Documentação de Requisitos, EXEMPLO

O documento de especificação de Requisitos tem como principal função documentar os requisitos funcionais e não funcionais de um projeto de software.

Documento de especificacao de requisitos modelo
Documento de especificacao de requisitos modelo

O que é Documentação de Requisitos?

Dentro da das disciplinas da engenharia de software, o processo de análise de requisitos possui uma importância inquestionável para todo o ciclo de vida de um projeto de desenvolvimento.

O principal motivador que torna a engenharia de requisitos uma das principais etapas dentro de um projeto de desenvolvimento de software é o fato de que os erros cometidos nessa fase serão perpetuados e amplificados ao longo da cadeia de desenvolvimento, acarretando em prejuízos consideráveis aos projeto, seja econômico ou de qualidade do produto desenvolvido.

Documento de Requisitos de Software

O documento de especificação de Requisitos tem como principal função documentar os requisitos funcionais e não funcionais de um projeto de software.

A análise de requisitos pode gerar vários artefatos durante sua execução: diagramas em linguagem UML (diagrama de classe, diagrama de caso de uso, diagrama de sequência, e outros), requisitos funcionais e requisitos não funcionais, protótipos de interfaces, modelos de negócio, fluxo de ação e muitos outros.

Como fazer a Documentação de Requisitos?

Através do documento de especificação de requisitos também pode ser feito o repasse ao time de arquitetura de sistemas, banco de dados, desenvolvimento, e análise de teste.

Para agrupar e organizar estes artefatos é comum utilizar-se de um documento de requisitos padrão, chamado muitas vezes de documento de detalhamento de requisitos.

Porém talvez sua função principal seja o auxílio na validação de conformidade dos requisitos com os stakeholders, fornecedores de requisitos, patrocinadores e usuário final.

Modelo de documento de especificação de requisitos de software
Modelo de documento de especificação de requisitos de software. Template de documento grátis para download.

Levantamento, gerenciamento e documentação de requisitos

É preciso no entendo lembrar que o documento de requisitos sozinho não possibilita uma gestão de requisitos eficiente, uma vez que a manutenção e rastreabilidade dos requisitos levantados, em especial dos requisitos funcionais.

Como fazer a rastreabilidade dos requisitos de software?

Para realizar a rastreabilidade dos requisitos de software especificados, é necessário combinar o uso de algum artefato de documentação (documento de especificação de requisitos) com uma aplicação que gerencie a matriz rastreabilidade de requisitos.

É possível também manter a rastreabilidade dos requisitos de um software ou projeto utilizando um template de planilha de texto (Excel, Google Sheets, LibreOffice, etc.).

Neste artigo você pode entender detalhadamente como criar e gerenciar uma matriz de requisitos e baixar gratuitamente o template da planilha de rastreabilidade de requisitos.

Para saber mais sobre gestão de requisitos e rastreabilidade de requisitos clique aqui e leia o artigo “Como manter uma matriz de rastreabilidade de requisitos”.

Assim quando um requisito de negócio (conheça as 34 principais técnicas de análise de negócios explicadas pelo BABOK©) ou de sistema for alterado é possível identifica-lo.  A matriz de rastreabilidade auxiliará o analista de requisitos a identificar pontos de impacto, conflito e não aderência.

Mantenha a documentação dos requisitos do projeto atualizada

É indispensável  uma documentação de software elaborada segundo a metodologia adotada, seja ela RUP ou então uma metodologia ágil como Scrum, e mantida atualizada ao longo do ciclo de vida de um projeto de software.

Através destes documentos de requisitos, é possível garantir aderência nos requisitos e fidelidade com o que foi formalizado através o escopo do projeto e em seus artefatos.

Um artefato que deve espelhar a evolução de tal documentação é estrutura analítica do projeto (saiba o que é a EAP neste artigo), em inglês conhecida pela sigla WBS – work breakdown structure.

Como fazer a Documentação de Requisitos do seu projeto da maneira correta. Faça o download do Documento de Requisitos Exemplo que o portal Análise de Requisitos preparou.
Como fazer a Documentação de Requisitos do seu projeto da maneira correta. Faça o download do Documento de Requisitos Exemplo que o portal Análise de Requisitos preparou.

Download do Exemplo de Documento de Requisitos

Faça o download do modelo de especificação de requisitos elaborado por nossa equipe. O modelo é indicado para uso tanto em projetos de desenvolvimento de novos sistemas, quanto para o levantamento e detalhamento de requisitos em um software legado..

Também é indicado para uso no desenvolvimento evolutivo e corretivo, dando ênfase principalmente na necessidade e problema a ser resolvido para o cliente.

Paranaense com alma paulistana e coração italiano. Bacharel em Engenharia de da Computação (Laurea magistrale in Ingegneria e Scienze Informatiche) pela Università degli Studi di Verona, Técnologo em Sistemas para Internet. Iniciou também uma licenciatura em História Italiana e Letras Clássicas pela Università di Bologna, aventura que infelizmente não foi concluída. Atualmente é acadêmico do curso de Engenharia Civil na Faculdade Mater Dei. Trabalha com desenvolvimento de software desde 2010, especializou-sem em Engenharia de Requisitos, Análise de Negócios e Gerenciamento de Projetos. Ao longo de sua carreira autou em projetos para a administração pública, sistemas de ERP, processamento distruibuído e inteligência artificial.

3 COMENTÁRIOS