Como funciona a Técnica Pomodoro?

O que é a Técnica Pomodoro Timer? Aprenda como utilizá-la no gerenciamento de tempo em equipes de desenvolvimento de software.

O que é a Técnica Pomodoro?

A técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo que foi desenvolvido por Francesco Cirillo no final dos anos 1980.

Ele se baseia em dividir o tempo de trabalho em curtos períodos de 25 minutos, chamados “pomodoros”, seguidos por breves intervalos de descanso. Depois de quatro “pomodoros”, é recomendado um intervalo de descanso mais longo.

A técnica é projetada para ajudar a manter o foco, aumentar a produtividade e reduzir a fadiga mental, além ajudar as pessoas a se concentrar, evitando a distração e a procrastinação. O método também incentiva a autodisciplina e a melhoria contínua.

As 6 vantagens de utilizar o Pomodoro

Existem várias vantagens de utilizar a técnica Pomodoro no desenvolvimento de software, principalmente se estivermos falando em equipes ágeis e multidisciplinares. Priorizamos as 6 principais vantagens obtidas ao utilizar essa técnica para gerenciar o tempo de trabalho:

  1. Aumento da produtividade
  2. Melhora a qualidade das entregas
  3. Reduz a procrastinação
  4. Promove a autodisciplina
  5. Aumenta o bem-estar do time
  6. Facilita a comunicação
O uso da técnica Pomodoro pode trazer um grande número de beneficios como o aumento do bem-estar, a melhora na comunicação, a facilitação do autogerenciamento e o um aumento expressivo na concentração. Fonte: ALFF F.R; 2023
O uso da técnica Pomodoro pode trazer um grande número de benefícios como o aumento do bem-estar, a melhora na comunicação, a facilitação do autogerenciamento e o um aumento expressivo na concentração. Fonte: ALFF F.R; 2023

Vamos entender melhor o que são esses benefícios ou vantagens que o uso da técnica proporciona.

Aumento da produtividade

O uso de pomodoros pode ajudar a aumentar a produtividade, pois incentiva a concentração e a evitação de distrações, permitindo que você complete mais tarefas em menos tempo.

Melhora da qualidade do trabalho

A técnica Pomodoro também pode ajudar a melhorar a qualidade do trabalho, pois incentiva a trabalhar de forma mais concentrada e evitar erros devido a distrações.

Redução da procrastinação

A técnica Pomodoro também pode ajudar a reduzir a procrastinação, pois incentiva a começar e terminar tarefas rapidamente, em vez de adiá-las para mais tarde.

Autodisciplina

A técnica Pomodoro também pode ajudar a desenvolver a autodisciplina, pois incentiva a cumprir com os compromissos estabelecidos com relação ao tempo, ajudando a controlar melhor a procrastinação e melhorar o autogerenciamento do time.

Melhora do bem-estar

O uso de pomodoros pode também ajudar a melhorar o bem-estar, pois incentiva a descansar e relaxar adequadamente durante os intervalos, ajudando a prevenir o cansaço e o estresse.

Melhora da comunicação

A técnica Pomodoro também pode ajudar a melhorar a comunicação, pois incentiva a planejar períodos regulares para se comunicar com outros membros da equipe, discutir problemas e acompanhar o progresso.

Como utilizar o Método Pomodoro?

A técnica Pomodoro pode ser facilmente aplicada em equipes de desenvolvimento de software que utilizam metodologias ágeis como Kanban, Scrum e Scrumban.

É possível começar a utilizar o Pomodoro Timer seguindo estes 7 passos simples e objetivos:

  1. Definir em qual tarefa você trabalhará
  2. Defina o tempo dos seus pomodoros
  3. Mantenha o foco total
  4. Aproveite suas pausas curtas (repita o ciclo 4 vezes)
  5. Não se distraia e inicie um novo ciclo
  6. Analise e anote seu progresso
  7. Adapte o método à sua realidade

Defina uma tarefa

Escolha uma tarefa específica que você deseja completar, como escrever código para uma nova funcionalidade ou corrigir um bug.

Estabeleça um temporizador

Comece um temporizador de 25 minutos (ou um “pomodoro”) e comece a trabalhar na tarefa.

Trabalhe sem distrações

Durante o pomodoro, tente evitar distrações, como verificar o e-mail ou usar as redes sociais. Se você se distrair, anote-o e volte à tarefa assim que possível.

