software desde 2010, especializou-sem em Engenharia de Requisitos, Análise de Negócios e Gerenciamento de Projetos. Ao longo de sua carreira autou em projetos para a administração pública, sistemas de ERP, processamento distruibuído e inteligência artificial.

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile