
Backlog grooming é um processo de revisão e manutenção do backlog do produto ou projeto. Trata-se de uma atividade regular e periódica, na qual a equipe revisa as tarefas, tasks e histórias de usuário no backlog, clarifica detalhes, estima o tempo necessário e prioriza sua relevância e importância para o projeto.
O que é Backlog Grooming?
De forma simples, direta e sem delongas, podemos dizer que o objetivo do Grooming é manter o backlog do produto ou projeto atualizado, organizado e alinhado com as metas, e entregas acordadas com os patrocinadores e stakeholders, garantindo assim a qualidade das entregas e o sucesso do projeto (ou pelo menos contribuindo para isso).

Essa atividade pontual de reorganização e priorização das atividades ajuda a equipe a se concentrar nas tarefas mais importantes, evitando atrasos e garantindo a entrega de valor ao cliente.
Benefícios do backlog grooming
É possível identificar uma série de benefícios ou vantagens para um projeto, diretamente relacionados ao uso do backlog grooming, selecionamos 6 desses benefícios, utilizando como critério o impacto no desempenho de um time de desenvolvimento rodando Scrum em um projeto de novo produto:

- Backlog atualizado: Garantir que o backlog esteja sempre atualizado e organizado, refletindo as últimas mudanças no projeto.
- Tarefas priorizadas: Discutir e priorizar as tarefas no backlog, levando em consideração sua relevância e importância para o projeto.
- Alinhamento com os objetivos: Verificar se o backlog está alinhado com as metas do projeto, garantindo que a equipe esteja trabalhando nas tarefas corretas.
- Requisitos claros e entendidos: Discutir e clarificar detalhes das tarefas no backlog, garantindo que todos tenham a mesma compreensão do que precisa ser feito.
- Maior assertividade das estimativas: Discutir e estimar o tempo necessário para completar cada tarefa, melhorando a precisão da previsão de tempo do projeto.
- Foco no que é importante: Ajudar a equipe a se concentrar nas tarefas mais importantes, evitando atrasos e garantindo a entrega de valor ao cliente.
Como dito anteriormente, existem dezenas de vantagens e benefícios que a realização do grooming pode trazer outros um projeto, a lista que apresentamos nesse artigo podem ou não aplicar-se a realidade de seu projeto.
Como fazer o Grooming em 6 passos
O backlog Grooming é uma atividade importante para manter o backlog organizado e eficiente. É importante envolver todas as partes interessadas para garantir que todos tenham uma compreensão clara dos requisitos e expectativas.

Ao longo do processo, é fundamental manter o backlog atualizado e ser flexível para mudanças nas estimativas e prioridades. O Grooming do backlog é um processo contínuo que ajuda a garantir que o time de desenvolvimento esteja trabalhando de forma eficiente e eficaz.
Elaboramos 6 passos simples para fazer uma sessão de Backlog Grooming da maneira correta e eficiente na priorização das atividades e organização do backlog do projeto ou produto. de seu produto ou projeto:
- Prepare-se e convide as pessoas certas
- Revise todas as tasks do backlog
- Aprofunde o entendimento das atividades
- Priorize as atividades de forma criteriosa
- Estime as atividades
- Mantenha o backlog organizado e atualizado
Abaixo detalhamos de forma clara cada um dos seis passos, facilitando o entendimento da dinâmica de funcionamento do grooming de backlog.
1º – Prepare-se para o backlog grooming
Convide toda a equipe envolvida no projeto, é muito importante a presença do dono do produto (product owner), Scrum Master, gerente de projeto, analistas de negócio e requisitos, além dos desenvolvedores.

Certifique-se de que todos os membros da equipe estejam cientes de como funciona e quais são os objetivos do backlog grooming.
2º – Revise as atividades do backlog do produto
Efetivamente, a primeira ação do grooming é revisitar todas as atividades do backlog do produto ou projeto, reforçando o entendimento sobre a necessidade e os requisitos envolvidos.
É fundamental discutir a necessidade identificada e explicar a importância do recurso durante a revisão do backlog, incluindo histórias de usuário ou requisitos. É importante avaliar se a solução proposta é viável e faz sentido para o produto ou projeto. Chico Alff; 2023
A análise de itens antigos, que já estejam há tempos no backlog deve ser tratada com certa atenção extra (a análise, não necessariamente a priorização).