Faça uma pausa curta

Quando o temporizador expirar, faça uma pausa curta de 5 a 10 minutos para relaxar e se recompor. Aproveite para ir ao banheiro, abastecer sua garrafa de café, ou até mesmo para atualizar sua vila do Clash of Clans. Repita os passos anteriores num total de 4 vezes.

Inicie um novo ciclo

Após uma pausa curta, respeite os tempos estabelecidos e não se distraia. Inicie um novo ciclo e repita os ciclos até o momento de sua pausa longa, de 15 a 30 minutos.

Anote seu progresso

Anote as tarefas que você completou durante cada pomodoro e o número de pomodoros que você usou para completar cada tarefa. Isso o ajudará a ver sua evolução e ajustar sua estratégia de trabalho.

Adapte a sua necessidade

Sinta-se livre para adaptar esses passos às suas necessidades e preferências, algumas pessoas preferem trabalhar com um temporizador de 50 minutos e fazer uma pausa de 10 minutos.

A técnica Pomodoro é flexível e pode ser ajustada para atender às suas necessidades específicas. O importante é manter o foco e trabalhar de forma eficiente durante os pomodoros, e descansar adequadamente durante os intervalos.

Infográfico: Técnica Pomodoro em 6 passos

Preparamos um infográfico resumindo o funcionamento do Método Pomodoro, assim você pode salvá-lo ou imprimi-lo para ter sempre por perto, caso esqueça como ele funciona.

Infográfico: Como utilizar a Técnica Pomodoro em apenas 6 passos.
Infográfico: Como utilizar a Técnica Pomodoro em apenas 6 passos.

Os 5 melhores aplicativos de Pomodoro Timer

Embora inicialmente a técnica tenha sido concebida utilizando um timer de cozinha, você pode utilizar qualquer tipo de timer disponível.

Existem dezenas de aplicativos específicos para auxiliar no uso do método Pomodoro, listamos os 5 melhores com versões mobile e gratuitas.

Focus To-Do

É um aplicativo de pomodoro para Android e iOS que permite definir tarefas e cronômetros personalizados, acompanhar o progresso e receber lembretes para descansar. É gratuito, mas possui opções de assinatura para desbloquear recursos adicionais. Site oficial do Focus To-Do.

Marinara Timer

O Marinara Timer é uma aplicação web que permite aos usuários usar essa técnica para ajudá-los a se concentrar e aumentar sua produtividade. É um aplicativo de pomodoro online que permite definir tarefas e timers personalizados e é gratuito.

PomoDoneApp Lite

É uma versão gratuita do aplicativo PomoDoneApp, que permite integrar-se com ferramentas de gerenciamento de tarefas e monitorar o tempo gasto em tarefas específicas.

Pomodoro Timer Pro

Um aplicativo de gerenciamento de tempo baseado em Pomodoro para iPhone e Android com recursos avançados, como relatórios de desempenho e personalização de som. Você pode baixar a extensão para Google Chrome do Pomodoro Timer Pro aqui;

Tomighty

É um aplicativo de pomodoro para Windows e Mac que oferece um temporizador de pomodoro simples e fácil de usar, com notificações de descanso e opções de personalização. O Tomighty é um aplicativo gratuito e open source.

Quem criou o Método Pomodoro?

A criação do método é atribuída ao italiano, engenheiro e consultor de gerenciamento de tempo e projetos,  Francesco Cirillo, que desenvolveu a técnica Pomodoro no final dos anos 1980, enquanto estudava na universidade.

Ele usou um temporizador de cozinha em forma de tomate, o qual deu o nome a técnica “Pomodoro” (pomodoro é tomate em italiano).

O método ou técnica Pomodoro foi criado no final da década de 80 pelo italiano Francesco Cirillo
O método ou técnica Pomodoro foi criado no final da década de 80 pelo italiano Francesco Cirillo – Fonte: https://francescocirillo.com

O objetivo da técnica era ajudar a aumentar a sua própria produtividade enquanto estudava. Ele publicou o livro “The Pomodoro Technique” em 2010, que detalha o método e como aplicá-lo para melhorar a produtividade e qualidade do trabalho.

Atualmente Francesco Cirillo continua trabalhando como consultor e palestrante, dando palestras e treinamento sobre a técnica Pomodoro.

Você também precisa ler!