Tarefas cujo o entendimento não esteja claro para toda a equipe também devem possuir prioridade durante o grooming.
3º – Aprofunde o entendimento:
Em times que trabalham com metodologias ágeis como o Scrum, Kanban ou eXtreme Programming (sim, você tem razão: XP não é metodologia de gerenciamento ágil), talvez seja necessário e oportuno fazer o refinamento do backlog ou ainda detalhar mais a fundo as histórias de usuário e demais atividades.
É necessário garantir que todo o time, sem exceção, tenha entendido completamente aquilo que deverá ser feito, porém não necessariamente como será feito. Se necessário e possível, o time pode discutir questões técnicas e de negócio durante essa etapa.

Títulos devem ser objetivos e transparecer o problema ou necessidade, já as descrições devem descrever o cenário e condições, o resultado esperado ou critérios de aceitação do requisitos/história. histórias de usuário para
4º – Priorize as atividades:
Uma vez que os itens do backlog faram revisados pelo time, é necessário realizar a priorização das atividades e histórias.

Para realizar essa priorização, devem ser utilizados critérios definidos pelo projeto ou pelo produto, alguns exemplos de critérios que podem ser utilizados são:
- Severidade e impacto: impede, compromete ou dificulta o uso do sistema.
- Tamanho e complexidade: alta, média e baixa complexidade/tamanhão.
- Gera dependências: impede o desenvolvimento ou execução de outra história.
- Possui implicação legal? uma história para adequação à uma lei tende a ser prioritária.
- Pode onerar financeiramente? a falta do recurso em questão onera ou pode onerar custos?
Através da priorização realizada utilizando os critérios pertinentes decididos para o projeto ou produto, as atividades devem ser reorganizadas no backlog, obedecendo as prioridades definidas anteriormente.
Nessa etapa é importante ainda verificar a existência de atividades não mais necessárias, regras de negócio e requisitos de sistema cancelados. Uma vez identificadas tais atividades, elas devem ser removidas do backlog.
Priorizando as atividades com com ChatGPT
Para os profissionais que têm coragem em protagonizar o pioneirismo com as ferramentas de inteligência artificial aplicadas ao mundo de gerenciamento e desenvolvimento de produtos, recomendamos o artigo “ChatGPT para Gerentes de Produto“. No item 5 demonstramos como já é possível utilizar o ChatGPT durante as estimativas e priorizações de tarefas.
5º – Estime as atividades
A estimativa no grooming é importante porque fornece a base para a planificação de projetos e ajuda a garantir que o tempo e os recursos sejam alocados de forma eficiente.
Estimar as atividades ajuda a equipe a identificar quais tarefas são viáveis e a se concentrar nas mais importantes, o que pode aumentar a velocidade e a eficiência do desenvolvimento de software.

Não seja um xiita: estimativas são estimativas, e não assertivas! Esteja ciente de que elas poderão variar, algumas vezes para baixo e tantas outras para cima.
6º – Mantenha o backlog do produto organizado
O backlog do produto é como seu quarto, você deve mantê-lo limpo, com a cama arrumada, e suas roupas dobradas. Revise regularmente o backlog para garantir que a equipe esteja trabalhando nas coisas certas e para ajustar as estimativas se necessário.

Conclusão
O mais importante de tudo é nunca esquecer que o grooming deve ser tratado como como uma atividade, ou melhor, um processo contínuo e deve ser revisado e ajustado regularmente para garantir que a equipe esteja trabalhando de forma eficiente e eficaz.
Recomendamos os seguintes artigos relacionados
Publicamos aqui no Análise de Requisitos e Negócio, Scrum e Gerenciamento de Projetos, uma série de artigos originais sobre as disciplinas da engenharia de software, etapas do desenvolvimento de software, e explicações detalhadas dos artefatos e entrada e saída de cada fase, sempre acompanhado de exemplos e modelos prontos para uso.