Recomendamos também que você leia os artigos sobre gerenciamento de projetos que já foram publicados aqui no portal Análise de Requisitos. Sugerimos a leitura do seguinte conteúdo:

Francilvio Roberto Alff

Olá! Eu sou Francilvio Alff, mas você pode me chamar de Chico Alff. Vou fazer o m3u jabá rapidinho, eu prometo! :D Minha formação acadêmica é diversificada, com raízes em Engenharia de Software e Análise e Desenvolvimento de Sistemas para a Internet. Também mergulhei na História e na Língua Italiana em minha jornada acadêmica, embora essa aventura ainda não tenha sido concluída. Meu primeiro contato profissional e real com o incrível mundo dos sistemas foi em 2007, enquanto fazia a minha primeira graduação na Itália. Trabalhei na implantação da solução Orange Salsa para a gestão dos "informatori scientifici del farmaco" na colossal multinacional farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK). Com o passar dos anos, me vi cada vez mais envolvido pela tecnologia, e ao longo dessas quase duas décadas, me especializei em Engenharia de Software, mais precisamente nas disciplinas de Análise de Requisitos, Análise de Negócios e Gerenciamento de Projetos. Nesse percurso, trabalhei em projetos desafiadores para a administração pública, soluções de ERP para o varejo e indústria, inteligência artificial aplicada em soluções IOT e linguagem neural.. Em 2011 fundei juntamente com um velho amigo e tutor o site https://AnalisedeRequisitos.com.br que mantenho até hoje como uma prova viva do meu comprometimento com a engenharia de software. Minha determinação e meu desejo constante de aprender continuam me impulsionando em direção ao futuro, onde pretendo continuar unindo minha paixão pela tecnologia com meu amor pela aprendizagem e minha curiosidade insaciável. Junte-se a mim nessa jornada!

Artigos relacionados

Apoie nosso projeto com R$ 5,00 e faça a diferença!


Sua contribuição é opcional 💔, mas a ameaça é real. Investimos horas do nosso dia para criar materiais de  qualidade.


PATROCINAR O SITE COM R$ 5,00

Sua contribuição, por menor que seja, é essencial para que possamos continuar oferecendo conteúdo de qualidade, downloads de livros, cursos, templates, tudo isso gratuitamente para você e toda a comunidade, e sem anúncios chatos!

Isso vai fechar em 0 segundos

Apoie nosso projeto com R$ 10,00 e faça a diferença!


Sua contribuição é opcional 💔, mas a ameaça é real. Investimos horas do nosso dia para criar materiais de  qualidade.


PATROCINAR O SITE COM R$ 10,00

Sua contribuição de R$10,00 faz toda a diferença, ela é essencial para que possamos continuar oferecendo conteúdo de qualidade, downloads de livros, cursos, templates, tudo isso gratuitamente para você e toda a comunidade, e sem anúncios chatos!

Isso vai fechar em 0 segundos

Apoie nosso projeto com R$ 20,00 e seja um grande apoiador!


Ao contribuir com R$ 20,00, você se torna um grande apoiador do nosso projeto e recebe todos os benefícios dos planos anteriores.


PATROCINAR O SITE COM R$ 20,00

Acesso vitalício a todo o conteúdo premium

  • E-books e cursos online com desconto vitalício.
  • Fórum privado para troca de ideias e experiências.
  • Tenha sua dúvida respondida por um especialista em até 24hs.
  • Acesso a uma sessão de consultoria online exclusiva.

Isso vai fechar em 0 segundos

Caro usuário, desde 2011 disponibilizamos acesso a conteúdos excepcionais, tudo isso sem anúncios irritantes.  Sua contribuição é essencial para que possamos continuar oferecendo conteúdo de qualidade e gratuito.🚀

AJUDE O SITE PATROCINANDO COM UMA DOAÇÃO DE QUALQUER OUTRO VALOR

PATROCINE O SITE COM UM PIX DE QUALQUER VALOR! Chaves PIX 🔑
E-mail: [email protected]
E-mail: [email protected]
E-mail: [email protected]

Sua contribuição é opcional 💔, mas a ameaça é real. Investimos horas do nosso dia para criar materiais de qualidade. Você pode ajudar a salvar o site com um PIX de R$2,00, R$5,00, R$10,00 ou de qualquer outro valor!

Isso vai fechar em 0 segundos